Professor da USC participou da banca de defesa de doutorado

Dr. Marcos Siqueira fez parte da banca de defesa de doutorado na Escola Superior de Agricultura Luis de Queiróz (ESALQ/USP)

Dr. Eduardo Bressan (ESALQ/USP), Dra. Teresa Losada (IAC), Dr. Giancarlo Xavier (ESALQ/USP), Dr. Hendrie Nunes (ESALQ/USP), Dr. Gerhard Bandel (ESALQ/USP), Dr. Marcos Siqueira (USC) Dr. Eduardo Bressan (ESALQ/USP), Dra. Teresa Losada (IAC), Dr. Giancarlo Xavier (ESALQ/USP), Dr. Hendrie Nunes (ESALQ/USP), Dr. Gerhard Bandel (ESALQ/USP), Dr. Marcos Siqueira (USC)

No mês de julho, o professor Dr. Marcos Siqueira da Universidade do Sagrado Coração (USC) participou da banca de defesa de doutorado de Hendrie Ferreira Nunes, no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, em Piracicaba. Sua tese foi uma pesquisa detalhada sobre a batata-doce e teve orientação do pesquisador e docente do campus, o professor Dr. Giancarlo Conde Xavier Oliveira.

Intitulada “Batata-doce [Ipomoea batatas (L.) Lam.] nas roças e quintais do litoral paulista: diversidade genética morfoagronômica, com base em morfometria geométrica, descritores e produção de bioetanol”, o trabalho destacou que a espécie é uma fonte alternativa para geração de bioetanol e sugeriu o cruzamento de alguns dos materiais coletados na região do litoral paulista.

Ainda, o doutorando apresentou algumas conclusões, como a existência de uma alta diversidade genética mantida pelos caiçaras (população que mantêm uma grande variedade de genótipos em suas roças) e uma abordagem estatística morfométrica (estudo matemático das formas de objetos pertencentes à mesma população estatística), denominada Análise Elíptica de Fourier, que pode ser utilizada com sucesso na avaliação da diversidade nesta espécie de batata-doce.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professor-da-usc-participou-da-banca-de-defesa-de-doutorado