Professora de Pedagogia da USC lançou livro sobre Educação de Jovens e Adultos

A Dra. Poliana Santos Camargo teve livro publicado que possibilita reflexões e instiga olhares mais cuidadosos para jovens, adultos e professores

A professora do curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Dra. Poliana da Silva Almeida Santos Camargo, lançou o livro “Representações sociais de professores da educação de jovens e adultos sobre sua formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem”, publicado pela Editora CRV, de Curitiba, que aborda questões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No livro são articulados temas como a formação docente, processo de ensino-aprendizagem, afetividade, representações sociais e a forma como as intersecções entre eles influenciam as relações profissionais e afetivas cotidianas no contexto da EJA, o que possibilita reflexões e instiga olhares mais cuidadosos para jovens, adultos e professores.

A pedagoga conta que escolheu escrever sobre o tema por desenvolver formação continuada para os professores da EJA de Bauru e que estudar e lutar por melhores condições para essa modalidade de ensino é o que a motiva. “Ver o brilho nos olhos das pessoas quando elas conseguem ler, escrever e compreender o mundo, não tem preço. A felicidade é tanta que parece que ganharam na loteria. Isso é gratificante e emocionante. Conhecer a realidade de descasos, privação de direitos, mas principalmente de luta, de persistência, de paciência e principalmente de amor das pessoas jovens, adultas e idosas e seus professores me emociona.”, disse.

Poliana, ainda, ressaltou que a USC teve um papel importante nessa história, pois foi onde conheceu e se interessou pelo assunto. “No curso de graduação em Pedagogia que cursei na USC tive oportunidade de fazer duas disciplinas sobre o assunto, assim como fazer estágios na área, e a partir daí me apaixonei. Hoje sou professora dessas disciplinas.”, frisou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professora-de-pedagogia-da-usc-lancou-livro-sobre-educacao-de-jovens-e-adultos