Rondonistas usqueanos recebem certificado de participação no Projeto Rondon

Professores e estudantes que participaram da Operação Portal do Sol, em janeiro deste ano, receberam o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido no município de Bananeiras (PB)

Na última segunda-feira (04/05), professores e estudantes que participaram da Operação Portal do Sol do Projeto Rondon em janeiro deste ano, se reuniram na Universidade para cerimônia de entrega dos certificados de participação no projeto. O momento contou também com a presença da Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora; da Prof.ª Esp. Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária e do Prof. M.e Dorival José Coral, Coordenador Geral de Extensão.

Durante a entrega, estudantes e professores puderam socializar as experiências obtidas com o Projeto Rondon. “Participar do Projeto Rondon foi um turbilhão de sensações, pois você consegue ver o carinho das pessoas. É também um choque de realidade”, comentou o estudante do curso de Odontologia, Raniel Ramon.

A Operação Portal do Sol foi tão intensa que deixou experiências positivas também aos professores que puderam acompanhar os estudantes. “Nós que somos professores conseguimos perceber a mudança em cada um dos estudantes. É gratificante acompanhar esta evolução”, disse o Prof. M.e Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História que acompanhou o grupo.

A Reitora da USC também agradeceu os rondonistas pelo excelente trabalho realizado. “Sempre me alegro quando escuto as experiências positivas dos rondonistas. O Rondon é uma parcela do que podemos entender por Universidade, pois esse também é o objetivo da Instituição, que haja não somente uma formação técnica, mas uma que seja extramuros, ou seja, que vá além da sala de aula”, afirmou durante seu discurso de agradecimento.

Ainda na cerimônia de entrega dos certificados, o estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e rondonista em 2013, Guilherme Alquati, compareceu para também trocar experiências com os colegas rondonistas e homenagear sua mãe e professora que acompanhou o grupo, Prof.ª M.ª Evete Polidoro Alquati, coordenadora do curso de Enfermagem.

Saiba como foi o Projeto Rondon – Operação Portal do Sol

O Projeto Rondon foi criado em 1967, desativado em 1989 e voltou à ativa com novos objetivos e estruturação em 2005. É coordenado pelo Ministério da Defesa. Desde então, é muito bem reconhecido e cada vez mais consolidado no Brasil, na medida em que sensibiliza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel como protagonista na busca de uma sociedade mais justa. Nesta edição, Portal do Sol, o grupo usqueano trabalhou em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campi de Santiago no Rio Grande do Sul no município de Bananeiras (PB).

A equipe da Operação Portal do Sol foi composta por Beatriz de Souza Vieira (Jornalismo), Jaqueline Maria Alvarenga Battezate (Enfermagem), Jennifer Leme Malafatti (Nutrição), Kauana Valesca Gouvêa (Artes Cênicas), Matheus da Matta Mazuqueli (Design), Marilia Silveira Cardoso (Psicologia), Raniel Ramon Norte Neves (Odontologia) e Raphael Martins de Abreu (Fisioterapia). O grupo foi acompanhando dos professores M.e .Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História e M.ª Evete Polidoro Alquati, coordenadora do curso de Enfermagem.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/rondonistas-usqueanos-recebem-certificado-de-participacao-projeto-rondon/?p=6429