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UNISAGRADO desafia seus estudantes a solucionar, localmente, problemas globais

Em evento no formato hackathon, as equipes desenvolveram recursos digitais capazes de melhorar a vida das pessoas que enfrentam as atuais mudanças mundiais



28 horas de conhecimento, desenvolvimento de habilidades, troca de informação, interdisciplinaridade e muito desafio. A segunda edição do Hack@Day realizado pelo UNISAGRADO em 17 e 18 de setembro foi um sucesso e contou com a participação de estudantes dos cursos de Graduação, formando 10 equipes em busca de um objetivo: criar soluções locais para problemas globais. 

O Hack@Day é um evento totalmente dinâmico e planejado para fomentar a inovação, o trabalho em equipe multidisciplinar e a busca de soluções reais, e isto se deu através de uma programação que envolveu a exposição e abertura do desafio, 24 horas de desenvolvimento da solução na prática, apresentação para a banca e julgamento, e tudo isso realizado inteiramente de modo remoto e conectado através da plataforma Microsoft TEAMS. 

A organização do evento ficou por conta dos docentes Dra. Andrea Mendes Figueiredo, Ma. Karina Stange Calandrin, Me. Renan Caldeira Menechelli e Dr. Vitor Pachioni Brumatti, que com suas distintas áreas de formação, puderam nortear os trabalhos das equipes.

Menechelli destaca a importância da interdisciplinaridade na resolução dos desafios propostos no evento, já que no mercado de trabalho, os profissionais estão em contato com problemáticas que envolvem diferentes áreas, e o evento girou em torno disso: propor situações que não dependem de um único campo de atuação. Também, o coordenador ressalta que as expectativas para o evento foram superadas: "O mais legal de tudo é ver os estudantes abraçando a ideia, a causa. Se esforçando, se dedicando, aplicando e compartilhando todo o seu conhecimento (que extrapola uma grade curricular) em prol da solução e da defesa dos seus ideais - pessoais e profissionais. Comprovar isso? Fácil: os participantes decidiram permanecer acordados para a live às 3h30 da manhã para receberem mais um desafio, mais uma tarefa. Quer mais dedicação e comprometimento que esse?", pontua.

SOLUÇÕES APRESENTADAS

Movidas pelo desafio, as equipes se destacaram e apresentaram soluções digitais capazes de melhorar localmente a vida das pessoas que enfrentam as atuais mudanças globais. Os temas foram variados como: 

aplicativo de divulgação de trabalho informal intitulado "Classificados Mil";
aplicativo gamificado de controle de consumo de água, produção e descarte de lixo "SER do bem"
aplicativo de denúncia e apoio psicológico às pessoas vítimas de violência doméstica "Escape"
aplicativo do vendedor informal para a quarentena "Habacate"
aplicativo de inclusão da terceira idade nos meios digitais "Hope"
site e aplicativo de auxílio nos estudos com conteúdo de ensino fundamental e médio "OINC!"
site de conscientização e denúncia para as queimadas no interior de São Paulo "Central de Queimadas";
site e redes sociais de apoio psicológico para docentes "Sala"
aplicativo de promoção de troca de serviços entre profissionais "+Jobs";
plataforma digital e aplicativo de trabalhos voluntários onlines "Workary".

As experiências dos estudantes foram avaliadas como positivas. Ana Laura Pereira Mariano, aluna do 3º ano do curso de Ciência da Computação acredita que fazer parte de uma Instituição de Ensino Superior é estar em constante compartilhamento de conhecimento.  "No Hack@Day tive a experiência de compartilhar conhecimento com outros estudantes e essa troca é sempre muito incrível porque agrega bastante! Eu acho que a graduação é muito disso, ter interdisciplinaridade, ter contato com os outros cursos e agregar com eles, formando uma comunidade", comenta. Ela também relembra as diferenças entre as edições. "A primeira foi mais cara a cara, passando mais nervoso, estávamos mais próximos. Mas neste ano, mesmo com a distância nós conseguimos contribuir um com o outro, ficamos mais unidos com as outras equipes, pois por ser online, foi possível que a gente falasse com todo mundo ao mesmo tempo, então acho que foi mais colaborativo!", destaca. 

Já o estudante do 1º ano de Publicidade e Propaganda Matheus Colonhezi Feres, participante pela primeira vez do evento, classifica a experiência como sensacional! "Compartilhar conhecimento com pessoas de outras áreas foi fora do normal, muito bacana! Ter contato com pessoas que têm diferentes ideias e veem os problemas de diferentes ângulos, de modos distintos… é incrível e espero poder participar do próximo ano!", ressalta. 

OS VENCEDORES

A banca julgadora foi composta por representantes dos parceiros e apoiadores do evento: FCJ Bauru, Finch soluções, Paschoalotto, UNIC Rio, Mstech, Sandwich Valley, TV Tem e Konrad Adenauer Stiftung. Juntos eles avaliaram as dez equipes e chegaram a classificação das três melhores, sendo a vencedora a equipe PonT (com o app Sala), 2ª colocação equipe ComVerde (app SER do bem) e 3ª equipe Habacate (app de mesmo nome). O projeto classificado com a maior pontuação, conquistou os jurados por ser uma ideia criativa, inovadora e que tem a finalidade de apoiar psicologicamente os professores, uma classe impactada principalmente no momento atual, com a crise da pandemia. O projeto "Sala" além de proporcionar o amparo aos docentes, possibilita a parceria entre Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de graduação em Psicologia, uma vez que, os estudantes podem estagiar com a supervisão de seus professores nas práticas Psicológicas com os docentes atendidos.

Uma das integrantes da equipe vencedora, Gabriela Frederice, cursa o 4º ano de Publicidade e Propaganda e está acompanhando de perto a atuação dos professores frente a Pandemia, visto que, sua mãe é professora. Entretanto, a definição do tema foi concretizada pelo sentimento de empatia do grupo. "Nos últimos dias, todos estavam vendo nas redes sociais vídeos em que alunos ligaram as câmeras durante as aulas e os professores se emocionaram, notícias falando sobre a pressão psicológica que eles vem sofrendo e como a carga horária aumentou neste período, então eu dei a ideia para o meu grupo e começamos a conversar sobre esse tema. No entanto, o estopim foi o incômodo de ver o outro lado da moeda, os estudantes reclamam do ensino remoto, mas será que é difícil só pra gente? Os professores também estão sofrendo e se adaptando!". A graduanda destaca ainda, que a equipe em união, cada um com suas habilidades, pôde construir e consolidar o Projeto Sala como o vencedor.

COMO O UNISAGRADO ENSINA

Atividades e eventos como Hack@Day são uma realidade no UNISAGRADO que busca promover metodologias de ensino ativas nas disciplinas e a cada aula, utilizando experiências reais ou simuladas, visando resolver os desafios da prática social ou profissional em diferentes contextos. Nesse modelo o estudante torna-se protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento. "O UNISAGRADO capacita os docentes para a prática das metodologias ativas para possibilitar uma práxis pedagógica capaz de alcançar a formação do sujeito crítico, reflexivo, colaborativo, apto para trabalhar em equipe e resolver problemas reais. Essas habilidades são extremamente necessárias na sociedade atual, em que o mercado de trabalho apresenta-se muito competitivo e exige um novo perfil do graduado.", explica a Coordenadora Pedagógica Prof.ª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini. 

O mercado de trabalho busca cada vez mais por profissionais que sejam pró ativos e tenham experiência. É necessário, também, saber trabalhar em equipe e se comunicar bem, ter capacidade de aliar lógica e criatividade, aptidão para tecnologia, compreensão da importância da sustentabilidade, inovação e coragem para assumir riscos.  Estas características são afirmadas pela Diretora da área de Exatas e Aplicadas, Dra. Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi, que acredita que com a participação em eventos como o Hack@Day ainda no período de graduação, o estudante pode aprimorar essas competências. "É um diferencial no currículo do estudante, que ao participar deste evento, tem a oportunidade de trabalhar em equipe, de mostrar uma potencial liderança, ou seja, assumir riscos e demonstrar sua aptidão para a tecnologia desenvolvendo projetos relacionados a sustentabilidade e inovação.", pontua. 

Todavia, tais características e habilidades devem estar presentes também em profissionais das áreas da Saúde, Humanas e Sociais Aplicadas. "Competências e habilidades de relações interpessoais, planejamento, organização, criatividade, dedicação e interprofissionalidade são imprescindíveis para a inserção e permanência no competitivo mercado de trabalho da Saúde", esclarece o Diretor da Área da Saúde, Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca.  Atualmente é fundamental que o jovem tenha competências e habilidades para desenvolver projetos interdisciplinares. A diretora da área de Humanas e Sociais Aplicadas acredita que  trabalhar com pessoas de áreas e interesses diferentes fomenta a criatividade e estimula a empatia. "Os estudantes são forçados a saírem da sua zona de conforto e buscarem novos saberes para solucionar problemas comuns. A sociedade atual e o mercado de trabalho exigem cada vez mais que os profissionais tenham empatia, criatividade e que saibam trabalhar de modo cooperativo", conclui. 

O QUE PENSA A DIREÇÃO

No UNISAGRADO o estudante constrói seu currículo acadêmico com conteúdos específicos e essenciais para a sua formação, mas também com atividades que possibilitam diferentes formas de aprendizagem e desenvolvem outras competências necessárias para a atuação no mercado de trabalho de forma eficaz, ética e cidadã. "A flexibilidade curricular é uma das orientações dos Projetos Pedagógicos dos nossos cursos de graduação e tem como objetivo proporcionar aos estudantes a possibilidade de uma integralização curricular personalizada, considerando a diversidade dos estudantes quanto a formação prévia e aos interesses futuros.", explica a Pró Reitora de Graduação, Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes. A Pró Reitora pontua ainda, que a busca de soluções para problemas faz parte dos desafios diários dos profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho, assim as experiências vivenciadas no evento aproximam e preparam os estudantes para a realidade que encontrarão na vida profissional.

A Reitora do UNISAGRADO, Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, complementa esta ideia destacando que o processo de aprendizagem envolve a construção de significados. "O UNISAGRADO se abre cada vez mais para dialogar com a sociedade, onde conhecimento, formação profissional e respostas aos problemas comunitários se integram em nossa missão universitária. Isto é de fato formação humana integral que faz com que nossos estudantes se desenvolvam no plano social, na interação real com os outros. Irmã Vânia ainda parabeniza todos os envolvidos com o Hack@Day. "Parabenizo os estudantes e professores que com coragem se tornam capazes de enfrentar os novos desafios de aprendizagem no século 21!".

MAIS SOBRE O HACK DAY

Conhecido também como Hackathon, Hack Day, Fedex Day ou Science Hack Day, é um evento que dura de 24 a 48 horas ininterruptas reunindo profissionais de diversas áreas com o objetivo de uma imersão para desenvolvimento de um produto ou serviço inovador.

Criado em 2005 pelo Yahoo!, este tipo de evento se popularizou entre grandes empresas, principalmente em do ramo da tecnologia como Google e Facebook. No UNISAGRADO a primeira edição do Hack@Day foi realizada em 2019 e envolveu os estudantes dos cursos de Graduação das áreas de Exatas e Sociais Aplicadas, já a segunda edição contou com a participação de todas as áreas do conhecimento possibilitando maior interdisciplinaridade.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10823-unisagrado-desafia-seus-estudantes-a-solucio.html?p=18037
Tags: UNISAGRADO, Hacka Day, Interdisciplinar, Evento


Madre Clélia
Cebas

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