Feira orienta estudantes para a escolha da profissão

Realizada ontem, a Feira das Profissões da USC apresentou as principais carreiras do mercado para oito mil pessoas

Troca de experiências, conhecimentos, inovação, tecnologia, voo de drone e muitos estudantes interessados em saber mais sobre uma profissão. Este foi o cenário encontrado durante a 10ª edição da Feira de Profissões da Universidade do Sagrado Coração (USC), realizada ontem (14), com a presença de mais de 150 colégios de Ensino Médio de Bauru e de cidades da região e um público estimado em oito mil pessoas.

O objetivo do evento foi reunir, em um único dia, todos os 48 cursos oferecidos pela Universidade e explicar aos visitantes, praticamente, como é o dia a dia enquanto aluno de cada curso e como é o profissional depois de formado, assim como as expectativas sobre o mercado de atuação. A estratégia deu certo. Seveni Luciana Moreno tem 17 anos e é estudante do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Antônio Guedes de Azevedo, de Bauru. Para ela, os estudantes e professores nos estandes explicaram muito bem sobre os cursos, passando suas experiências. “Para eu que estava confusa, ajudou bastante a ter uma noção do que é cada área. Estou quase decidindo fazer Ciências Biológicas”, comentou.

Como serviço gratuito para a comunidade, a feira também foi elogiada pelos professores que dão aula nos colégios de Ensino Médio e fazem questão de acompanhar seus estudantes durante a visita. “Vir para a feira agrega muito na escolha. Até para nós professores é importante para que possamos ajudar no direcionamento da carreira que eles escolherem”, comenta a professora Amélia Regina Maiostri, professora da E.E. Graciema Barganha Ribeiro, da cidade de Gália. Maiostri ainda complementa dizendo que os estudantes ficaram encantados com a estrutura da USC e a quantidade de cursos que é oferecida. “Principalmente para quem mora em cidade pequena, tudo isso aqui é novo para eles, por isso é importante estar aqui e conhecer”, disse.

O evento também contou com um encontro entre gerações, por meio de uma intervenção artística de estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade que dançaram o ritmo de música Soul no meio da feira, animando o público presente.

Diferenciais

Alguns pontos chamaram a atenção no evento, dentre eles o lançamento de cinco novos cursos, que entram para o portfólio da Universidade. Jogos Digitais, Engenharia Mecânica e Artes são as opções para a modalidade presencial e Administração e Matemática, cursos já consolidados na modalidade presencial, também estão sendo ofertados na modalidade a distância.

Retorno

Neste ano, o evento teve o tema “Seu futuro começa agora”, colocando a Universidade à disposição para ajudar o estudante do Ensino Médio em seus desafios. “A ideia é mostrar que cada pessoa pode construir um mundo melhor por meio de sua profissão, oferecendo para os visitantes um pouco do dia a dia de cada uma delas”, comenta o Prof. M.e Marcello Zanluchi, Gerente de Operações e organizador do evento. Também de acordo com Zanluchi, o retorno das escolas pós-evento é grande. “Recebemos ligações e e-mails para agendar visitas com professores específicos, assim como laboratórios. O público sempre quer conhecer um pouco mais. Isso mostra que conseguimos ajudar na escolha profissional”, comemora.

Colégios visitantes - Manhã

Colégios visitantes - Tarde

Colégios visitantes - noite

Estandes