Curso de Relações Internacionais realizou Cimeira do Conselho Europeu

A atividade simulou os principais comitês internacionais, com propostas e debates de questões da agenda internacional

No dia 27 de maio, foi realizada a terceira edição da Cimeira do Conselho Europeu, na Universidade do Sagrado Coração (USC). O evento contou com simulações dos principais comitês internacionais e participação dos estudantes do 5º semestre do curso de Relações Internacionais, matriculados na disciplina “Direito Comunitário e da Integração”.

A Cimeira tem como objetivo reproduzir a realidade das reuniões do Conselho Europeu, que constitui o órgão político mais elevado da União Européia e é composto pelos chefes de Estado e/ou de governo de cada país membro. A simulação da atividade é dividida em quatro etapas, com apresentações de “propostas de resolução”, “debates moderado” e “perguntas e respostas”, sugestões de alterações nas propostas dos demais membros e, por fim, a votação das propostas. No encerramento da sessão, a presidente – responsável por coordenar todo o comitê – apresenta a resolução final com as propostas aprovadas.

O evento é uma oportunidade para os estudantes aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula, assumindo diferentes papéis para interagir nesse cenário baseado nos específicos que cada estudante assume ao representar um dos países membros da União. A atividade também proporciona o desenvolvimento de habilidades como oratória, negociação e persuasão, bem como fomenta o debate de questões de relevo da agenda internacional contemporânea, a exemplo do tema: “medidas antiterrorismo e controle de fronteiras”, debatido no evento.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/curso-de-relacoes-internacionais-realizou-cimeira-do-conselho-europeu/?p=7576