Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica

O evento

As Coordenações Institucionais do PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA do UNISAGRADO convidam os Bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica a participarem do III Seminário Institucional do PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNISAGRADO, a ser realizado no período de 13 e 14 de dezembro de 2021, de forma virtual por meio de plataforma institucional do UNISAGRADO. O evento tem por objetivo: Refletir sobre a formação e a prática pedagógica dos cursos de licenciatura envolvidos nos programas; Proporcionar divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vinculadas ao Pibid; Proporcionar divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelos Bolsistas do Programa Residência Pedagógica;  Possibilitar o exercício de experiências didáticas e aperfeiçoar a habilitação de docentes para a Educação Básica; Socializar as experiências vivenciadas nos programas institucionais.

Período

13 e 14 / Dezembro / 2021

* Data limite para inscrições: 09/12/2021

Apresentações Orais
Horário: Das 14h às 17h
Local: Plataforma TEAMS - Exclusivo Público UNISAGRADO

Palestra: "Formação de professores e a prática docente no contexto atual”
Palestrantes:
Sonia Maria Coelho - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília (1971), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É aposentada como professora doutora assistente efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização na perspectiva histórico-cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, psicologia histórico-cultural, leitura e literatura infantil, educação de jovens e adultos, formação de professores, prática pedagógica. Atuou como professora Orientadora de Turma do Polo de Bauru de março de 2010 a dezembro de 2013, no curso de Pedagogia Semi Presencial do Convênio Unesp/Univesp, membro do Conselho de Curso. Atuou como Coordenadora Adjunta do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação, pela Universidade Estadual Paulista de março 2013 a janeiro de 2015. Foi Orientadora de Turma no curso de Pedagogia semipresencial da UNESP em convênio com Universidade Aberta do Brasil e Prefeitura Municipal de São Paulo e membro do Conselho de curso.

Horário: 19h30 às 22h15
Local: Plataforma TEAMS - Exclusivo Público UNISAGRADO

Palestra: "TPACK - Conceitos, diferenças, significados e desdobramentos pedagógicos"
Palestrantes:
Thais Cristina Rodrigues Tezani - Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2000 e 2002). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004 e 2008). Possui MBA em Inovação e Gestão em EaD, pela Universidade de São Paulo (2015). Atuou nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Bauru SP, como docente e coordenadora pedagógica. Atua como Professora Assistente Doutora no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica (Mestrado Profissional) da Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Bauru/SP, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, na área de Educação, Currículo e Tecnologias. Coordena do Laboratório de Desenvolvimento, Pesquisas e Produtos Educacionais (LADEPPE). Atua como professora conteudista na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologia, Educação e Currículo (GEPTEC) e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Infância, Família e Escolarização (GEPIFE), ambos cadastrados junto ao CNPq e certificados pela UNESP.

Horário: 19h30 às 22h15
Local: Plataforma TEAMS - Exclusivo Professores UNISAGRADO

Apresentação de Trabalhos

1. Informações do trabalho
        1. Data limite para submissão: 03/12/2021
        2. Título
        3. Área (áreas que se designa o trabalho):
        4. Nome do autor: Não há limite de trabalhos por autor
        5. Coautores: Não há limite de coautores para o trabalho
        6. Resumo
        7. Palavras Chave
        8. Modalidades:
                Apresentação Oral
        9. Anexos:
                1. Anexo(opcional): Modelo de Resumo
        Formatos aceitos:
                doc
                docx
        Clique aqui para visualizar o modelo do documento a ser anexado.
        10. E-mails que receberão o aviso de submissão de trabalhos:
                rosilene.bombini@unisagrado.edu.br
                eliane.pinto@unisagrado.edu.br

EVENTO GRATUITO!

Transmitido pela Plataforma TEAMS. Exclusivo para o Público do UNISAGRADO

Prof. Dr. Rosilene Frederico Rocha Bombini
E-mail: rosilene.bombini@unisagrado.edu.br
Prof.ª Dr. Eliane Aparecida Toledo Pinto
E-mail: eliane.pinto@unisagrado.edu.br

Central de Eventos
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br
Horário de funcionamento: 10h as 21h