Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da USC realizam atividade de integração

Estudantes e professores se reuniram, no dia 24 de fevereiro, para uma atividade de integração e boas vindas aos calouros

As atividades de integração continuam na Universidade Sagrado Coração (USC) nesse início de semestre. No dia 24 de fevereiro foi a vez dos cursos de Jornalismo, coordenado pela Prof.ª M.ª Daniela Bochembuzo e Publicidade e Propaganda, sob coordenação do Prof. M.e Vitor Brumatti. Os coordenadores, junto com uma comissão de estudantes, decidiram realizar uma atividade diferente e unir os cursos em uma gincana e um lanche comunitário.

Cerca de 350 alunos participaram da 1ª. Gincana de Comunicação da USC, realizada como forma de integrar estudantes e reforçar a identidade dos cursos de Comunicação da Instituição. A iniciativa, inédita em 16 anos dos cursos de Comunicação, foi sediada na Quadra Poliesportiva da USC e envolveu tarefas como gravar materiais em áudio no Laboratório de Rádio, fazer um autorretrato criativo no Estúdio Fotográfico e pontuar com chutes a gol, entre outras atividades.

A gincana foi aberta com um lanche comunitário, oferecido pelos veteranos aos calouros, como boas-vindas. Os estudantes ingressantes foram convidados a participar do trote solidário trazendo um livro infantil para futura doação à biblioteca de uma instituição beneficente. Ao final, os estudantes Gustavo Diccine e Isabella Lima, de Jornalismo, ministraram uma mini-oficina de forró para professores e estudantes, reforçando o clima de entrosamento e alegria.

A organização do evento começou em dezembro do ano passado. Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizaram reuniões durante as férias para preparar as atividades e o lanche. Coordenadores dos cursos de comunicação acompanharam o processo.“Foi uma atividade muito positiva e que reforçou o espírito de integração que envolve a comunicação. No mercado, publicitários, jornalistas e relações públicas trabalham juntos”, pontua o professor Vitor Pachioni Brumatti, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

A professora Daniela Pereira Bochembuzo, coordenadora do curso de Jornalismo, elogia a iniciativa dos alunos. “Foi um grande desafio em termos de logística, trabalho, envolvimento e motivação e eles mostraram que têm capacidade de realização. Todos saíram mais unidos”, avalia.

Palestra

Além da 1ª. Gincana de Comunicação, os estudantes de Jornalismo participaram de outras atividades de recepção aos calouros. No primeiro dia de aula, veteranos receberam os ingressantes nos portões da USC, os encaminharam para a sala de aula e, depois, promoveram um lanche comunitário e um show musical.

O primeiro dia incluiu, ainda, atividade de reportagens, em que veteranos entrevistaram e fotografaram os calouros. Por sua vez, os estudantes do primeiro ano tiveram de escrever redações sobre o primeiro dia de aula. Isto motivou que os estudantes se conhecessem e estabelecessem, a partir dali, laços de amizade.

O mês de recepção foi encerrado no dia 27 de fevereiro com uma acolhida realizada pelos formandos de Jornalismo e voltada aos calouros, quando puderam falar sobre suas experiências em pesquisa, ensino, extensão, premiações e AACCs, incentivando-os a aproveitar todas as potencialidades do curso e da USC.

A estudante Nayara Assis, do terceiro ano de Jornalismo e que está em intercâmbio pela USC na cidade de Furletton, na Califórnia, mandou um vídeo com um recado aos calouros, convidando-os a conhecer os intercâmbios disponíveis no Departamento de Relações Internacionais da USC e falando de sua experiência.

Em seguida, formandos e calouros se uniram aos demais estudantes do curso para assistir à palestra “Jornalista, um contador de histórias”, com a presença dos jornalistas Rose Araújo (Editora Alto Astral), Giuliano Tamura (TV Tem) e Wagner Carvalho, egresso do curso de Jornalismo da USC e hoje correspondente do portal UOL/Folha de S. Paulo. A atividade foi bastante elogiada pelos estudantes.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/cursos-de-jornalismo-e-publicidade-e-propaganda-da-usc-realizam-atividade-de-integracao/?p=6429