Professora da USC participa de importante evento internacional no Peru

A M.ª Maria Ivone Marchi-Costa apresentou trabalhos na 12ª Jornadas Internacionales Relates 2016, realizado em Lima, Peru

M.ª Maria Ivone Marchi-Costa M.ª Maria Ivone Marchi-Costa

A professora do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), M.ª Maria Ivone Marchi-Costa, participou de um importante evento internacional, a 12ª Jornadas Internacionales Relates 2016 – Sociedad, familia y pareja em crisis: sexo, amor y violencia”, realizada entre os dias 16 e 18 de junho, em Lima, Peru.

Na ocasião, a professora apresentou três trabalhos que são resultados de pesquisas qualitativas realizadas com profissionais da educação do interior e da capital paulista, numa parceria entre a USC e o programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP e Interface (SP). Ainda, as pesquisas são ramificações de sua tese de doutorado cujo tema é o cotidiano da família homoparental.

Os trabalhos apresentados têm como tema central a família homoparental e o contexto escolar. Sobre isso, a professora relata a importância dessa discussão. “Sendo a escola, um espaço de frequência obrigatória e que exerce grande influência no desenvolvimento global de crianças e adolescentes, é que nos motivamos a dar voz aos profissionais da educação do ensino fundamental e conhecer os seus discursos sobre o assunto pluralidade sexual e inclusão social a partir do contexto escolar.”, diz.

As pesquisas, ainda, revelaram que os profissionais da educação se sentem despreparados para lidar com essa realidade. “Os mesmos clamam por capacitação por intermédio de profissionais especializados para trabalharem os próprios preconceitos e para aprenderem estratégias que contribuam para um posicionamento mais seguro em relação às práticas inclusivas e o bullying homofóbico”, ressalta.

Confira os trabalhos apresentados:

Título: Família homoparental e contexto escolar: quando o filho é alvo do bullying homofóbico.

Autores: Maria Ivone Marchi-Costa (USC - PUCSP) e Rosa M. S. de Macedo  (PUCSP).

Título: Família homoparental, construcionismo e gênero: a busca por novos entendimentos

Autores: Maria Ivone Marchi-Costa (USC- PUCSP) e Rosa M. S. de Macedo (PUCSP).

Título: Pluralidade sexual, inclusão social e educação: a busca por novos sentidos

Autores: Maria Ivone Marchi-Costa (USC- INTERFACI), Zulmira T.C. Nicolau Paschoal (INTERFACI) e Marilene Grandesso (INTERFACI).

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professora-da-usc-participa-de-importante-evento-internacional-no-peru