Facebook Pixel Fallback

Como inovar no E-commerce por meio do Marketing Digital e vencer a concorrência?

Evento promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda e pela Pós em Comunicação e Marketing Digital do UNISAGRADO discutiu a temática de forma prática e descontraída



O E-commerce refere-se à um sistema de compra e venda digital, ou seja, ocorridas em meio eletrônico – na internet - em que todo o processo se dá de forma online, desde a compra na loja virtual, as estratégias de marketing, o atendimento e o suporte oferecidos ao cliente.

Esta atividade mercantil está em constante expansão, principalmente com a inserção dos usuários em rede, que também aumenta a cada dia. Segundo dados da Pesquisa Kantar IBOPE Media (2021), “69% das pessoas que acessaram a internet (nos últimos 30 dias) por dispositivos móveis concordam com a frase: "eu não poderia viver sem acesso à internet em meu smartphone/telefone celular". Este dado representa um aumento de 220% se comparado com os dados de 10 anos atrás.

Também de acordo com a mesma pesquisa, 74% dos usuários de internet via dispositivos mobile possuem serviço de pagamento de compras diretamente pelo smartphone e 55% realizaram compras online nos últimos 3 meses. Durante a pandemia, 78% deles aumentaram ou começaram a comprar online serviços com entrega delivery e 63% a comprar alimentos com entrega delivery”.

Sendo assim, é de extrema importância que as empresas saibam posicionar suas marcas e gerenciá-las corretamente no meio digital. Além das estratégias de venda, é preciso também estabelecer uma relação de aproximação com o cliente, pois, de acordo com a pesquisa citada, “86% consideram importante que os sites que visitam inspirem confiança.”

O Branding no ambiente digital, ou seja, a gestão da marca em rede, precisa considerar quem é o seu cliente, seus desejos, e suas sensações e emoções ao decidir comprar um produto. Também deve-se levar em consideração o comportamento do consumidor em redes sociais, por exemplo, onde a marca precisa se inserir para dialogar diretamente com o seu público.

Uma forma de vencer os desafios do varejo digital e se destacar neste ambiente tão concorrido, é produzindo conteúdo que se assemelhe ao que é compartilhado pelos próprios usuários nos aplicativos. Como exemplo, pode-se citar: publicações semelhantes ou que referenciem conteúdos virais da internet, uso de hashtags, emogis, storytelling (contar uma história sem o objetivo específico de ser uma publicidade), veiculação de vídeos ao vivo, além de utilizar uma linguagem adequada para gerar engajamento e interação, fazendo com que o cliente se lembre de sua marca. Também é necessário estabelecer uma conexão entre o varejo digital e presencial, caso a empresa possua unidade física.

Evento no UNISAGRADO

No dia 26 de agosto, o UNISAGRADO promoveu o “PP OnLive 2021”, evento online que abordou os principais temas da Publicidade e do Marketing Digital da atualidade. As palestras trataram de assuntos que estão em alta como o E-commerce e a relação das marcas com o mundo digital, contando com renomados palestrantes que são destaques na publicidade e no marketing digital no Brasil. O evento é uma realização do curso de Graduação Publicidade e Propaganda e do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital, e a transmissão ocorreu pelo Microsoft Team, ao público interno.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, e professor do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti, “a realização de eventos como o PP OnLive é muito importante, pois permite trazer para o ambiente acadêmico e também para o processo de formação profissional as discussões e temas que estão no dia a dia do mercado publicitário, em especial a respeito da publicidade e do Marketing Digital com profissionais de renome nacional e internacional”.

O marketing no ambiente digital é fundamental para que as empresas e instituições possam fortalecer sua marca e criar relacionamento com seus diversos públicos, além disso, tem-se a possibilidade de estabelecer um novo canal de vendas para os produtos e serviços por meio do e-commerce.

Brumatti destaca que o evento foi um grande sucesso, contando com mais de 170 inscritos e com uma participação muito grande do público nas palestras. “O feedback dos participantes foi muito positivo, alguns indicaram que essa edição foi a melhor do PP OnLive e isso é motivo de muita alegria para todos nós”, pontua o coordenador de Publicidade e Propaganda.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12182-como-inovar-no-e-commerce-por-meio-do-market.html?p=30131
Tags: UNISAGRADO, Evento, Publicidade e Propaganda, Marketing Digital


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro