A beleza dos Ipês na USC

Mais de 100 pés de Ipês roubaram a cena na Universidade na última semana. Espetáculo promovido pela natureza para estudantes, professores, funcionários, Irmãs Apóstolas e visitantes

Quem frequentou o câmpus da Universidade do Sagrado Coração (USC) na última semana pôde notar e apreciar os magníficos Ipês da Instituição. Um verdadeiro espetáculo da natureza que trouxe mais alegria e completou a beleza dos reconhecidos jardins da USC, espalhados por toda a Universidade e que fazem com que estudantes, professores, funcionários, Irmãs Apóstolas e visitantes sintam-se em casa.

Pertencente à família Bignoniaceae, os Ipês estão distribuídos amplamente nas matas tropicais com floração de maio a outubro, sendo mais comum nos meses de julho, agosto e setembro. Para a floração não há uma regra, mas geralmente florescem primeiro os amarelos, depois os rosas e por fim os brancos. “O florescimento dos Ipês é influenciado por vários fatores: chuvas no inverno, oscilações das temperaturas, período de luz durante o dia, fertilidade do solo, entre outros. Neste ano, talvez em função do nosso inverno não ter sido muito seco e, também, com temperaturas elevadas em alguns dias, os Ipês floresceram”, comenta o Prof. M.e Dorival José Coral, do curso de Ciências Biológicas.

O professor ainda conta que na Universidade existem 181 pés de Ipês, de acordo com um levantamento realizado por estudantes do curso de Ciências Biológicas em 2013. “Eles (os Ipês) estão distribuídos nas cores Branco, Roxo e Amarelo”, completa Dorival.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/a-beleza-dos-ipes-na-usc/?p=6429