Encontro do Site Nhandewa foi realizado na USC

Pela segunda vez, a Universidade disponibilizou seus laboratórios de informática para os indígenas trabalharem em seu site

No dia 29 de junho, foi realizado o 2º Encontro do Site Nhandewa, nos laboratórios de informática da Universidade do Sagrado Coração (USC), sob a orientação de Juracilda Veiga. O encontro é uma iniciativa da Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a organização não governamental Kamuri.

O espaço de informática foi disponibilizado para que os indígenas Guarani Nhandewa, da aldeia Nimuendaju, pudessem realizar a manutenção do site Nhandewa, criado para que essa comunidade possa manter sua língua e seus valores, que foram sendo perdidos devido ao processo de aproximação com a sociedade brasileira. Portanto, a criação do site faz parte do esforço dos Nhandewa de manutenção da sua identidade.

A comunidade Nimuendaju foi aldeada em 1906, em Bauru, mas atualmente, pertence ao município de Avaí (SP) e engloba cerca de 100 pessoas.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.nhadewa.org

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/encontro-do-site-nhandewa-foi-realizado-na-usc