Clínica de Fisioterapia da USC promoverá programa de exercícios aquáticos

O programa é fruto da pesquisa de Mestrado do fisioterapeuta Guilherme Eleutério Alcalde; Idosos de ambos os sexos com mais de 60 anos e que tenham o diagnóstico de artrose de joelho podem participar

Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca e o estudante Guilherme Eleutério Alcalde que comandarão o projeto

O egresso do curso de Fisioterapia da Universidade Sagrado Coração (USC), Guilherme Eleutério Alcalde, atualmente estudante do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade, desenvolverá por meio de programa de exercícios aquáticos seu projeto intitulado: “Efetividade da fisioterapia aquática na percepção da dor, capacidade funcional, flexibilidade e qualidade de vida de idosos com osteoartrose de joelho: ensaio clínico randomizado”, sob orientação do Prof.º  Dr. Eduardo Aguilar Arca.

Para a realização da pesquisa de Guilherme estão sendo realizadas seleção e avaliação de voluntários para participação do programa, em que se avaliam a intensidade de dor no joelho, funcionalidade, flexibilidade e qualidade de vida dos participantes por meio de testes e questionários específicos. Após a avaliação e seleção dos participantes, em agosto está previsto o início do programa de exercícios aquáticos na Clínica de Fisioterapia da Universidade.

O programa consistirá de exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e coordenação, sendo realizado três vezes por semana, durante três meses e duração de 40 minutos por dia. Após esse período, todos os participantes serão reavaliados.

Não haverá nenhum custo financeiro para os participantes, sendo que os mesmos poderão desistir a qualquer momento da pesquisa, que tem como público alvo os idosos de ambos os sexos com mais de 60 anos e que tenham o diagnóstico de artrose de joelho.

Serviço

Informações e inscrições pelo telefone (14)2107-7199 ou e-mail: geafisio@hotmail.com.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/clinica-de-fisioterapia-da-usc-promovera-programa-de-exercicios-aquaticos/?p=7576