Facebook Pixel Fallback

Festival Estudantil de Teatro da USC apresenta doze espetáculos gratuitos nesta quinta

São sete peças teatrais de grupos de Bauru, Agudos, Sarapuí, Quadra e Jaú, além de cinco cenas curtas dos estudantes do curso de Educação Artística – Artes Cênicas



O Festival Estudantil de Teatro (FETUSC) da Universidade do Sagrado Coração (USC) apresenta nesta quinta-feira (06/10) sete peças teatrais de grupos de Bauru, Agudos, Sarapuí, Quadra e Jaú, além de cinco cenas curtas dos estudantes do curso de Educação Artística – Artes Cênicas.  A maratona de teatro começa às 9h e termina 21h.

Saiba mais sobre os espetáculos:

O pequeno imperador (FETUSC – infantil)
Uma vez em um país muito distante, tão longe que ninguém sabia direito onde era, vivia um povo que passava a maior parte do tempo rindo e brincando. Um dia aconteceu o que todo mundo esperava, nasceu a criança que iria governar aquele povo e daria continuidade ao império. O menino cresceu cercado de toda a atenção e foi apelidado carinhosamente de Pequeno Imperador. Aos doze anos de idade já desfrutava de todos privilégios que o poder imperial podia lhe dar; contudo, a sua arrogância e prepotência desenfreada quase puseram tudo em jogo. O espetáculo teatral será apresentado pela Cia Máximo de Teatro de Agudos, às 9h.
Num lugar de La mancha (Mostra Estudantil)
Numa cidadezinha chamada La Mancha, na Espanha, morava um nobre fidalgo dono de terras e amante da leitura. Com ele viviam sua sobrinha, uma criada e um tratador. Esse homem é Dom Alonso Quijana, que aventura-se nas histórias de muitos livros de cavalaria. Esse lê incessantemente até o romper da madrugada, personificando-se em outro ser, um cavaleiro da triste figura Dom Quixote de La Mancha. A peça será exibida peça Cia Cara de Cara das E.E. Prof.ª Martha Aparecida Hjerquist Barbosa e E.E. Irmã Arminda Sbríssia de Bauru, às 10h15.
Vicente e o cavalinho azul (FETUSC – infantil)
Vicente e o cavalinho azul é uma adaptação livre da peça: “O cavalinho azul”, de Maria Clara Machado. A montagem conta a história do menino Vicente que, não conformado com a venda do seu cavalinho, embarca em uma viagem mágica para recuperar seu grande amigo. O menino mergulha em seu íntimo e traz à luz a encantadora visão de mundo de uma criança. O espetáculo é da Cia. Teatral Sarapós de Sarapuí e será apresentado às 11h30.
  A gata borralheira (Mostra Estudantil)
Gata Borralheira é uma adaptação livre do conto de Charles Perrault e da obra de Maria Clara Machado. O espetáculo conta a história da menina Dulcinéia que, depois da morte do seu pai, passou a sofrer nas mãos de sua madrasta. A garota conta com a ajuda de suas amigas ratinhas para superar as adversidades e encontrar um grande amor. A peça será exibida pela Cia. Teatral Sarapós de Sarapuí, às 14h
Santa Joana do Samba Santa Joana do Samba (FETUSC – Adulto)
Santa Joana do Samba narra a história da donzela guerreira Joana D?Arc. Menina/mulher essa que lutou pela França guiada por vozes do céu na guerra do 100 anos (1337 – 1453) contra a Inglaterra. Vemos em cena uma Joana ousada, aguerrida, lutando por um ideal, um objetivo, sendo traída por aqueles a quem defendeu e lutou. O foco da trama está na ousadia de Joana em discutir  com as grandes Instituições da sua época e a sua condenação a uma das fogueiras. O espetáculo é da Cia.Teatral 04 Cantos da cidade de Quadra e será apresentada, às 15h.
  João e Maria e a história que a história não contou (FETUSC – Infantil)
Esta história aconteceu em um vilarejo de uma cidade do interior, há algum tempo atrás, não muito não. Lá morava uma família muito feliz: o Pai, um carpinteiro dedicado; a mãe, uma dona de casa exemplar; e dois filhos, João, o mais velho e Maria, a caçula. No entanto, uma forte crise econômica atingiu aquela região e a família passou a ter vários problemas financeiros. O Pai já não podia mais esconder sua preocupação e as crianças, vendo aquela situação, saem para a floresta em busca do tesouro escondido no fim do arco-íris. Entre borboletas, passarinhos e uma bruxa com casinha de doces, João e Maria conseguem, após viverem uma grande aventura, perceber que o maior tesouro que podiam ter sempre esteve bem pertinho deles. A peça teatral é da Cia. Máximo de Teatro de Agudos e será apresentada às 16h3.
Desdemona Desdêmona (cena curta)
A cada hora e meia, uma mulher é assassinada por um homem no Brasil. Em metade dos casos de homicídio de mulheres, há denúncia de violência daquele agressor anteriormente, segundo o Mapa da Violência de 2012. Desdêmona é mais uma mulher que, por ciúme, foi assassinada, amando. A cena curta será a partir das 19h30.
Geni e o Zepelim (cena curta)
A cena curta é a interpretação poética da música de Chico Buarque de Holanda, Geni e o Zepelim, consagrada na peça “A Ópera do Malandro”. Geni é uma personagem que defende e representa a luta contra o machismo. A voz que se põe a gritar, independente de gênero, daquelas que são oprimidas pela sociedade  e devem ser representadas pelos apoiadores de sua causa. A cena curta será a partir das 19h30.
 Maria do Sobrado A Maria Elvira do sobrado (cena curta)
Uma mulher misteriosa oferece e declama poesias em meio à embriaguez e sensualidade, num show a parte quando assume o palco e começa a se apresentar como “Maria Elvira do Sobrado”, relatando suas desventuras amorosas de outrora. A cena curta será a partir das 19h30.
Os três palhaços (cena curta)
Sr. Schmitt é um palhaço que está com um sério problema no pé esquerdo. Ele sente muita dor e dois amigos (outros dois palhaços) aparecem para ajudá-lo. Com uma atitude nada convencional, eles sugerem arrancar o pé do Sr. Schmitt, desencadeando uma série de problemas. A cena curta será a partir das 19h30.
Hostilidade (cena curta)
Diversos momentos históricos e atuais se entrelaçam de forma impactante numa reflexão a respeito da vida cotidiana e da banalização do homem, levando o público para indagações a respeito da violência e do que está acontecendo ao seu redor. Trata de temas como: Guerras, repressão na ditadura militar, violência policial, terrorismo, intolerância religiosa e crimes de ódio. A cena curta será a partir das 19h30.
  Agreste (FETUSC – Adulto)
A história, retratada no Sertão Pernambucano, se desenrola a partir do momento em que um casal se apaixona e acaba fugindo, sertão adentro, para construírem suas vidas. Anos se passam e segredos são revelados, colocando em jogo a aceitação de um povo, suas tradições e visões do mundo. O espetáculo teatral é do Grupo Teatral Epifania e será apresentado às 21h.

Serviço

O 10º FETUSC será realizado até sexta-feira (07/10), nos Auditórios João Paulo II e Clélia Merloni, ambos no segundo andar do Bloco J da USC. Para grupos escolares que quiserem assistir os espetáculos é necessário fazer o agendamento prévio pelo telefone (14) 2107-7039.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/festival-estudantil-de-teatro-da-usc-apresenta-doze-espetaculos-gratuitos-nesta-quinta



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro