A Lógica do Cuidado como Caminho para a Felicidade

O evento

Vamos discutir sobre o sentido da vida? O que mais vale a pena senão a própria vida? A vida é um dom que requer compromisso. O homem vive buscando encontrar quietude para a sua vontade natural de felicidade, mas essa vontade, longe de ser saciada apenas em si mesmo, requer encontro, diálogo e compromisso com o outro. A proposta da Campanha da Fraternidade de 2020, consiste em sermos "pontes" e não "muros", compreendendo que a nossa existência ganha sentido quando nos abrimos ao cuidado com os outros, afastamos a indiferença que gera ódio e violência e nos responsabilizamos pela pessoa do outro. Diante de tantos discursos extremistas, surge a proposta de reflexão: cuidando de si e dos outros é que trilhamos para a felicidade.

09/Março/2020

* Data limite para inscrições: 06/03/2020

Programação

Palestra: Campanha da Fraternidade: A lógica do cuidado como caminho para a felicidade
Palestrantes: Dr. Thiago Calçado - Professor Pesquisador do Programa de Pós-Doutorado em História Cultural da UNICAMP, Professor de Tempo Parcial do Curso de Medicina da UNOESTE. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista de Marília (2009), Graduado em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente, Graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, Graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru. Atualmente é professor convidado da pós-graduação em Educação Sexual da UNISAL - São Paulo, membro do grupo de pesquisa Michel Foucault da PUC/SP, do GT Ética e Filosofia Política da ANPOF, do Grupo de Pesquisa em História Cultural da Unicamp. Ministrou as seguintes disciplinas: Antropologia Filosófica, Ética, Filosofia Política, Filosofia da Educação, Filosofia da Religião, Filosofia da Tecnologia. Pesquisa temas como: Filosofia da Educação, Instituição e Poder, Políticas Públicas e Fundamentos Políticos e Sociais Brasileiros.
Dr. José Ricardo Lopes Garcia - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É doutor em Psicologia Clínica de orientação psicanalítica pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Atualmente é psicólogo no Instituto Lauro de Souza Lima, professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), professor titular da Universidade Católica Salesiano Auxilium, e Membro da Associação Bras. de Psic. da Saúde e Hospitalar. Atuação em clínica privada de orientação psicanalítica. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Psicanálise, Subjetividade, Psicologia Hospitalar, Dermatologia, Hanseníase e Oncologia.

Data: 09/03/2020
Local: Auditório Clélia Merloni

Palestra: A lógica do cuidado como caminho para a felicidade

Data: 09/03/2020