Estudantes da USC farão intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras

Letícia, Giovanna e Isabela embarcarão para os Estados Unidos no próximo mês. Ansiedade e curiosidade são as palavras de ordem para esta nova jornada

As estudantes Letícia Caroline Polônio, Giovanna Bernardino de Souza e Isabela de Aro Pontes da Universidade Sagrado Coração (USC), levam a sério o ensinamento que diz que é preciso ter experiências além da sala de aula, estudar bastante e ganhar força no currículo. As jovens embarcarão no dia 18 de março para os Estados Unidos da América em intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.

A ansiedade e a expectativa com a nova vida são palavras presentes no cotidiano das meninas que contam os dias para o início da viagem. “Sei que teremos muitos obstáculos, mas com certeza aprenderemos muito com esta nova experiência, tanto profissionalmente quanto o pessoal. Teremos que ter mais responsabilidades daqui para a frente”, diz Letícia, que está no 5º ano do curso de Farmácia e vai para a University of Wisconsin La Crosse (Universidade de Wisconsin La Crosse ).

Sentimento que é compartilhado pela futura biomédica, a bauruense Giovanna. “Quando comecei a cursar a Graduação, não precisei morar fora. Então, vai ser tudo novo e muito diferente. Estou muito ansiosa por esta experiência, pois vou conhecer outras pessoas e falar outra língua”, comenta a jovem que vai para a University of Kansas (Universidade do Kansas).

Em meio a ansiedade, correria e preparativos para o grande acontecimento que marcará suas vidas, Letícia, Giovanna e Isabela contam que tiveram total apoio da Universidade por meio do Departamento de Relações Internacionais, que auxiliou e apoiou todas as etapas do processo. “Fomos bem recebidas e contamos com todo o apoio do Departamento de Relações Internacionais aqui na USC. Em todas as etapas do processo fomos amparadas pelos funcionários e pelo diretor, o Prof. Daniel”, conta a estudante de Engenharia Química, Isabela de Aro que vai para a University of South Carolina (Universidade do Sul da Carolina).

As jovens cursarão um intensivo de inglês e disciplinas de seus respectivos cursos durante um ano e meio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Ciência sem Fronteiras e USC

A USC é uma das Universidades brasileiras conveniadas ao Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. Este importante diferencial internacional da USC proporciona oportunidades aos seus estudantes e professores.

Nas últimas chamadas de intercâmbio do programa mais de 50 mil pessoas de todo o Brasil se inscreveram para concorrer a vagas no CSF. Destes concorrentes, mais de 17 mil foram aprovados, sendo 31 deles da USC. O resultado coloca a Instituição em posição de destaque e incentivadora da internacionalização. "A USC vem alcançando destaque na área internacional, com diversos convênios, alunos em mobilidade internacional, bem como com as importantes aprovações no Ciência sem Fronteiras. Este diferencial é resultado do trabalho conjunto da Instituição, do Departamento de Relações Internacionais, dos Professores e dos estudantes", ressalta o Prof. Dr. Daniel Freire e Almeida, Diretor do Departamento de Relações Internacionais da USC.

Mais

A Instituição oferece aos seus estudantes e professores convênios e parcerias internacionais com diversas Universidades por todo o mundo.

Visite o Departamento de Relações Internacionais (4º andar do Bloco J) ou entre em contato com o Prof. Dr. Daniel Freire e Almeida (ird@usc.br - Diretor do Departamento de Relações Internacionais).

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-da-usc-farao-intercambio-pelo-programa-ciencia-sem-fronteiras