II Jornada Virtual de Biologia do UNISAGRADO:
“O Biólogo em Tempos de Pandemia”

O evento

A II Jornada virtual de Biologia foi idealizada e planejada pelos professores e estudantes do 2º ano de Bacharelado em Ciências Biológicas, como parte das atividades da disciplina Projeto Integrador I (ofertada no 1o semestre de 2021), que decidiram organizar um evento on-line para atender as demandas vivenciadas durante a pandemia da Covid-19.
A programação do evento tem o intuito de mostrar as diferentes nuances de atuação do Biólogo que, mesmo durante o período de isolamento social, continuou se reinventando e desenvolvendo suas atividades, superando os desafios e encontrando um novo estímulo para o constante aperfeiçoamento, seja trabalhando no desenvolvimento de ações ligadas diretamente ao combate da pandemia, ou nas mais diversas áreas de atuação da profissão.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão as apresentações de trabalhos, o concurso de fotos e palestras abordando temas como vírus emergentes, mudanças do clima e seleção sexual.

23 e 24 / Setembro / 2021

* Data limite para inscrições: 22/09/2021

Apresentação: Cerimônia de abertura e lançamento de concurso de fotos

Palestra: Vírus Emergentes - Desafio Tecnológicos, Sociais e Ambientais
Palestrante: Dr. Adriano Mondini - Responsável pela disciplina de Políticas Públicas de Saúde e Epidemiologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Os interesses de pesquisa são epidemiologia molecular e detecção de arbovirus em humanos e mosquitos. Também avaliando as propriedades anti-virais de extratos de plantas contra os vírus dengue, zika e chikungunya. Recentemente, começou a trabalhar na detecção de SARS-CoV-2 em efluentes domésticos como uma ferramenta de vigilância. Parte do Comitê Científico da COVID-19 da UNESP. Títulos: Doutorado em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto); Mestrado em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto); Licenciatura em Ciências Biológicas (UNESP); Prêmios: Hélio Gelli Pereira: Sociedade Brasileira de Virologia - Melhor tese de 2010 Jovem Microbiologista: Sociedade Brasileira de Microbiologia – 2011.

Horário: das 20h às 21h30

Apresentação de trabalhos: Sessão de Apresentação de Trabalhos
Horário: das 17h30 às 19h
Local: Plataforma Teams - Exclusivo para o Público do UNISAGRADO.

Palestra: Efeito das mudanças do clima no ambiente costeiro: respostas fisiológicas, comportamentais e ecológicas dos organismos
Palestrante: Dra. Tânia Márcia Costa - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1991) Campus de São José do Rio Preto, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP (1995) Campus de Botucatu, e doutorado no mesmo programa de Pós-Graduação (2000). Em 2001 iniciou um Pós-Doutorado junto ao Programa BIOTA/FAPESP (2003) na área de relações interespecíficas entre invertebrados marinhos. Atualmente é docente na UNESP, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista (desde 2003), responsável pelas disciplinas de Zoologia de Invertebrados e Sistemas Estuarinos, além de ser colaboradora na disciplina de Aquicultura. Atuou como Vice-diretora do Campus do Litoral Paulista (de março/2013 a outubro/2015), e obteve o título de Livre Docente em Sistemas Estuarinos em julho/2015. Também é docente credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Área de Concentração Zoologia, UNESP, Campus de Botucatu (desde 2009). Atua como pesquisadora e membro docente do Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP) desde 2018. Atualmente é Editora Assistente do periódico Nauplius. Tem experiência na área de Comportamento animal e Ecologia, com ênfase em Ecologia e comportamento de organismos aquáticos, efeito das mudanças do clima e da perda da biodiversidade nas interações tróficas dos organismos costeiros.

Horário: das 19h30 às 21h

Palestra: Seleção sexual - o papel dos sinais visuais
Palestrante: Dr. Rodrigo Egídio Barreto - Após a graduação em Biologia (IBB-UNESP) e doutorado em Zoologia (IBB-UNESP e CEH - Lacanster Environmental Centre - UK), continuou as pesquisas como pós-doutorado (FMRP - USP) na área de Fisiologia Comparada e Comportamento Animal. Depois, entrou para a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) em 2007, inicialmente como professor titular de Fisiologia e, atualmente, como professor titular. Também é membro do CAUNESP, Centro de Aquicultura da UNESP. Tem se interessado por respostas defensivas e de estresse de animais aquáticos e seleção sexual, incluindo aplicações potenciais para a pesca. (orcid.org/0000-0002-4611-0059) POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIAS como Youtuber em http://www.youtube.com/c/ScienceOfADown.

Horário: das 21h às 22h15

Apresentação Oral e Caderno de Resumos

Prazo máximo para submissão: 22/09/2021
Os inscritos que quiserem apresentar seus trabalhos, em alguma das áreas temáticas, durante a sessão de apresentação de trabalhos, deverão enviar um e-mail para os endereços biologia@unisagrado.edu.br; centraldeeventos@unisagrado.edu.br, informando o interesse.

“Sou membro regularmente inscrito na II Jornada Virtual de Biologia do Unisagrado e gostaria de receber as instruções de elaboração de resumo e preparo da apresentação oral, na modalidade....(escolher entre 1.Pesquisa Científica Original ou 2.Atividades de Extensão Universitária)”

As instruções serão enviadas via e-mail pela comissão organizadora do evento.
Uma banca avaliadora convidada será responsável por assistir e avaliar as apresentações e resumos. Haverá certificação para os dois melhores trabalhos, que poderão ser utilizados pelos estudantes como AACC's.

EVENTO GRATUITO!

Transmitido pela Plataforma Teams - Exclusivo para o Público do UNISAGRADO.

Mais informações:

Central de Eventos
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/jornada-virtual-de-biologia-do-unisagrado