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Projeto que traz o índio para a Universidade completa 20 anos na USC

O Identidade Araribá tem como objetivo oferecer bolsas de estudo para os indígenas das comunidades de Avaí (SP).O Sonho de cursar a graduação, que repercute no dia a dia da aldeia



Prof. M.e Cleiton José Senem, indígenas e estudantes durante uma das reuniões em Avaí

O projeto de extensão Identidade Araribá, oferecido pela Universidade do Sagrado Coração (USC), para a comunidade indígena de Avaí (SP), completa 20 anos de existência neste ano. Trabalho, ensino, aprendizado, vivências, experiências e resgate cultural são as palavras que regem este importante projeto que se preocupa com o indígena e dá a ele a oportunidade do Ensino Superior.

O Identidade Araribá oferece bolsas de estudo para estudantes indígenas. A ideia é fazer com que o índio tenha contato com o mundo acadêmico, possa estudar e levar o que aprendeu durante o curso para a comunidade em que vive. “O projeto de extensão garante o processo de inserção e acompanhamento desses estudantes na Universidade, além de ser um incentivo para que eles desenvolvam nas quatro comunidades da Terra indígena Araribá. outras atividades de extensão tais como o resgate da língua nativa, cultural etc”, explica o Prof. M.e Cleiton José Senem, coordenador.  Neste ano, 22 estudantes indígenas estão na Universidade, distribuídos entre os cursos de Design de Moda, Fisioterapia, Gastronomia, Enfermagem, Letras, História e Pedagogia.

Há também um diferencial no projeto. Estudantes do curso de Psicologia estão realizando um processo de orientação profissional com todos os jovens das aldeias que estão prestes a realizar o Vestibular. “Este processo é importante para o amadurecimento dos ideais de cada um”, frisa Senem.

Eu fiz parte!

Ao longo desses 20 anos, foram oferecidas mais de 50 bolsas de estudos. Tiago de Oliveira é indígena e egresso de Pedagogia e atua como professor na comunidade Nymuendajú que o escolheu para ser bolsista da USC. Para ele, o projeto vem se moldando ao longo dos anos e oportunizando a troca de conhecimentos. “Pude trocar experiências com colegas de curso e professores. Acredito que o Identidade araribá é um meio para que nós indígenas tenhamos acesso ao conhecimento não indígena”, disse.

Tiago atua na área da educação escolar indígena e confirma que cursar a graduação foi um sonho realizado em poder chegar ao Ensino Superior. “Para as comunidades indígenas é muito importante ter pessoas formadas em algum curso superior, possibilitando assim a atuação dos próprios indígenas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, agricultura e outros”, comenta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/projeto-que-traz-o-indio-para-a-universidade-completa-20-anos-na-usc



Madre Clélia
Cebas

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