Cacique formado pela USC é o primeiro do Estado de São Paulo em sua área

Edenilson Sebastião concluiu o curso de Geografia neste ano e quer contribuir na formação dos jovens de sua aldeia, a Kopenoty, localizada na Terra Indígena de Araribá em Avaí (SP)

A Universidade do Sagrado Coração (USC) teve entre seus formandos, neste ano de 2016, o cacique Edenilson Sebastião. A formatura rende a ele o título de primeiro cacique formado em Geografia do Estado de São Paulo.

Chicão Terena, como é conhecido, tem 43 anos, é casado com a índia terena Danieli Lulu Lucas e tem uma filha de seis anos, a Mirella. Nasceu e mora até hoje na Aldeia Kopenoty – Terra Indígena de Araribá, localizada no município de Avaí (SP). Para ele, concluir um curso de graduação é a oportunidade de poder contribuir na formação dos jovens de sua aldeia. “Quero trazer à tona a discussão sobre os principais conceitos e definições clássicas da Geografia, inserindo elementos sobre o principal agente de todo o processo geográfico, que é o homem”, diz.

O cacique também conta que escolheu a Geografia, curso que existiu na USC até o ano de 2014, pois seu desejo é conhecer e respeitar o espaço geográfico de ocupação dos povos indígenas. “Quero entender como, nas diversas regiões do Brasil, ocorreram as transformações ao longo do tempo, o contato com a civilização e os processos históricos de ocupação territorial. Eu já tinha afinidade com a área e o curso também me proporcionou a oportunidade de ser um professor indígena na minha comunidade”, ressalta.

Sobre o título de primeiro cacique formando na área no Estado, Edenilson reconhece a importância do projeto de extensão da USC, Identidade Araribá, que proporciona que estudantes indígenas possam realizar um curso de graduação. “Nunca imaginei que as portas da Universidade pudessem ser abertas para mim. Pude conhecer a Geografia que é muito mais que uma ciência, me permitiu opinar, transmitir e trocar ideias, em qualquer ocasião, com segurança, senso crítico e liberdade”, completa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/cacique-formado-pela-usc-e-o-primeiro-do-estado-de-sao-paulo-em-sua-area