Como escolher a profissão certa ?

Confira algumas dicas que vão te ajudar a passar por esta importante fase da vida

Como escolher a profissão certa  é uma das mais importantes decisões que tomamos na vida. Neste momento de dúvidas, o mais indicado é tentar resolver primeiramente qual área você possui mais afinidade: Exatas, Humanas, Saúde, Sociais Aplicadas e depois dar uma olhada nos cursos relacionados a elas. Elas parecem um bicho de sete cabeças só de falar, mas podem ser tão simples e fáceis de entender quando o foco passa a ser somente um: como escolher a melhor profissão para mim?

Se você está nessa fase, podemos te ajudar e muito. Seja bem-vindo ao mundo dos adultos, avance a próxima casa e corra para a vitória com algumas dicas práticas que listamos abaixo, feitas especialmente para você:

Informação

Se informar sobre profissões e carreiras é o primeiro passo. Seja curioso, pergunte a profissionais que já estão há muito tempo no mercado de trabalho, para que eles possam falar um pouco de como é o dia a dia da profissão e quais são as suas principais atividades. Procure saber de todas as profissões que você está em dúvida, pois assim fica mais fácil fazer a escolha certa.

Calma

Não se desespere na hora de escolher. Fazer as coisas com calma é o mais indicado quando estamos prestes a tomar uma decisão muito importante. Analise bem cada uma das carreiras. Pesquise cada uma das carreiras em um tempo que você tenha livre e esteja descansado.

Reconheça a si mesmo

Durante o seu tempo livre, liste quais são as suas atividades preferidas, os tipos de filmes que você mais gosta, os assuntos que mais gosta de conversar e as suas principais qualidades. Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te deixam constrangido e também quais são os seus principais defeitos. Tudo isto vai te ajudar muito na hora de descobrir as suas afinidades para a carreira.

Conheça a Universidade

Procure conversar com professores e estudantes que já estão na Universidade há um bom tempo. Eles poderão explicar melhor para você como funciona o curso e o que você vai estudar durante sua Graduação.

Escolher a profissão não é o fim do mundo

Não pense que tudo vai acabar e você não terá mais tempo para escolher a profissão. Esta é mais uma fase da vida que está apenas começando, tenha objetivos e metas traçados para auxiliar neste momento. O ideal é elaborar uma planilha com o resumo das atividades para serem feitas durante cada dia antes de escolher uma profissão. Você pode descrever o que fará em todos os dias da semana com horários pré-determinados.

Escute sempre o seu coração

Não se deixe levar pela opinião de amigos. Escute sempre o que o seu coração diz. O mais importante é ser e estar feliz com a profissão e a carreira que escolher.

Vestibular 2015 é na USC!

A USC está com as inscrições abertas para o Vestibular 2015, que será realizado no dia 01 de novembro (sábado). Acesse: www.usc.br. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento pelo telefone (14) 2107-7000 ou pelo email centraldeatendimento@usc.br. A Central de Atendimento do Vestibular 2015 funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 11h. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru – SP.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/comoescolheraprofissaocerta/?p=4909