Fernand Braudel, tempo, temporalidade e educação

Os participantes da VII Jornada de História puderam aprofundar seus conhecimentos e discutir sobre as temáticas através das palestras e do minicurso oferecido

Nos dias 29 e 30 de abril, o UNISAGRADO realizou através do curso de História a VII Jornada de História: Fernand Braudel e temporalidades. O evento foi transmitido através do canal do YouTube da Instituição e a participação foi gratuita e aberta ao público externo. A programação abordou as contribuições deixadas pelo historiador Fernand Braudel e discutiu como suas ideias sobre curta, média e longa duração são referências nas mais diversas pesquisas do campo historiográfico.

Pertencente da 2ª geração da Escola dos Annales, Fernand Braudel foi um dos historiadores fundamentais do século XX para o campo da História. Para o coordenador do curso de História, Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, o evento deu início em um aprendizado através das palestras e do minicurso e será aprofundado em sala de aula. "O evento deu a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre temporalidades e tempo na perspectiva de Braudel, principalmente a discussão sobre longa duração e estruturas. Além de entender a aplicação dos conceitos de Braudel em uma pesquisa, os alunos tiveram contato com temas de uma historiografia atual", ressalta.

Os principais tópicos que o evento discutiu foi tempo, temporalidade e educação, sendo que o último assunto foi contemplado também através do minicurso "Para além dos muros da escola: o ensino de História em ambientes não-formais de educação", o qual abordou a atuação do historiador fora do ambiente escolar, considerando que a demanda por profissionais da História em ambientes não-formais de educação como, museus e pinacotecas têm uma grande demanda. "O minicurso possibilita ao aluno refletir sobre como poderá atuar para além do espaço escolar", destaca o coordenador do curso.

O evento oportunizou o entendimento das propostas de Fernand Braudel como um legado historiográfico para uma análise sistêmica, assim como, a avaliação da roupa e a moda na longa duração e, a partir de, cronônimos e da variação de escalas, identificar as experiências humanas no tempo.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11388-fernand-braudel-tempo-temporalidade-e-educac.html?p=8024
Tags: UNISAGRADO, Jornada, História