Facebook Pixel Fallback

UNISAGRADO conquista três prêmios no maior evento de comunicação da região

Estudantes e egressos concorreram com mais de 350 trabalhos de participantes de renomadas Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas da região sudeste



O UNISAGRADO, através de estudantes e egressos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, venceu na última quarta-feira (04) três premiações no Prêmio Expocom Sudeste 2021 - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação do II Encontro Inter-regiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A conquista classifica os participantes para concorrer no Intercom Nacional, maior evento brasileiro de comunicação.

O Expocom sudeste de 2021 contou com 353 trabalhos inscritos, divididos nas categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Transdisciplinar; Rádio, TV e Internet; que são subdivididas em diferentes modalidades.

Confira os premiados do UNISAGRADO:

- Categoria: Rádio, Televisão e Internet
Modalidade: RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou conjunto/série)
Egresso: Leonardo Ragazzi Colombo, formado em 2020 em Jornalismo
Trabalho: “O cenário da acessibilidade no interior paulista”

- Categoria: Produção Transdisciplinar
Modalidade: PT 06 Fotografia artística (avulso)
Estudante: Adriel Henrique Francisco, 3º ano de Publicidade e Propaganda
Trabalho: “No dia em que a terra parou”

- Categoria: Produção Transdisciplinar
Modalidade: PT 15 Aplicativos de Comunicação
Estudantes: Allan Adriano Dias Pereira, Caroline Fernanda Ciasca Teixeira, Flávia Priori Alcalde, Lorena Parreira de Souza Frederico, Mayara Cristina Passadori, Stefani Thais Pavanelli, 3º ano de Publicidade e Propaganda
Trabalho: “‘Guardiãs’ segurança e proteção na palma da mão”

Assista a Festa de premiação.

Acessibilidade

O programa laboratorial de TV “O cenário da acessibilidade no interior paulista” é fruto do trabalho de conclusão do curso do egresso Leonardo Ragazzi Colombo sob orientação da Prof.ª Ma. Larissa Fernanda Domingues Rosseto e apoio técnico do Núcleo de Produção multimídia do UNISAGRADO. O estudo tem o objetivo de demonstrar a importância e a necessidade do olhar atento para as questões de acessibilidade no interior paulista e, agora, está atingindo a divulgação almejada que a questão necessita. “Quando eu desenvolvi os objetivos do meu trabalho, gostaria que ele alcançasse a sociedade de forma a contribuir para uma compreensão da estrutura de acessibilidade às pessoas com deficiência. Ao ganhar uma premiação como o Expocom, acredito que atingi este objetivo, e espero alcançar voos maiores com esse trabalho”, ressalta Colombo. 

O interesse pelo tema veio da experiência pessoal do egresso, que nasceu com paralisia cerebral que afetou sua coordenação motora de membros inferiores, mas não o impediu de se locomover com total e plena independência. Sendo assim, ao conviver com a precariedade da acessibilidade na região, decidiu por abordar a temática em seu trabalho. “Ao longo desses anos convivendo ao lado de pessoas com deficiência física, pude notar a importância da acessibilidade para a locomoção e independência delas nos locais públicos e privados. Contudo, as estruturas de acessibilidade ainda se encontram em uma condição muito precária dentro da região a qual a pesquisa se concentra. Sendo assim, decidi fazer o uso da minha profissão para mostrar a situação da acessibilidade no interior do estado para toda a sociedade e ao poder público”, pontua o jornalista.

Isolamento

Retratar o momento pandêmico da sociedade foi a escolha do estudante Adriel Henrique Francisco em seu projeto fotográfico sob orientação da Profª. Dra. Erica Franzon. O trabalho que resultou na premiação do Expocom foi desenvolvido durante a Disciplina de Fotografia na Publicidade e tinha o objetivo de contar a história da sociedade durante a pandemia do novo coronavírus. Para o prêmio foi submetida apena uma foto que retrata a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da cidade de Agudos/SP vazia. “A intenção era transparecer os sentimentos da sociedade através das fotos e dos aspectos técnicos da fotografia, fazendo ainda analogia à música do cantor e compositor Raul Seixas, intitulada ‘O dia em que a Terra Parou’, que narra um período em que todas as pessoas do mundo não saíram de casa”, explica.

O estudante ressalta a importância do prêmio para sua vida profissional. “Pra um graduando de comunicação, a importância do prêmio é inenarrável! O peso que a premiação traz ao currículo é enorme, já que a região sudeste é a mais concorrida no Intercom e os trabalhos são de altíssimo nível”. Além disso, cita o fotografo e psicólogo Claudio Feijó, “‘A cena que diz fotografe-me, ela pulsa. [..]  Você realiza o que ela pede’. Com este trabalho tive esta certeza, as cenas pedem para ser fotografadas, são um misto do momento e de sensações que fazem com que o fotógrafo capture a cena, e é assim que nascem trabalhos como este e os de demais fotógrafos”, esclarece.

Segurança da mulher

O aplicativo “Guardiãs” foi inicialmente desenvolvido durante a disciplina de Princípios de Marketing ministrada pela Prof.ª Dra. Nirave Reigota Caram. O tema da segurança da mulher foi escolhido com base em pesquisas e notícias que mostram a realidade da violência que atinge este público, além da situação atual de descontinuidade de muitos movimentos de apoio a mulheres, que foram afetados durante a pandemia. “O trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo que atendesse às necessidades femininas quanto a segurança em lugares públicos através de alertas e, também, serve como uma plataforma de apoio a mulheres que sofrem ou já sofreram com a violência doméstica, abusos psicológicos e físicos tendo até um campo destinado a denúncias”, conta Alcalde.

Para a estudante líder Flávia Priori Alcalde, “a vitória do grupo mostra que a violência contra a mulher é uma realidade não apenas a nível local, mas também, pelo menos regional! O prêmio proporciona mais fôlego para continuar com esses tipos de projetos e sempre buscando melhorar como estudantes!”, ressalta. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12162-unisagrado-conquista-tres-premios-no-maior-e.html?p=8024
Tags: UNISAGRADO, Expocom Sudeste, Intercom, Prêmio, Estudantes, Egresso, Jornalismo, Publicidade e Propaganda


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro