Estudantes da USC apresentam projetos em Congresso

As pesquisas contribuem para setores como a Agricultura e Agropecuária

Richelly Messias, professor Gustavo Gravatim e Lucas Nogueira Richelly Messias, professor Gustavo Gravatim e Lucas Nogueira

Estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC) participaram e apresentaram trabalhos científicos no “1º Congresso Brasileiro de Microbiologia Agropecuária, Agrícola e Ambiental”, que ocorreu entre os dias 09 e 12 de maio, na cidade de Jaboticabal, SP.

A estudante de Engenharia Agronômica Richelly Caroline Messias apresentou o trabalho “Compostos fenólicos afetam a levedura durante o processo fermentativo”, no qual apontou doses de compostos fenólicos que interferem na levedura (fermento) durante o processo fermentativo para a produção de etanol, o que significa uma contribuição significativa para o setor de sucroenergético.

Lucas Conegundes Nogueira, de Engenharia Química, também apresentou seu projeto "Polímero afeta levedura durante o processo fermentativo". Nele, o estudante relata que o uso de polímero no tratamento do caldo de cana pode deixar resíduos no caldo clarificado, que depois de ser misturado com o fermento (levedura), resulta na precipitação deste micro-organismo, impedindo o contato desse com os açúcares presentes no caldo e, consequentemente, não corre a fermentação.

Richelly e Lucas realizaram os trabalhos no Laboratório de Biomassa e Bioenergia, localizado na Central de Laboratórios em Pesquisa, Ciência e Tecnologia Ambiental, sob orientação do professor Dr. Gustavo Henrique Gravatim Costa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-da-usc-apresentam-projetos-em-congresso