Facebook Pixel Fallback

Diálogos e desafios sobre Currículo e Educação Básica

A II Jornada de Matemática e I Encontro sobre Currículo discutiram, de forma crítica, teorias curriculares, seleções de conteúdos, ações e experiências regionais



Nos dias 03, 04 e 05 de maio, os cursos de Pedagogia e Matemática do UNISAGRADO promoveram a II Jornada de Matemática e I Encontro sobre Currículo na Educação Básica: diálogos e desafios, com o objetivo de discutir criticamente as teorias curriculares, as ações e experiências municipais acerca da implantação de currículos oficiais e as seleções de conteúdos específicos de matemática, uma vez que, trazer ao debate tais questões requer um olhar crítico sobre os impactos de diferentes teorias pedagógicas no dia a dia das escolas. O evento foi realizado de forma remota através do YouTube, as inscrições foram gratuitas e abertas ao público em geral. 

O evento ocorreu na semana de comemoração do Dia Nacional da Matemática, que foi em 06 de maio. Na primeira noite da Jornada foi promovida a palestra "Teorias Curriculares: das Teorias Tradicionais às Pedagogias Culturais", ministrada pela M.ª Juliana Cristina Bomfim. Os estudantes de licenciatura e demais participantes tiveram a oportunidade de analisar e debater criticamente os impactos de diferentes teorias pedagógicas no dia a dia das escolas. "Tivemos uma grande adesão dos alunos dos cursos de Matemática e Pedagogia, além de acolher estudantes dos cursos de História, Letras e Artes, entre outros. Todos muito participativos, com boas participações e indagações aos palestrantes e que contribuíram também dividindo suas experiências dentro das temáticas da jornada", aponta M.ª Patrícia Fasseira Andrade, coordenadora do curso de Matemática. 

No dia 04 foi ministrada pela Dra. Andréia Melanda Chirinéia e pelo M.e Marcelo Campos Pereira a mesa-redonda "O currículo municipal em questão: as experiências de Bauru e de Marília". "A professora Andréia e o professor Marcelo compartilharam a construção do currículo nos municípios pautados na legislação e as mudanças que aconteceram nos últimos anos. Também foi apresentado o currículo em ação, como colocar em prática o currículo construído. Vale ressaltar que ambos os currículos se pautam na vertente da pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico cultural", destaca Andrade.  

Para concluir a jornada, o M.e Eliel Constantino da Silva e a Dra. Eliane Maria Vani Ortega conduziram a palestra "Currículo de Matemática: Reflexões sobre a sua implementação na Educação Básica e a elaboração de materiais didáticos". Andrade conta que "a professora Eliane discutiu como a BNCC chegou às escolas, aos professores e elaboradores de material didático, apresentou sua estrutura e proposta tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental, com suas unidades temáticas e muitas habilidades para a prática em sala de aula". 

Os temas e conteúdos escolhidos para a II Jornada de Matemática e I Encontro sobre Currículo na Educação Básica: diálogos e desafios são pensados a partir das tendências do mercado regional da atuação como Professor de Matemática e Pedagogo e, também, na satisfação das necessidades identificadas pelos docentes. "As temáticas abordadas no evento são cruciais para articular a teoria e a prática e assim contribuir para a formação do profissional dos cursos de licenciatura do UNISAGRADO. Nós professores dos cursos de licenciatura sempre sentimos a necessidade de discutir as teorias e aplicação do currículo com os estudantes, já que será uma realidade do professor na escola. Dessa forma, procuramos mobilizá-los para um olhar crítico na construção e aplicação do currículo, sempre pensando na realidade dos alunos", destaca Andrade.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11387-dialogos-e-desafios-sobre-curriculo-e-educac.html?p=28726
Tags: UNISAGRADO, Matemática, Jornada, Pedagogia


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro