Egressos e estudante dos cursos de Letras trilham trajetórias acadêmicas

Emanoel, Nathália e Matheus conquistam a defesa do Mestrado, aprovação em Mestrado e aprovação em Doutorado respectivamente

Da esquerda para direita, Emanoel Henrique Alves, Matheus Seiji Bazaglia Kuroda e Nathália Larissa Lopes

O egresso do curso de Letras – Português e Inglês do UNISAGRADO, Matheus Seiji Bazaglia Kuroda e a estudante do mesmo curso Nathália Larissa Lopes conquistaram, respectivamente a aprovação no Doutorado e Mestrado em Letras na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Já Emanoel Henrique Alves, egresso do curso de Letras – Tradutor do UNISAGRADO defendeu sua tese de Mestrado em Estudos Linguísticos também na UNESP.

Formado em 2013 e Pós-Graduado em Língua Portuguesa e Literatura em 2014, Kuroda optou pelo Programa escolhido devido ao rigor científico e pela qualidade das pesquisas desenvolvidas, que investiga a literatura em várias abordagens teóricas. "Mais focado ao ensino de literatura, o meu interesse de pesquisa surgiu para atender a demanda dos Objetivos Sustentáveis da ONU (ODS), no quesito 'Educação de Qualidade', buscando um melhor entendimento a respeito do real papel que o ensino da literatura vem ocupando na Educação Básica, esclarecendo as concepções e abordagens que sustentam essa atividade na prática docente dentro do contexto a ser analisado". Além disso, Kuroda ressalta o quanto o UNISAGRADO foi fundamental para sua carreira acadêmica. "Desde muito cedo, por intermédio dos professores, fui desenvolvendo um olhar investigativo e científico, participando de atividades de Iniciação Científica, sendo monitor de várias disciplinas e participando do PIBID. Além disso, a Biblioteca é um diferencial, tornando acessível a leitura de muitas obras (literárias e acadêmicas) importantes", destaca.

Já Lopes, formanda de 2020 irá desenvolver durante o Programa uma pesquisa que terá como objetivo investigar a formação de leitores, sob o viés da Estética da Recepção, aplicando o Método Recepcional a alunos do Ensino Médio. Além disso, a egressa conta que se interessou pelo Mestrado porque quer dar legitimidade ao ensino de literatura e da leitura literária, por meio de práticas embasadas teoricamente e agradece ao UNISAGRADO pela contribuição ao longo do processo. "A Instituição contribuiu de diversas maneiras para que eu entrasse no Mestrado, foi lá que pude ter o primeiro contato com a pesquisa, a Iniciação Científica. Começar foi fundamental para que eu pudesse me aprimorar", pontua.

Para Alves, formado em 2015, a opção pelo programa se deu devido ao interesse em investir no conhecimento na área de Tradução. "Durante o curso de Letras- Tradutor no UNISAGRADO participei de um congresso nacional e internacional da área que foi realizado na UNESP/Ibilce em 2014. A partir disso, comecei a observar linhas de pesquisa da UNESP de forma que pudesse aprimorar minhas habilidades e competências tradutórias por meio da pesquisa acadêmica.". Com a tese de Mestrado defendida, o egresso deixa um recado para aqueles que pretendem ingressar em um Programa de Pós-Graduação. "Primeiramente, acredite-se! Em seguida, observe as linhas de pesquisa de acordo com seu propósito. Leia o currículo Lattes dos professores da universidade em que deseja se aplicar, observe os projetos e analise como ocorre o processo seletivo e as provas de anos anteriores.", conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10952-egressos-e-estudante-dos-cursos-de-letras-tr.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Letras, Português e Inglês, Tradutor, Mestrado, Doutorado, Unesp