Facebook Pixel Fallback

ARARIBÁ - Território e Etnicidade




O evento

A Mesa Redonda terá como foco o tema da ETNICIDADE, resgatando o significado cultural das etnias Kaingang, Terena e Guarani Nhandewa que constituem o território de Araribá. Também serão abordados temas como o preconceito étnico e cultural e sobre questões relativas ao TERRITÓRIO e a TERRITORIALIDADE INDÍGENA (inclusive jurídicas, com implicações nacionais e internacionais).

Desenvolveremos o debate com a presença de professores pesquisadores, juristas, lideranças tribais, indigenistas e profissionais relacionados com a questão indígena em nossa região.

Período

14 / Junho / 2021

* Data limite para inscrições: 11/06/2021


Programação

MESA REDONDA: ARARIBÁ - ETNICIDADE E TERRITÓRIO - DIÁLOGOS SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL E OS DIREITOS INDÍGENAS

Palestrantes:
Leila Gasperazzo Ignatius Grassi -
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2009), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2004), Especialista em Didática Aplicada ao Ensino Superior pela Universidade do Sagrado Coração - USC, Bauru, SP (1995), graduada em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Bacharel em Desenho Industrial - (1975) e em Educação Artística - licenciatura - pela Faculdade de Educação São Luiz (1983). Professora desde 1977 lecionou durante 15 anos no Ensino Fundamental e 10 anos no Ensino Superior. Desde 2011 leciona - como professora convidada - no programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade do Sagrado Coração USC, Bauru, SP. Fez parte do grupo de pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação, cadastrado na Plataforma Lattes. Dedica-se também a escrever livros tendo um deles publicado em 2006 (Educação e Folclore), outro em 2012 (Arari´wa:escola na mata), um terceiro já registrado na Biblioteca Nacional (Como não enlouquecer fazendo pós-graduação) e uma coleção infantil sobre cultura brasileira com dez volumes em processo de ilustração. Brincadeiras tradicionais do Brasil é o tema do livro que está em processo de finalização e correção. Participa de eventos palestrando sobre antropologia cultural, cultura brasileira, indígenas brasileiros e a educação escolar indígena.
Roberto Lemos dos Santos Filho - Juiz Federal Titular da 5a Vara Criminal de Santos-SP. Dourando e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos. Pós graduado em Antropologia pela USC-Bauru. Foi Juiz de Direito em Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos sobre Povos Originários do Conselho Nacional de Justiça-CNJ.
Márcio Oliveira de Castro Coelho - Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1984). Atuou como Indigenista no período de 1985 a 1995 pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI. Atualmente trabalha na Secretaria de Educação de São Paulo. Licenciado em História pela Universidade Sagrado Coração - USC. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração - USC (2010). Mestre em Antropologia Social (2016) pelo PPGAS da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente, Doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSCar. A partir da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório no currículo escolar o ensino da história e da cultura dos diferentes povos indígenas brasileiros, tem desenvolvido desde 2009 um projeto denominado "Brasil Indígena: conhecendo os povos indígenas no Brasil". Atuando principalmente na área de política indigenista, educação escolar indígena e etnologia indígena.
Tiago Nhandewa - Professor e Pesquisador Indígena da etnia Guarani-Nhandewa. Reside na Aldeia Tereguá. Formado em Pedagogia Intercultural pela USP, Pedagogia convencional e Especialização em Antropologia pela UNISAGRADO, Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS da USP e Pesquisador do Centro de estudos Ameríndios (CEstA) também da USP. Conselheiro de Cultura Municipal. Membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo. Autor do livro: "Quando eu caçava Tatu e outros bichos", além da participação em sete livros de autoria coletiva.

Data: 14/06/2021
Horário - Das 19 às 22h15
Local: Transmissão Youtube Canal Unisagrado - Clique Aqui!


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Transmissão pelo Canal do UNISAGRADO, no Youtube. Clique Aqui!

Contato

Dr. Antonio Walter Ribeiro De Barros Junior
E-mail: awalterjunior@gmail.com

Mais informações:

Central de Eventos
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/arariba-territorio-e-etnicidade



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro