Fábio Andrade cursará a Pós-Graduação em Relações Internacionais na linha de pesquisa "Inteligência, Estratégia e Contraterrorismo"
O egresso do curso de Relações Internacionais (RI) Fábio Ferreira Andrade foi aprovado no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) na linha de pesquisa "Inteligência, Estratégia e Contraterrorismo". Formado em 2019, Andrade desejou prosseguir com os estudos em RI e o Mestrado surgiu como uma ótima oportunidade.
Durante a graduação, Andrade foi se interessando pela carreira acadêmica a partir de conversas com os professores e palestrantes, participação em eventos e, principalmente, durante a preparação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Todos os professores tiveram um impacto muito positivo em minhas dúvidas e questionamentos, especialmente quando o TCC e o final do curso se aproximavam. Além disso, eles contribuíram para que eu pudesse entender sobre o mundo acadêmico. Destaco, também, que a biblioteca do UNISAGRADO ajudou muito em meus estudos e pesquisas", ressalta.
A escolha pelo Mestrado da PUC Minas se deu pela linha de pesquisa oferecida que se aproximava de seus estudos realizados desde a graduação, bem como, do corpo docente que chamou a atenção do egresso. "Meu trabalho começa com estudos de securitização ou securitários (Escola de Copenhague das R.I). Em adição a este estudo, eu apliquei uma análise do discurso securitário durante os dois períodos da presidência de George W. Bush e seus sistemas de inteligência, segurança e contraterrorismo, tal como: Federal Bureau of Investigation (FBI). Ademais, o meu estudo pretende por meio de livros e documentos analisar e verificar se realmente houve a securitização dessa realidade, assim como, estruturar as atribuições e envolvimentos do FBI com a política de guerra ao terror dos EUA, seus impactos dentro e fora do país.", explica.
Andrade almeja para o futuro aprofundar sua pesquisa atual por meio de estudos de departamentos e agências de inteligência e contraterrorismo e, também, conectá-la às realidades no Brasil ou de outro país, assim como, ministrar aulas sobre o tema e explorar o assunto em conjunto com professores/estudantes e Instituições de Ensino Superior.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.