Professor de Música da USC participou do “Projeto Carlos Gomes”

Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro; o projeto, lançado em outubro, contou com a participação do Prof. Dr. Marcos Virmond

O professor do curso de Música - Educação Musical, da Universidade do Sagrado Coração (USC), Dr. Marcos Virmond, participou do “Projeto Carlos Gomes”, cujo lançamento foi realizado no dia 21 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o “Colóquio Carlos Gomes 180 anos”. O evento foi uma realização da Academia Brasileira de Música (ABM) e Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em celebração aos 180 anos de nascimento do compositor Carlos Gomes.

O Projeto, que tem a USC como instituição parceira, consiste em um site que contém o catálogo de obras de Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera brasileiro. Há também, informações como sua linha do tempo, imagens, gravações e referências bibliográficas. O Prof. Marcos, a convite da AMB, foi um dos membros do grupo de pesquisadores que organizou o catálogo e o site.

No evento, pesquisadores de diversas instituições apresentaram diferentes aspectos da vida e obra do compositor. Marcos participou de uma das mesas de discussão, moderada pelo maestro e musicólogo André Cardoso, presidente da Academia Brasileira de Música, na qual fez um paralelo entre as óperas de Gomes “Morena” e “Lo Schiavo”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professor-de-musica-da-usc-participou-do-projeto-carlos-gomes