Alexandre Ventura fala sobre o papel do professor no 5º SILE da USC

O professor da Universidade de Aveiro (Portugal) ministrará a conferência de encerramento do evento que será realizado na Instituição entre os dias 14 e 16 de maio

Alexandre Ventura, professor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro em Portugal (PT), é o novo palestrante do 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE), que será realizado entre os dias 14 a 16 de maio na Universidade Sagrado Coração (USC). Ventura ministrará a conferência de encerramento de tema “Nada substitui um bom professor”, das 8h às 10h, no dia 16 de maio (sábado), no Auditório João Paulo II com transmissão simultânea para o Auditório Clélia Merloni, ambos no Bloco J da Universidade.

A participação especial de Alexandre Ventura no 5º SILE se dá por sua extensa contribuição na área da educação, ministrando dezenas de palestras em 20 países e desenvolvendo pesquisas nos domínios da inspeção, avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, coaching, cursinhos, indisciplina e bullying. Ventura também já exerceu cargos como o de Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação, todos em Portugal.

Para Ventura, o papel do professor na educação é o de orquestrador das aprendizagens dos estudantes. “O professor deve concentrar a essência das suas energias na promoção das melhores oportunidades de desenvolvimento cognitivo dos estudantes, adequando o seu processo de ensino, tanto quanto possível, às características dessas pessoas”, comenta.

O pesquisador ainda pondera que, com o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento, o professor receberá ainda mais destaque na vivência do estudante. “O professor deixou de ser repositório de dados e conhecimentos. Ele pode e deve fazer a diferença é ao nível das competências de pesquisa e seleção da informação, da promoção de competências estruturantes da personalidade e da ação social e profissional dos estudantes. O bom professor define-se essencialmente pela sua capacidade em fazer aprender conteúdos ou desenvolver competências dos estudantes”, diz.

Mais sobre o 5º SILE!

O Simpósio Internacional de Linguagens Educativas envolve a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, provocando debates em torno da educação, que vai desde a educação básica até o ensino superior, assim como os processos educativos em ambientes não-formais . Durante o evento serão oferecidas nove palestras nacionais, 15 oficinas e duas palestras internacionais. O primeiro dia de evento, 14 de maio, conta com a conferência de abertura ministrada pela Prof.ª Dra. Daniela Melaré Vieira Barros da Universidade Aberta, de Portugal, que falará sobre “Novos cenários para as práticas educativas: tecnologia e inovação”.  Durante o dia 15, o evento recebe outros renomados nomes, como Daniel Igarashi da Cruz, Diretor da MStech; Prof. Esp. Carlos Piatto, Diretor dos Sistemas de ensino SER e MaXI; Mário Ghio Junio, CEO da Abril Educação; Prof. M.e  Celso Antunes, educador e escritor e Tonia Casarin, Diretora do projeto “O Líder em mim”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/alexandre-ventura-fala-sobre-o-papel-professor-5o-sile-da-usc/?p=7576