Facebook Pixel Fallback

Simpósio Internacional na USC refletiu o papel teórico e prático do professor e o trabalho com as tecnologias e a inovação

A 5ª edição do Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) recebeu aproximadamente mil participantes em três dias de evento, que contou com duas conferências internacionais, nove palestras nacionais, 15 oficinas, além de discussões pertinentes em sete eixos temáticos com apresentações de trabalhos



A Universidade Sagrado Coração (USC) e a Sagrado – Rede de Educação realizaram, entre os dias 14 e 16 de maio, a 5ª edição do Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE).  O evento, que proporcionou debates acerca do tema: “Linguagens Educativas”, por meio de suas “práticas, tecnologia e inovação”, contou com duas conferências internacionais, nove palestras nacionais, 15 oficinas, além de discussões pertinentes em sete eixos temáticos com apresentações de trabalhos. O SILE recebeu mil participantes dos Estados de São Paulo, Acre, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, abrangendo 82 municípios.

Na quinta-feira (14), o evento teve início com solenidade que contou com a presença da Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora da USC e presidente de honra do evento; Prof.ª Dra. Irmã Adelir Weber, Gestora Institucional da Sagrado - Rede de Educação, Ecônoma da Província de São Paulo do IASCJ e também presidente de honra do SILE; Padre Roberto Duarte Rosalino, Presidente da Câmara de Mantenedoras das Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); Irmã Maria Vilma Ravazzoli, Vice-Superiora da Província do Paraná do IASCJ, representando a Irmã Carmem Lourdes Cestonaro, Superiora Provincial; Irmã Isabel Auxiliadora Trindade, Ecônoma da Vice-Província Centro Norte do Brasil, representando a Irmã Terezinha Teixeira da Silva, Superiora Provincial; Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, Vice-Reitora e Pró-Reitora Acadêmica da USC; Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Périco, Pró-Reitora Administrativa da USC; Prof.ª Esp. Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária da USC; Prof.ª M.ª Eveline Ignácio da Silva Marques, Diretora do Centro de Ciências Humanas da USC; Prof.ª Esp. Irmã Fabiana Bergamin, Gestora Executiva da Sagrado - Rede de Educação e Gustavo Alves da Silva, gerente de Marketing da Abril Educação, representando Mário Ghio, CEO.

Em suas palavras, Irmã Susana desejou que os participantes pudessem viver momentos de “paideia” durante o evento. “Estamos construindo, juntos, reflexões de um processo educativo que se prolonga por toda a vida, como o estado de um espírito plenamente desenvolvido - como diriam os gregos (referindo-se à palavra “paideia”)”, refletiu.

Já Irmã Adelir pontuou renovação, motivação e inspiração como as palavras de ordem para os simposiastas nos três dias de evento. “Desejo a todos os participantes interligados nesses três dias que sintam-se renovados, motivados e inspirados, porque tenho a certeza de que todos buscam uma transformação, a cada dia, para acompanhar o dinamismo do mundo atual e trabalhar com o ideal de uma educação de excelência, forte nos resultados e competente na formação”, disse.

Para a Prof.ª Esp. Irmã Fabiana Bergamin, Gestora Executiva da Sagrado – Rede de Educação e membro da comissão organizadora, o SILE é um incentivo para que os professores possam melhorar cada vez mais o ensino em sala de aula. “Nós estamos numa época em que o Brasil discute muito sobre os índices da educação, por isso a USC junto com a Sagrado – Rede de Educação, preocupadas com o resultado destas pesquisas procuraram mobilizar os professores para que tenham esse espaço para refletir e melhorar a sua prática em sala de aula, contribuindo para que a educação no Brasil seja cada vez melhor e que caminhemos sempre rumo à excelência educacional”, pontuou.

A noite da quinta-feira encerrou-se com a conferência “Novos Cenários para as Práticas Educativas: Tecnologia e Inovação”, ministrada pela Prof.ª Dra. Daniela Melaré Viera Barros, da Universidade Aberta em Portugal. Daniela refletiu sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, trabalhando-a como um conceito e, não somente, como uma ferramenta. “Utilizar a tecnologia em sala de aula é utilizar o conceito e o serviço que ela proporciona. Neste sentido é preciso deixar de entendê-la como uma ferramenta, pois o professor é o único que poderá transformar, com criatividade, esta realidade. Este professor precisa pensar em redes que estarão conectadas pela partilha e inovação”, pontuou.

O 5º SILE continuou na sexta-feira (15) com palestras e oficinas que foram realizadas durante os três períodos, recebendo sumidades na área da educação, como Daniel Igarashi da Cruz, Diretor da MStech; Prof. Esp. Carlos Piatto, Diretor dos Sistemas de ensino SER e MaXI; Mário Ghio Junio, CEO da Abril Educação; Prof. M.e  Celso Antunes, educador e escritor ; Tonia Casarin, Diretora do projeto “O Líder em mim”; Marcos Meier, mestre em educação, escritor e um dos maiores especialistas brasileiros na teoria da mediação da aprendizagem de Feuerstein, educador israelense, dentre outros.

No sábado (16), o evento encerrou-se com solenidade que contou com homenagem e entrega do título de Professora Emérita à Dra. Marilene Cabello di Flora, que dedicou 49 anos de sua vida à educação na USC. O título foi em reconhecimento dos serviços prestados e no desenvolvimento da educação. “Eu fico muito feliz e agradeço a todas as pessoas e quero dizer que eu compartilhei com a USC os melhores momentos da minha vida. Realmente a Universidade faz parte da minha vida e está no meu coração", disse a professora decana durante seu discurso de agradecimento.

Após a homenagem, deu-se início a conferência de encerramento do SILE com o Prof. Dr. Alexandre Ventura, do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal. Ventura ministrou a conferência “Nada substitui um bom professor”. Durante suas palavras, o professor e pesquisador pontuou características essenciais, inerentes à profissão professor. “Um bom professor é aquele que planeja/prepara, que cria um ambiente adequado de sala de aula, comunica o ensino de forma clara e cumpre suas responsabilidades profissionais”, disse. Ventura ainda afirmou que o professor é um fator de diferenciação na vida das pessoas, pois propicia a aprendizagem aos alunos. “O professor faz a diferença”, comentou.

Dia 14/05/2015:

Apresentação  oral de trabalhos:

 

 

Apresentação de trabalhos em forma de pôster:

Credenciamento e patrocinadores:

Fotos sociais:

Solenidade de abertura e conferência com a Prof.ª Dra. Daniela Melaré Vieira Barros:

Dia 15/05/2015

Palestras:

Oficinas:

16/05/2015:

Sociais

Conferência de encerramento com o Prof. Dr. Alexandre Ventura:

 Fotos: DICOM/USC e Alpha Digital


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/simposio-internacional-na-usc-refletiu-o-papel-teorico-e-pratico-professor-e-o-trabalho-com-tecnologias-e-inovacao/?p=8024



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro