Facebook Pixel Fallback

IX Jornada de Arquitetura e Urbanismo / Charrette




O evento

IX Jornada de Arquitetura e Urbanismo propõe este ano uma abordagem diferente das atividades já realizadas pelo curso.  Neste ano a IX Jornada objetiva integrar os estudantes de todos os anos dos curso em uma atividade interdisciplinar recheada de desafios, pesquisa, discussão e muito projeto! Iremos realizar, pela primeira vez, o Projeto Charrette do Unisagrado.

De acordo com MIKAI, 2014, a origem do termo Charrette Design surgiu na École des Beaux Arts de Paris no século XIX. O processo era iniciado com o enunciado de um problema e, num prazo pré-determinado, os professores coletavam os desenhos finais para críticas do júri num carrinho (charrette), enquanto os estudantes freneticamente executavam a finalização de seus trabalhos.

A metodologia Charrette consiste numa oficina de trabalho, de vários dias, com ênfase em projeto e planejamento colaborativo, que, através de palestras com convidados externos (profissionais da área /funcionários da Prefeitura Municipal de Bauru), e atendimentos com professores da casa, resultará  no desenvolvimento da proposta.  Tais atendimentos têm o intuito colaborar com o fomento e evolução do projeto a ser desenvolvido pelos grupos de trabalho. Os grupos de trabalho serão  compostos por todos os estudantes do curso e este será apresentado ao grande público, no último dia da IX Jornada. O projeto colaborativo, desenvolvido pelos grupos de trabalho será composto por estudantes de diferentes períodos do curso e evolui de acordo com a dinâmica do processo. Segundo MIKAI, 2014, o Charrette Design tem sido muito aplicado no  desenvolvimento de projetos de diversas escalas no campo da arquitetura e do planejamento.

Período

08 a 12 / Maio / 2023

* Data limite para inscrições: 04/05/2023


Programação

Palestra: Apresentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Palestra Urbanismo Tático
Palestrantes:
Egressos convidados
Fabiana Aparecida Trevisan de Lima - Pós Graduação: Planejamento Urbano e a Arquitetura – Faculdade Metropolitana, abril 2023; Pós Graduação: Gestão em Processos Gerenciais – Faculdade Anhanguera, dezembro 2016; Ensino Superior: Tecnólogo em Processos Gerenciais – Faculdade Anhanguera - 2007. Atua na Prefeitura Municipal de Bauru desde 1994. Membro atuante na coordenação e desenvolvimento das atividades do Plano Diretor Participativo de 2008, Revisão do Plano Diretor de Bauru em 2019/2020, Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (1º), Plano Municipal de Mobilidade (de 2010 a 2020), Comissão Organizadora da 2ª Etapa do Plano Diretor de Bauru.

Horário: Das 19h às 21h
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

Palestra: Mobilidade e Acessibilidade Universal
Palestrantes:
Ellen Beatriz Santos Fonseca de Castro - Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp - Campus de Bauru, com Pesquisa intitulada "GENOCÍDIO VELADO: Trajetória da EFNOB e perspectivas para o patrimônio industrial ferroviário" que traz a história e o surgimento do Patrimônio Ferroviário de Bauru, relacionando sua importância no surgimento e evolução da cidade, considerando aspectos socioeconomicos, simbólicos e de identidade e memória; Pós-graduada/MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades [2015]; Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp - Campus de Bauru [2003], e em Educação Artística - Habiltação em Artes Plásticas, pela mesma universidade [2010]; Atua como Arquiteta Urbanista no Setor Público [Prefeitura Municipal de Bauru - desde Julho/2009].

Horário: Das 19h às 20h30
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

Orientação: de Projetos
Palestrantes:
Eraldo Francisco da Rocha - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração e arquiteto - Escritório de Arquitetura Eraldo Rocha. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, deficientes físicos e barreiras arquitetônicas.
Erica Lemos Gulinelli - Doutoranda em Arquitetura, Urbanismo e Território na Pontifícia Universidade Católica - PUC-Campinas, na linha de pesquisa Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa "Teoria História e Projeto" pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2016). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Pós-graduada no Curso de Gestão Ambiental, pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP com seguinte projeto: Análise do desenho do parcelamento rural na região de Bauru: compreendendo o período entre o final do século XIX e início do século XX. Também bolsista PROEX no Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Habitação de Interesse Social- ARQHAB. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNISAGRADO - Centro Universitário Sagrado Coração.
Fabiana Padilha Montanheiro - Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2016). Foi bolsista pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Estado de São Paulo, com o projeto: Percepção Térmica de Idosos. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda - Ribeirão Preto (1996). Atualmente é docente da graduação e pós graduação no Centro de Ciências Exatas Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO e da pós graduação no curso de Arquitetura e Engenharia no módulo Gerenciamento de Obras e Qualidade na Construção Civil do Instituto Toledo de Ensino - UNITOLEDO. Atuando principalmente nos temas de Planejamento Urbano e Regional, Drenagem Urbana, Avaliação pós ocupação, Arquitetura de interiores, Edificações, Eficiência Energética e Sustentabilidade e, Conforto Ambiental com ênfase em conforto térmico e Acústico, sensação térmica e PMV (Predicted Mean Vote). Possui experiência profissional em Arquitetura e Urbanismo, com projetos na área de mobilidade, acessibilidade, execução e fiscalização de edificações de alta densidade. Além de membro do Núcleo de Pesquisa em Conforto Ambiental: NUCAM.
Giovana Innocenti Strabeli - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia e Estruturas pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professor da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: residencial, comercial e institucional.
Glória Lucía Rodríguez Correia de Arruda - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração, UNISAGRADO, em Bauru (SP). Pesquisadora e co-lider no grupo de pesquisa: Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação (INISAGRADO). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, morfologia, percepção e identidade urbana, ensino de arquitetura, composição e linguagem, mobiliário brasileiro, neuroarquitetura.
Lilian Masumie Nakashima - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e Doutorado no curso de "Dottorato di Ricerca in Storia dell'Architettura e dell'Urbanistica" - Università IUAV di Venezia, Italia (2005). Ensinou, como professor substituto, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru - SP (1999-2000). Operou sobretudo nas áreas de Historia da Arquitetura, Historia do Urbanismo, Historia Renascimental e Barroca em Roma, princípios de estética, teoria da arquitetura e do urbanismo. Colaborou por oito anos com Carmassi Studio di Architettura, (2006 - 2013), atuando principalmente nos seguintes campos: - pesquisa sobre restauro de edifícios antigos e de estruturas museais, - colaboração didática à atividade universitária do Prof. Arq. Massimo Carmassi, - projeto arquitetônico, projeto em escala urbana, projeto de museus, - curadoria de publicações atinentes à produção arquitetônica do escritório, e à atividade didática do Prof. Carmassi, - catalogação e arquivamento de grande parte do acervo de slides e fotografias (cerca 300.000 unidades) de arquitetura do prof. Carmassi, sobretudo nos temas do Restauro de Museus (cerca 12.000 unidades) e das viagens de estudo. - organização e catalogação de volumes da biblioteca de arquitetura privada do escritório (cerca 10.000 volumes). - organização e gestão completa (desde 2009) do material iconográfico relativo aos projetos arquitetónicos, urbanísticos e de restauro do escritório (desenhos e fotografias) no que concerne publicações de diversos tipos, bem como do vasto arquivo digitalizado (fotos pessoais e acervo de imagens reproduzidas) utilizado pelo prof. Carmassi na sua atividade didática (aulas, seminários, conferências). - gestão de diversos aspectos burocráticos e técnicos referentes ao trabalho presente e transcurso do escritório de arquitetura, sobretudo em ocasião de concursos de arquitetura. Participou, em 2010, como colaboradora externa ao projeto arquitetónico no concurso a convites para o M9 - Museo del Novecento, em Veneza Mestre, patrocinado pela Fondazione di Venezia, cujos cinco projetos concorrentes foram exibidos no Padiglione M9 da Biennale di Architettura di Venezia 2010. O projeto foi publicado em diversas revistas italianas e internacionais, como Casabella, Bauwelt e no próprio Catalogo da Biennale 2010. Em 2012 participou como colaboradora ao projeto no concurso a convites para o Padiglione Italia da Biennale di Architettura di Venezia 2012. Desde agosto de 2014 ensina no curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração, Bauru - SP.
Renan Amauri Guaranha Rinaldi - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Trabalha como profissional autônomo e em escritórios de arquitetura e construtoras desde 2007, e neste momento colabora no escritório LF Estúdio em Bauru. Atuou como coordenador auxiliar do curso de Arquitetura e Urbanismo da USC, e atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, materiais para construção, projeto urbano e história urbana.
Roberval Bráz Padovan - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP - Bauru, (1992); Mestrado em Desenho Industrial com ênfase em Projeto do Produto - UNESP - Bauru, (2010); Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho (2012) e curso de Nível Técnico em Edificações - CTI - UNESP - Bauru, (1983). Tem experiência e atua no desenvolvimento de trabalhos na área de projetos de arquitetura, planejamento, acompanhamento e execução de obras públicas e particulares. Na área acadêmica atua como docente nos cursos de Arquitetura Urbanismo e Engenharia Civil no UNISAGRADO - Centro Universitário Sagrado Coração.
Tatiana Ribeiro de Carvalho - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2002), especialização em Iluminação, Ergonomia e Paisagismo de Interiores ( 2021) pelo Centro Universitário Sagrado Coração e mestrado em Buit Environment - London South Bank University ( 2010), validado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG). É coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - e docente na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, no UNISAGRADO. Atua principalmente nos seguintes temas: equipamento urbano, área histórica e planejamento urbano e Regional
Vítor Locilento Sanches - Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Sagrado Coração em Bauru-SP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2015 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo (2011 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Graduação Sanduíche na Leuphana Universität Lüneburg (2009), Alemanha, com financiamento UNIBRAL (CAPES/DAAD). Pesquisa de mestrado vinculada ao grupo Nomads.usp com o título: "ACORDOS E ACORDES: espaços híbridos, música e meios digitais", orientada pelo Prof. Assoc. Dr. Marcelo Tramontano (coordenador do grupo). Editor-convidado da 8ª edição da revista V!RUS, do Nomads.usp, e colaborador nas demais edições (revisão, tradução e parecer). Atua como Arquiteto na Prefeitura do Campus USP de Bauru desde junho de 2013. No escritório participa da elaboração de projetos, análise e aprovação de projetos contratados e acompanhamento de obras. Foi Chefe Técnico da Divisão de Manutenção e Operação de 2018 a 2021 e atualmente é Chefe Técnico da Divisão do Espaço Físico. Interessado na área de projetos arquitetônicos e de design, com a integração de meios digitais no processo e no produto por meio de tecnologias como: BIM, fabricação digital (CAD-CAM), design paramétrico, realidade aumentada, entre outras possibilidade contemporâneas.

Horário: Das 19h às 22h15
Local: UNISAGRADO
Vagas: 400


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Aberto para todos os públicos.

Contato

Tatiana Ribeiro de Carvalho
E-mail: tatiana.carvalho@unisagrado.edu.br 

Mais informações:

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
Email: centraldeeventos@unisagrado.edu.br 
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/9-jornada-arquitetura-e-urbanismo-charrette



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro