2ª Semana de Estudos Ambientais

O evento

O evento corresponde a II Semana de Estudos Ambientais – II SEA promovida por uma comissão de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Sagrado Coração - USC, sob a orientação das Coordenações dos Cursos.

Através de palestras e mesas-redondas a II SEA abrangerá temas atuais de grande relevância para a formação acadêmica, com o intuito de instigar e aprimorar a visão crítica dos participantes.

O tema abordado nesta segunda edição será "Cidades Sustentáveis", contando com palestras e mesas redondas que debaterão: Mobilidade Urbana, Planejamento das Cidades, Cerrado e Mudanças Climáticas, Geoprocessamento, Licenciamento Ambiental e a importância da Gestão Ambiental Regional para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Além de palestras expositivas serão oferecidos minicursos e visitas técnicas a fim de aprofundar os conhecimentos e habilidades dos participantes, aproximando assim a teoria da prática.

A programação foi idealizada visando atender tanto ao público interno composto por alunos, professores e funcionários da USC, como ao público externo participante da SIMAB – Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru 2014, formado por estudantes e profissionais interessados na temática ambiental.

Período

03 a 07 de junho de 2014

Atividade: Estação de Tratamento de Água - ETA
Ministrante: DAE - Bauru
Local: ETA - Bauru
13h30 até 17h
Vagas: 30

Atividade: ADN BIODIESEL
Ministrante: Adriana M. Mello
Local: ADN BIODIESEL - Agudos
Vagas:40
17h30 até 19h
Atividade: Geoprocessamento
Ministrante: Dr. Leslie Castro
Local: Lab. Eletrônica - Central de Laboratórios das Engenharias

Atividade: Licenciamento Ambiental
Ministrante: Marcelo Navarro Cardenuto e Guilherme do Amaral
Local: Lab. Ciências dos Materiais - Central de Laboratórios das Engenharias.

Atividade: Sistema de Gestão Ambiental – Implantação da ISO 14.001
Ministrante: Eng. Diogo Fugiwara Muchiutti
Local: Lab. Mecânica dos Solos - Central de Laboratórios das Engenharias.
19h até 19h30
Recepção e Credenciamento
19h30 até 20h
Atividade: A mobilidade urbana como ferramenta para sustentabilidade
Tipo: Palestra
Ministrante: Eng. Diogo Fugiwara Muchiutti
Vagas:400
20h30 até 21h
Atividade: Crescimento urbano e conservação dos fundos de vale na cidade de Bauru
Tipo: Palestra
Ministrante: Prof. Dr. Valter Luis Barbosa
Vagas:400

PERGUNTAS E DEBATE

13h30 até 17h
Atividade: DURATEX
Ministrante: Guilherme Garaveli Luciano
Local: DURATEX - Agudos
Vagas:40
17h30 até 19h
Atividade: Reciclagem de sobras de comida para fabricação de fertilizante orgânico composto
Ministrante: Eduardo Coube de Carvalho
Local: Lab. Eletrotécnica - Central de Laboratórios das Engenharias.

Atividade: Licenciamento Ambiental
Ministrante: Mayra Fernandes da Silva
Local: Lab. Ciências dos Materiais - Central de Laboratórios das Engenharias.
19h30 até 20h

Atividade: Cidades, Cerrado e Mudanças Climáticas.
Tipo: Mesa Redonda
Componentes da mesa:
1 – Dinâmica dos Ecossistemas de Cerrado
Ministrante: Prof. Dr. Osmar Cavassan
2 – Qualidade de Vida nas Cidades
Ministrante: Arq. Natacha Lamônica- SEPLAN

PERGUNTAS E DEBATE

Vagas: 400

08h até 11h
Atividade: Estação de Tratamento de Esgotos - Lençóis Paulista
Vagas: 20
Leslie Ivana Serino Castro
Possui graduação em Administração e Operação de Sistemas Fluviais pela Faculdade de Tecnologia de Jahu (2004), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela UNESP - Botucatu (2008) e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UNESP - Botucatu.

Marcelo Navarro Cardenuto
Geógrafo formado pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, pós graduado em Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente pelo SENAC e atua na Meta Ambiental – Consultoria.

Diogo Fugiwara Muchiutti
Engenheiro Ambiental – UNESP com Especialização em Avaliação Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2007). Experiência em áreas de planejamento energético, biocombustíveis, petróleo e gás.

Prof. Dr. Valter Luis Barbosa
Mestre em Planejamento Urbano e Regional – UNESP. Doutor em Ecologia e Recursos Naturais – UFSCar e atual professor das Faculdades Integradas de Bauru – FIB.

Eduardo Coube de Carvalho
Mestre em Seguros e Gestão de Riscos. Pós-Graduação em Finanças. Bacharel em Administração de Empresas. Atualmente é Diretor Geral e Fundador da Sobra Fértil.

Mayra Fernandes da Silva
Advogada, Pós Graduada em Direito Ambiental pela UNIMEP, atua nas áreas do Direito Previdenciário, Civil, Família e Consumidor, tendo se especializado em Direito Ambiental, Direito Penal e Processual Penal. Atua ainda como Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bauru/SP (COMDEMA), Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente na 21ª Subseção da OAB/SP e docente na Faculdade Anhanguera (Bauru/SP) na disciplina de Direito Ambiental.

Prof. Dr. Osmar Cavassan
Professor adjunto e livre docente – UNESP. Graduação em Licenciatura Em Ciências pela Fundação Educacional de Bauru (1972), graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Farias Brito (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela UNESP (1982), doutorado em Ecologia pela UNICAMP (1990).

Natacha Lamônica
Arquiteta da Prefeitura Municipal de Bauru e Mestra em Engenharia de Produção - UNESP – Bauru.

Responsável: Milena Rosa Lopes Lozano
Setor/área: Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
E-mail: milena.lozano@usc.br
Telefone: (14) 2107-7247