Professora e estudantes do mestrado da USC participaram do 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente

No evento, foram apresentados cinco trabalhos da professora e das estudantes do mestrado acerca de questões de conscientização ambiental

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a professora do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC), Dra. Carla Gheler Costa, juntamente às mestrandas do mesmo, Glaucia M. da C. Santos, Beatriz Malaghine Söncksen e Letícia Gilli participaram do 13º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (MG), no qual tiveram a oportunidade de apresentar cinco trabalhos.

O evento, que trouxe como tema central “Inovações e Soluções Tecnológicas e Sustentáveis”, abordou questões de conscientização a respeito da importância da conservação do meio ambiente e a necessidade de criação de políticas públicas que combatam o desmatamento e exploração ilegal de árvores. Ainda, a data escolhida foi uma homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

Confira os trabalhos apresentados:

Título: “Educar para Conservar: Estudo de Caso sobre Ecologia de Estradas”

Autores: Leticia Camargo Trevisan; Thiago Ferla N. de Castro e Carla Gheler-Costa

Este estudo teve como objetivo sensibilizar e avaliar o conhecimento de alunos e professores da escola pública Prof.ª Ada Cariani Avalone (Bauru, SP) sobre a ecologia de estradas, utilizando como principal atividade pedagógica palestras e o uso da cartilha “Dê passagem à vida", levando aos alunos e seus familiares informações sobre o perigo dos atropelamentos de animais silvestres tanto para a saúde pública como para a própria conservação. Os resultados demonstraram um comportamento mais positivo dos mesmos com relação ao tema, demonstrando, assim, a eficiência dos métodos aplicados.

Título: “O Olhar dos Licenciados em Ciências Biológicas sobre o Impacto e Contribuição do PIBID”

Autores: Carla Gheler-Costa; William R. A. Santana; Ligia Remaeh; Marta L. D. Crepaldi; Regina M. da Silva

O estudo avaliou de forma qualitativa e sob o olhar dos alunos bolsistas do PIBID/Biologia, da Universidade do Sagrado Coração (USC), qual a real contribuição deste projeto em sua formação acadêmica e profissional. Foram aplicados questionários, que demonstraram que 100% dos alunos (29) do PIBID/Biologia/USC ressaltam e compreendem a importância do programa para sua formação específica e pedagógica, tornando-se assim um forte elo entre a teoria e prática, além de auxiliar na construção de um verdadeiro docente.

Título: “Ecologia Trófica e Uso de Habitat de Onças-pardas em Paisagens Agrícolas do Estado de São Paulo”

Autores: Letícia de Cassia Gilli; Carla Gheler-Costa

O presente trabalho tem como objetivos identificar as interações tróficas entre predador e presa existentes em paisagens agrícolas; analisar a dieta da onça parda; identificar alterações na ecologia trófica da espécie, que possam estar relacionadas aos impactos antrópicos na paisagem estudada; identificar o uso do habitat por presas e pelo predador. Até o presente momento foram coletadas 10 amostras fecais de onça parda em áreas de eucalipto e 12 em áreas de plantação de cana-de-açúcar. A análise das amostras determinou a existência de cerca de 21 itens alimentares.

Título: “Educação Ambiental: a Conservação da Natureza Segundo Alunos do Ensino Fundamental I”

Autores: Gláucia Maria da Costa Santos; Luís Miguel Rosalino; Carla Gheler-Costa

Os objetivos deste estudo foram avaliar o que e como alunos do ensino fundamental I compreendem e sabem sobre a conservação da natureza; saber o que preferem, e quais os fatores que influenciam as suas escolhas; avaliar se a percepção pode estar relacionada com o local de procedência do aluno (zona urbana ou rural) e como varia esta percepção entre países irmãos - Portugal e Brasil.

De forma geral os alunos conhecem e reconhecem a necessidade de conservação de espécies do grupo de aves e mamíferos, fato este que pode ser consequência do contato com a mídia, desenhos animados, brinquedos e zoológicos.

Título: “A Conservação da Natureza Segundo Alunos do Curso de Ciências Biológicas”

Autores: Beatriz Malaghine Söncksen, Carla Gheler Costa

Os objetivos principais deste estudo foram avaliar o que e como alunos do curso de biologia (bacharelado e licenciatura) entendem e valorizam a conservação da natureza; quais situações/ espécies/ ações os alunos escolhem como prioritárias para a conservação, e quais os fatores que influenciam as suas escolhas. Após coleta de dados, constatou-se que os alunos do curso de graduação possuem um bom conhecimento sobre as questões relacionadas à conservação e apontam a restauração de habitat como principal fator para que haja e se execute a conservação biológica.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professora-e-estudantes-do-mestrado-da-usc-participaram-do-13o-congresso-nacional-de-meio-ambiental