Egresso da USC é eleito o melhor dentista do mundo

Eric Franco recebeu a premiação no dia 8 de novembro pela ONG Turma do Bem, na qual realiza trabalhos voluntários desde 2009

Eric Franco durante a premiação. Foto: Léo Franco.

O egresso do curso de Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Eric Franco, foi eleito, no dia 8 de novembro, pela ONG Turma do Bem (TDB), como o “Melhor dentista do Mundo”. A premiação é um reconhecimento que a ONG realiza com sua rede de voluntários, há dez anos, homenageando o trabalho de dentistas em iniciativas que mudam realidades de pessoas que, muitas vezes, não conseguem ter acesso ao tratamento dentário.

Para o prêmio “Melhor dentista do Mundo” concorreram 16 mil dentistas voluntários espalhados pelo mundo inteiro e Eric foi o escolhido por um júri composto pela sociedade civil. “Acredito que o meu diferencial foi que além de dentista, sou professor universitário e levei para dentro da sala de aula a importância do trabalho voluntário”, comenta.

A paixão de Eric pelo voluntariado já gerou frutos dentro da própria Universidade onde trabalha com a criação do projeto Estudantes do Bem. “Os estudantes aderiram à causa e, hoje, já realizaram trabalhos voluntários que concorreram ao prêmio Estudantes do Bem, pela própria ONG”, ressalta.

Sobre sua trajetória como estudante da USC, o melhor dentista do mundo considera que foi na Instituição onde houve o pontapé inicial para fazer o bem.  “Levo na bagagem tudo que aprendi na disciplina Programas de Cidadania (hoje Sociologia da Responsabilidade Social). O trabalho que realizei na Vila Vicentina com os idosos me marcou muito. Além disso, a USC me deu o suporte necessário para a minha formação profissional”, diz.

Mais sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem foi criada pelo Dr. Fábio Bibancos que, com mais 15 colegas dentistas, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do BemEm 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP. Já atendeu mais de 58 mil jovens de baixa renda com idade entre 11 e 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica.

Eric frisa que sempre há a necessidade de dentistas voluntários em qualquer localidade do mundo e basta estar disposto a praticar ações de melhoria de vida para quem não pode pagar por um tratamento. “Nós não recebemos nada, apenas a satisfação em poder ajudar”, completa.

A página para mais informações é a http://turmadobem.org.br/br/

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/egresso-da-usc-e-eleito-o-melhor-dentista-do-mundo/?p=6429