A biomédica Juliana Moreno está em estágio de capacitação vinculado ao seu projeto de pesquisa de mestrado, em Jaú (SP)
A egressa do curso de Biomedicina da Universidade do Sagrado Coração (USC), Juliana Ribeiro do Prado Moreno, está desenvolvendo o projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), intitulado “Dosagem de inteferon gama na avaliação da imunidade celular específica para citomegalovírus em receptores de transplantes” para seu mestrado, sob orientação da Dra. Clarisse Martins Machado.
Na pesquisa da egressa, dosa-se uma quantidade de determinada proteína produzida pelo sistema imunológico dos pacientes – denominada interferon gama – que, em contato com peptídeos de citomegalovírus (CMV ou herpes vírus), produzirá uma resposta imunológica. O objetivo é medir, por meio de um estudo produzido pela empresa Oiagen, essa resposta imunológica específica para o CMV e avaliar se o estudo é capaz de identificar os pacientes que apresentam essa imunidade e, portanto, estão sob menor risco das complicações desse vírus. Espera-se assim obter uma nova ferramenta diagnóstica para ajudar no manejo clínico desses pacientes.
O estágio de capacitação é vinculado ao projeto de pesquisa e suas atividades são desenvolvidas no laboratório de Citoquímica do Hospital Amaral Carvalho em Jaú (SP), em colaboração com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo/IMT/USP.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.