Egressa de Pós-Graduação promove projeto cultural "Ciclo de conversas"

Giovanna de Souza em parceria com a Companhia Segundo Piso realiza ação resultante do seu Trabalho de Conclusão de Curso

A egressa do curso de Pós-Graduação "Produção Cultural em Artes Cênicas: Performance, Teatro, Dança e Circo" do UNISAGRADO, Giovanna Pereira de Souza, transformou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Projeto Cultural. O "Ciclo de Conversas" é uma realização da egressa e da Companhia Segundo Piso, viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Botucatu e direcionado aos artistas, estudantes de Artes ou Teatro e toda a população interessada.

Através de lives, o projeto "Ciclo de conversas: Teatro de grupo no interior de SP, resiliência e sustentabilidade – Pré e em tempos de pandemia" tem o objetivo de compartilhar com o público, temas que fazem parte do cotidiano de quem busca recursos financeiros e políticas que viabilizem e incentivem as construções artísticas, além de elencar os problemas e os enfrentamentos que os atores, diretores, trabalhadores do setor cultural –principalmente autônomos – e artistas independentes estão sofrendo neste momento de pandemia.

Souza destaca que a ideia do projeto iniciou durante a Pós-Graduação com a realização do TCC intitulado "Resiliência e Sustentabilidade: Desafios do Fazer Teatral de Grupos de Teatro do Interior de São Paulo" no qual buscou abordar um tema que pudesse ser contemplado além do ambiente acadêmico. "Percebi que uma das grandes carências no setor teatral era o número pequeno de pessoas que entendiam sobre produção cultural, além da escassez de pesquisas que trazem dados estatísticos e executam uma discussão sobre os fatores que mantém grupos de teatro ativos em cidades do interior de São Paulo mesmo sem incentivos de políticas públicas e da iniciativa privada.", ressalta.

Para a egressa, levar o teatro e as discussões acerca dele para a sociedade é extremamente positivo uma vez que a expressão cultural tem grande importância na construção da identidade das comunidades. "O tema abordado e o projeto buscam incentivar não apenas que artistas e produtores culturais tenham acesso a discussão, mas também levar à população, estudantes de curso técnico e de graduação em artes cênicas o entendimento que o teatro e sua manifestação em forma dos grupos é uma expressão cultural que mantém vivas as tradições, ao mesmo tempo que as debatem de acordo com as mudanças das relações humanas.", destaca.

Como participar?

Os interessados devem seguir a página do Facebook da Companhia Segundo Piso e acessar as transmissões ao vivo conforme programação abaixo. Os participantes terão a possibilidade de receber gratuitamente um certificado de participação mediante preenchimento de lista de presença que será disponibilizada no momento da ação.

Confira a programação completa:

13/11 às 17h – Fernando Vasques e Mimi Tortorella (Cia Beira Serra de Circo e Teatro – Botucatu/SP)

14/11 às 17h – Alice Possani (Grupo Matula Teatro – Campinas/SP)

15/11 às 14h – André Ravasco (Cia do Trailler – Teatro em movimento – São José dos Campos/SP)

Para mais informações, acesse a página da Companhia Segundo Piso no Facebook clicando aqui! Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail desouza.giovannapereira@gmail.com

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10906-egressa-de-pos-graduacao-promove-projeto-cul.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Egressa, Pós-Graduação, Artes, Teatro, Projeto Cultural