Estudantes da USC criam projeto para reocupar a área central de Bauru

A proposta, de nome "Permeios", quer resgatar significados e histórias da área, juntando o que existe hoje com algo novo

Pedro Araújo, Renato Garcia e Lucas Pamio (em pé) e Rafaela Correia, Gabriel Macorin, Marina Fracareli, Prof. Lívia Morais e Ryller Veríssimo (sentados).

Estudantes do 3º e 4º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Sagrado Coração (USC), desenvolveram neste semestre um projeto sobre a área central da cidade de Bauru. A atividade é orientada pela Prof.ª M.ª Lívia Morais e tem a participação dos estudantes Gabriel Macorin, Ryller Veríssimo, Pedro Araújo, Renato Garcia, do terceiro ano, e Lucas Pamio, Marina Frascareli, Rafaela Correia e Letícia Albano, do quarto ano.

A proposta apresentada pelos usqueanos leva o nome de "Permeios" e busca reocupar a área central de Bauru, local que engloba patrimônio histórico e cultural, por ser uma região que cresceu em torno das estações de companhias de trem que, com o tempo, deram espaço ao comércio, marcado pelo calçadão, linhas férreas sem uso, vazios urbanos com potencial de uso coletivo e regiões com pouca infraestrutura sujeitas a problemas como trânsito e inundações.

Nesse contexto, o projeto nasceu com o objetivo de resgatar significados e histórias da área de intervenção por meio de uma requalificação urbana que funde o novo com o existente e está baseada em três pilares: melhores condições de moradia; mobilidade e acesso ao trabalho; uso cultural e recreativo para todos.

Com o projeto, os estudantes participaram do Concurso Universitário Nacional de Urbanismo (Urban 21), organizado pela revista Projeto, um dos principais veículos de comunicação de arquitetura do país. Trata-se de uma atividade multidisciplinar que abrange aspectos de planejamento urbano, arquitetura, paisagismo, transporte e outros, com o objetivo de incentivar a prática do desenho urbano entre os estudantes e premiar os projetos que se destacarem na proposição de soluções que valorizem e propaguem a importância dessa disciplina para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Para o futuro, estudantes e professora pretendem continuar desenvolvendo propostas para a área central da cidade, projeto que contribui para o debate sobre o futuro da região e que está alinhado às iniciativas de revitalização de centros urbanos no panorama internacional.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-da-usc-criam-projeto-para-reocupar-a-area-central-de-bauru