Jornada de Ciências Biológicas 2018




O evento

A Jornada de Ciências Biológicas USC 2018 é um evento pensado para evidenciar a diversidade de atuação do profissional biólogo. Nos dois dias de evento serão oferecidos: 05 minicursos; 01 mesa redonda (com 04 participantes do debate); 02 palestras; 01 evento cultural (onde empreendedores ligados à área ambiental poderão expor os seus trabalhos); 01 sessão de apresentação de pôsteres e Feira de Ciências (visto que alunos do ensino médio também serão convidados a participar do evento). Todas essas atividades contemplarão as mais diversas áreas da Biologia: Ciências da Saúde; Ciências Ambientais; Ciências Agrárias; Ciências Forenses; Educação; entre outras, pretendendo ser um evento atrativo, não somente para os alunos USC, mas também para um público externo de áreas correlatas, o que permitirá uma ótima oportunidade de interação científica. A Comissão Científica, que receberá e avaliará a qualidade de apresentação dos resumos, pôsteres e experimentos da Feira de Ciências será composta não somente por professores do curso mas também pelos alunos dos 04 programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade, o que torna o evento dinâmico e facilitador de interação entre os diferentes níveis de educação de nossa Instituição.

Período

08 e 09/10/2018

* Data limite para inscrições: 05/10/2018


Programação

MINICURSO: METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA A HERPETOFAUNA: AMOSTRAGEM E IDENTIFICAÇÃO
Palestrante: Bruno Tayar Marinho do Nascimento
- Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura em 2010, na Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP, e em Ciências Biológicas - Bacharelado em 2012, pela mesma Instituição. Foi Bolsista TT3 - FAPESP 2013/2015,na Unesp/Bauru, sob orientação do Prof. Dr. Tiago da Silveira Vasconcelos. Atualmente é discente da Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) no Instituto de Biociências, na UNESP - Campus de Botucatu, sob orientação do Prof. Dr. Reginaldo José Donatelli. Desenvolve pesquisas voltadas para as áreas de ecologia e conservação da herpetofauna e ictiofauna. Realiza consultorias técnicas de inventários de fauna (répteis, anfíbios e peixes) para licenciamento ambiental.

Início: 13h30 - término: 17h
Local: Herbário
Vagas: 25

MINICURSO: A BIOLOGIA NA ANÁLISE DA CENA DE UM CRIME
Palestrante: Marcelo Alexandre Finez
- É graduado em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - (Unesp), Câmpus de Bauru. Desde Agosto de 2017 até atualmente é Professor de Física Geral e Experimental, Cálculo Diferencial e Integral, Mecânica, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial e Estatística e Probabilidade dos cursos de Engenharia Civil, Produção, Computação, Agronômica, Ciências Contábeis e Administração, da Faculdade Gran Tietê. Atuou como professor na rede particular de ensino (Rede Pitágoras) desde 2012 até Dezembro de 2017, lecionando a disciplina de Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atua como professor na Rede Objetivo, desde 2015 até atualmente, lecionando a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental, Física no Ensino Médio e Programação e Robótica em ambos os segmentos. Lecionou na Rede Anglo desde Janeiro até Junho de 2018, ministrando a disciplina de Física para o Ensino Médio. Foi professor de Física da rede Estadual de ensino entre os anos de 2012 e 2014. Durante a graduação foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, desenvolvendo projetos na área de Educação para o Ensino de Ciências, com ênfase na Aprendizagem Significativa, desde Janeiro de 2012 até Dezembro de 2013. Enquanto graduando, foi membro do grupo “Centro de Modelagem e Simulação Computacional” - (CMSC) da Unesp de Bauru, desenvolvendo projetos na área de Física do Estado Sólido - Supercondutividade com ênfase na pesquisa de Efeitos da Comensurabilidade e Anisotropia nas Correntes Críticas e Comportamento Dinâmico dos Vórtices em Filmes Supercondutores do Tipo II com Desordem Kagomé a Temperatura Finita. Foi membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF). Enquanto aluno de graduação, foi aluno especial do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Materiais - POSMAT - Unesp, cursando as disciplinas Modelagem de Materiais e Materiais Magnéticos e Supercondutores. Atualmente é aluno do Curso de Pós-Graduação em Especialização em Ciências Forenses na Universidade do Sagrado Coração.

Início: 15h - término: 18h
Local: D 003 - Lab. Biotecnologia
Vagas: 25

EXPOSIÇÃO: ABERTURA CULTURAL

Início: 18h - término: 19h
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 196

CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA

Início: 19h - término: 19h30
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 196

MESA REDONDA: A DIVERSIDADE DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BIÓLOGO

Palestrantes:

Nelson Antônio Gallo - Biólogo formado em 2001 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva. Possui experiência em Consultoria Ambiental, com ênfase em Licenciamento de empreendimentos do Setor Sucroenergético e Florestal (EIA/RIMA, RAP, outros). Atuação desde 2009 como Gestor de Unidade de Conservação (Parques Estaduais / Estações Ecológicas – Fundação Florestal/SMA). Atualmente (desde 2014) Gerente regional de Unidades de Conservação – Fundação Florestal/SMA.

Prof. Paulo Henrique Weckwert -Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração (1989). Especialista em Análises Clínicas pela Universidade do Sagrado Coração (1991). Mestre em Biologia Tropical pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2002). Doutor em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2005). Pós-Doutorado em Ciências Odontológicas, área de concentração em Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB - USP (2015). Atualmente Professor das disciplinas de Microbiologia Básica, Microbiologia Clínica e Bacteriologia Clínica, Citologia e Parasitologia junto ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Sagrado Coração. Coordenador do Curso de Especialização em Ecologia e Saúde Ambiental da Universidade do Sagrado Coração. Professor permanente e Coordenador da área de concentração em Biologia Oral do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Sagrado do Coração. Tem larga experiência na área de Microbiologia e Doenças Tropicais com ênfase em Microbiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia Básica, Microbiologia Médica, Microbiologia Oral, Microbiologia Clínica, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Ambiental, Microbiologia Molecular, Propriedades Antimicrobianas e Físico-Químicas de diversos Materiais Odontológicos.

Prof. Robson Tirotti Felipe - Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002). É pós-graduado (especialização) em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2009). Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SP) e Professor concursado da Academia de Polícia Civil (SP). É instrutor cadastrado da FEBRABAN e do SESCOOP/SP, ministrando cursos e palestras na área pericial. Professor convidado do curso de especialização em Medicina Veterinária Legal do INBRAPEC e do curso de especialização em Ciências Forenses da Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru). Cursa Bacharelado em Direito pela UNIESP/IESB - Bauru.

Dra. Sabrina Santos Rochel Maia - Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP Bauru (2003), mestrado em Biologia Animal pela UNESP Rio Preto (2006), e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP (2010). Realizou pósdoutorado na Universidade de Houston, Texas, no Centro de Receptores Nucleares e Sinalização Celular (CNRCS, University of Houston, TX, USA), investigando os receptores nucleares da próstata de gerbilos da Mongólia. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I em uma escola bilíngue na cidade de Bauru.

Início: 19h30 - término: 22:15
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 196

 

MINICURSO: MEIOSE: ANÁLISE A PARTIR DE TESTÍCULOS FRESCOS DE GAFANHOTO

Palestrante: Dra. Rita Luiza Peruquetti - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), mestrado em Biologia Animal (Biologia Estrutural) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), doutorado em Genética (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE/UNESP), pós-doutorado pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE) (2010) e pós-doutorado pelo Department of Biological Chemistry (University of California Irvine - UCI) (2011). Atualmente atua como docente na graduação e pósgraduação da Universidade Sagrado Coração (USC) - Bauru. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular; Biologia Estrutural; Genética; e Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, espermatogênese, nucléolo, nucleologênese, corpo cromatóide, ritmos biológicos e metabolismo.

Início: 13h30 - término: 17h
Local: D 003 - Lab. Biotecnologia
Vagas: 25

MINICURSO: BIOLOGIA DE CAMARÕES DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Palestrante: Dr. João Alberto Farinelli Pantaleão
- Biólogo (UNESP-Bauru), doutor em Ciências Biológicas, área de concentração Zoologia (UNESP-Botucatu). Especialista em biologia e ecologia de crustáceos decápodes. Atualmente é Pós-doutorando e professor colaborador no Departamento de Ciências Biológicas da UNESP, Bauru-SP.

Início: 13h30 - término: 17h
Local: Herbário
Vagas: 25

MINICURSO: FUNGOS FILAMENTOSOS NO CONTROLE BIOLÓGICO: QUADRO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS
Palestrante: M.ª Noemi Carla Baron Cozentino
- Atualmente é doutoranda pelo programa de pós-graduação em Microbiologia Agropecuária na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) na Universidade Estadual Paulista, campus Jaboticabal. Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Rio Claro (2011) e mestrado em Microbiologia Aplicada pela mesma Universidade (2014). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, sistemática e filogenética de fungos e aplicações biotecnológicas envolvendo esses micro-organismos, especificamente biorremediação e sua utilização como promotores de crescimento de plantas.

Início: 13h30 - término: 17h
Local: Sala J-212
Vagas: 40

APRESENTAÇÃO DE BANNERS
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES
FEIRA DE CIÊNCIAS

Início: 17h - término: 19h
Local: Bloco "K"
Vagas: 200

PALESTRA: PROGRAMAÇÃO FETAL: DO DESENVOLVIMENTO INTRAUTERINO AO ENVELHECIMENTO
Palestrante: Dr. Luis Antonio Justulin Junior
- Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, IB, Botucatu. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Tem experiência na área Programação Fetal, com ênfase em modelos de restrição proteica materna e seus efeitos sobre a morfogênese prostática e desenvolvimento de lesões com o envelhecimento.

Início: 19h - término: 20h30
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 196

PALESTRA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS POTENCIAIS IMPACTOS NA DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Palestrante: Dr. Tiago da Silveira Vasconcelos - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP/São José do Rio Preto) (2002), Mestrado em Biologia Animal pela mesma Instituicao (2005), doutorado em Ciências Biológicas-Zoologia pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP/Rio Claro) e realizou estágio de pós-doutoramento na University of California (Irvine) entre os anos de 2010-2011. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades de anfíbios anuros, macroecologia e biogeografia de anfíbios Neotropicais.

Início: 20h30 - término: 22h
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 196

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

  • Data limite para submissão: 05/10/2018
  • Normas para publicação dos trabalhos - Clique aqui!
  1. Título
  2. Área
  • Ciências Ambientais
  • Ciências da Saúde
  • Práticas Educativas
  • Feira de Ciências
  1. Nome do autor: Não há limite de trabalhos por autor
  2. Coautores: Não há limite de coautores para o trabalho
  3. Resumo
  4. Palavras Chave
  5. Categorias
  • Apresentação
  • Painel
  • Caderno de Resumos

MAIS DETALHES

Realização
  • Centro de Ciências da Saúde
  • Curso de Ciências Biológicas

Investimento

Categoria Valores
Alunos USC R$ 15,00
Alunos externos R$ 15,00
Egressos R$ 15,00
Profissionais R$ 15,00
Acréscimos Valores
Alunos USC - Minicurso: Meiose: Análise a partir de testículos frescos de gafanhoto R$ 5,00
Alunos externos - Minicurso: Meiose: Análise a partir de testículos frescos de gafanhoto R$ 10,00
Profissionais - Minicurso: Meiose: Análise a partir de testículos frescos de gafanhoto R$ 10,00
Egressos - Minicurso: Meiose: Análise a partir de testículos frescos de gafanhoto R$ 5,00
Público externo - Minicurso: Meiose: Análise a partir de testículos frescos de gafanhoto R$ 10,00
Alunos USC - Minicurso: Metodologia de pesquisa aplicada a herpetofauna: amostragem e identificação R$ 5,00
Alunos externos - Minicurso: Metodologia de pesquisa aplicada a herpetofauna: amostragem e identificação R$ 10,00
Profissionais - Minicurso: Metodologia de pesquisa aplicada a herpetofauna: amostragem e identificação R$ 10,00
Egressos - Minicurso: Metodologia de pesquisa aplicada a herpetofauna: amostragem e identificação R$ 5,00
Público externo - Minicurso: Metodologia de pesquisa aplicada a herpetofauna: amostragem e identificação R$ 10,00
Alunos USC - Minicurso: Biologia de camarões de importância econômica R$ 5,00
Alunos externos - Minicurso: Biologia de camarões de importância econômica R$ 10,00
Profissionais - Minicurso: Biologia de camarões de importância econômica R$ 10,00
Egressos - Minicurso: Biologia de camarões de importância econômica R$ 5,00
Público externo - Minicurso: Biologia de camarões de importância econômica R$ 10,00
Alunos USC - Minicurso: A biologia na análise da cena de um crime R$ 5,00
Alunos externos - Minicurso: A biologia na análise da cena de um crime R$ 10,00
Profissionais - Minicurso: A biologia na análise da cena de um crime R$ 10,00
Egressos - Minicurso: A biologia na análise da cena de um crime R$ 5,00
Público externo - Minicurso: A biologia na análise da cena de um crime R$ 10,00
Alunos USC - Minicurso: Fungos filamentosos no controle biológico: quadro atual e perspectivas futuras R$ 5,00
Alunos externos - Minicurso: Fungos filamentosos no controle biológico: quadro atual e perspectivas futuras R$ 10,00
Profissionais - Minicurso: Fungos filamentosos no controle biológico: quadro atual e perspectivas futuras R$ 10,00
Egressos - Minicurso: Fungos filamentosos no controle biológico: quadro atual e perspectivas futuras R$ 5,00
Público externo - Minicurso: Fungos filamentosos no controle biológico: quadro atual e perspectivas futuras R$ 10,00

*Professores e funcionários, entrar em contato com a Coordenadoria Geral de Extensão.

CONTATO

Dra. Rita Luiza Peruquetti
E-mail: rita.peruquetti@usc.br

Mais informações
Coordenadoria Geral de Extensão
Telefone: (14) 2107-7324 / 7398
E-mail: extensao@usc.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/jcb2018



Receba nossas notícias
UNISAGRADO

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro