Facebook Pixel Fallback

Docente dos cursos de Artes e Teatro apresenta pesquisa em Simpósio Internacional

Através da comunicação oral intitulada o "Atuar-se: explorando as memórias de ficção" o Ronaldo Záphas apresentou os resultados parciais da sua pesquisa de doutorado.



Foto: Livia Hay

No mês de fevereiro, o professor dos cursos de Licenciatura em Artes e Bacharelado em Teatro do UNISAGRADO e Ator-pesquisador Me. Ronaldo Francisco dos Santos ou Ronaldo Záphas (nome artístico), participou do X Simpósio Internacional de Reflexões Cênicas Contemporâneas, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. No evento, o docente apresentou o trabalho "Atuar-se: explorando as memórias de ficção" que engloba os resultados parciais das pesquisas do Doutorado em Artes da Cena da UNICAMP. 

A pesquisa apresentada tem o objetivo de explorar o material pessoal como criador de exercícios de atuação para atores e atrizes na arte-performance e no teatro. Para isso, observará o processo criativo de duas atrizes latino-americanas que usam material pessoal: a peruana Ana Correa e a argentina Vivi Tellas. "No embate entre realidade e ficção presente no teatro contemporâneo, reflexo da produção de novos modos de fazer teatral, o autoficcional se apresenta como uma possibilidade de criação cênica, objeto do meu estudo", esclarece o ator-pesquisador.

Para o docente, a participação em eventos científicos é essencial para o pesquisador, uma vez que, expande o conhecimento através das discussões e da disseminação da pesquisa. "É extremamente importante que pesquisadoras e pesquisadores participem desses eventos, isso possibilita o reconhecimento científico da importância das artes da cena no universo acadêmico, proporciona a troca entre pares e a divulgação das investigações em âmbito acadêmico. Por fim, promove a formulação e criação de novas tecnologias de educação cênica, ampliando este campo do saber", ressalta. 


A pesquisa na Arte e no Teatro

Durante a graduação os estudantes são incentivados continuamente para a realização de pesquisas em diversas áreas, uma vez que, através dela é possível ampliar a visão de mundo do(a) estudante, bem como, seu repertório intelectual, social e afetivo. No UNISAGRADO, na Licenciatura em Artes e no Bacharelado em Teatro, nota-se o crescimento exponencialmente do número de estudantes que iniciam sua jornada na pesquisa acadêmica realizando Iniciações Científicas, participando de eventos acadêmicos e publicando em periódicos. 

De acordo com o Ator-pesquisador, esse aumento do interesse e da participação na pesquisa por parte da comunidade estudantil, é muito positivo para os cursos e para as áreas de Artes e Teatro. "A pesquisa é o que move à invenção de modos de fazer teatral, que possibilita inovação e propagação da arte em todos os setores da sociedade. A arte, em especial o teatro e a performance, tem papel fundante na construção de uma sociedade mais igualitária, ética e humanizada. Desta forma, é indispensável que profissionais de teatro, na sua trajetória acadêmica, desfrutem das vivências e conhecimentos possibilitados pela pesquisa", pontua. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/11288-docente-dos-cursos-de-artes-e-teatro-apresen.html?p=4909
Tags: UNISAGRADO, Artes, Pesquisa, Simpósio, Internacional


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro