Professora e estudante da USC participaram de evento científico

A Dra. Silvia Regina Barrile e o estudante Alessandro Domingues Heubel, representaram a Universidade no 21º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

A professora Dra. Silvia Regina Barrile e o estudante Alessandro Domingues Heubel, ambos do curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC), apresentaram seus trabalhos no 21º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, evento realizado em São Paulo entre os dias 28 e 31 de julho, reunindo pesquisadores de todos os campos da diabetologia (ramo da medicina que se dedica ao estudo do diabetes).

O evento buscou atualizar médicos e multiprofissionais da saúde sobre o diabetes e de conhecimentos sobre a fisiopatologia (estudo da evolução e das funções do organismo durante a doença e das alterações que essa doença provoca), biologia molecular, complicações e os diversos tipos de tratamento, com enfoque multidisciplinar e visando a melhoria no atendimento aos portadores da doença.

Os trabalhos apresentados foram frutos de Iniciação Científica e dados parciais de mestrado do Programa de Mestrado em Fisioterapia da USC. Confira:

Título: “Índice tornozelo-braquial, parâmetros antropométricos, perfil lipídico e desempenho funcional de idosos com e sem síndrome metabólica”

Autores: Alessandro D. Heubel, Terezinha S. Marques, Bruna V. Pessoa-Santos, Eduardo A. Arca, Bruno Martinelli, Camila Gimenes e Silvia R. Barrile.

Título: “O treinamento concorrente na melhora da pressão arterial sistólica, capacidade funcional, força muscular e glicemia capilar de idosos com diabetes tipo 2”

Autores: Alessandro D. Heubel, Silvia R. Barrile, Thiago P.F. Bento, Bruna V. Pessoa-Santos, Eduardo A. Arca, Bruno Martinelli e Camila Gimenes.

Título: “Aspectos físicos, emocionais, auto cuidado e qualidade de vida de pacientes diabéticos”

Autores: Luciana S. Bernini, Silvia R. Barrile, Aline Mangili, Débora Neves, Rinaldo Correr, Eduardo A. Arca, Alessandro D. Heubel e Camila Gimenes.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professora-e-estudante-da-usc-participaram-de-evento-cientifico