Facebook Pixel Fallback

9º Encontro de Pesquisa em História: Saberes e Resistências




O evento

O 9º Encontro Pesquisa em História é um dos principais eventos do curso de História do UNISAGRADO. O tema escolhido este ano é "Saberes e Resistências" que possibilita o diálogo sobre a circulação e produção do conhecimento científico e histórico. O evento será um momento para discutirmos retrocessos políticos, sociais e econômicos, assim como as lutas e resistências dos povos indígenas e afrodescendentes nos últimos anos. Na programação do evento teremos palestras, minicursos, simpósios temáticos e apresentações de trabalhos.

Período

06 a 09 / Dezembro / 2021

* Data limite para inscrições: 01/12/2021


Programação

Palestra: Trajetórias, formação e participação no movimento indígena
Me. Tiago de Oliveira - Tiago Nhandewa, etnia Guarani-Nhandewa. Reside na Aldeia Tereguá. Formado em Pedagogia Intercultural pela USP, Pedagogia convencional e Especialização em Antropologia pela UNISAGRADO, Mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS da USP e Pesquisador do Centro de estudos Ameríndios (CEstA) também da USP. Conselheiro de Cultura Municipal. Membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo. Autor do livro: "Quando eu caçava Tatu e outros bichos", além da participação em sete livros de autoria coletiva.
Mediador: Prof. Me. Fábio Paride Pallotta - Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989) e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1982). É especialista em Educação Escolar pela FAAP-INTEGRALE(maio de 2003-abril de 2005) e mestre em História Cultural na UNESP/Assis (2005-2008). Foi presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru que atualmente se encontra desativada. Foi membro do CODEPAC-Bauru (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru), órgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo. É professor do curso de História do Centro Universitário Sagrado Coração - UINSAGRADO - Bauru-SP. Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru - Estado de São Paulo. É membro Federação Internacional de História Pública ( IFPH-FIHP - The International Federation for Public History ), do Comite Internacional para a preservação do Patrimônio Industrial - TICCIH e do Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial - TICCIH-Brasil.

Horário: 19h30 às 22h00
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO - Clique aqui!

Minicurso: Imprensa e Cultura Política: Teorias e Metodologias para Pesquisa historiográfica
Me. Vinicius Sales Barbosa - Mestrando em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis), na linha de pesquisa Política: Ações e Representações. Graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC, Bauru-SP) e especialista em História, Cultura e Poder pelo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa Imprensa, Ciências e Saúde certificado pelo CNPq. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), mais especificamente no papel da imprensa alternativa e dos movimentos cinematográficos do período. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil).
Mediadora: Prof.ª Dra. Flávia Santos Arielo - Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.


Horário: 16h30 às 18h30
Local: Plataforma TEAMS - Exclusivo Público UNISAGRADO


Palestra: Nosso Lugar de fala: professores negros e compromisso antirracista
Palestrantes:
Dra. Andressa de Souza Ugaya - Graduação (1999), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Lecionou nas universidades Cidade de São Paulo, Cruzeiro do Sul e Nove de Julho atuando nas seguintes subáreas: Ginástica (geral, rítmica, artística); Atividades Rítmicas e Expressivas; Ritmo e Movimento; Dança; Educação Física Infantil e Estágio Supervisionado. Atualmente é docente do departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e responsável pelas disciplinas Dança; Práticas formativas em dança; Atividades Rítmicas; Práticas formativas em atividades rítmicas e Diversidade lúdica na escola. Na pós-graduação está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integra o Programa de Educação para o Trabalho (PET) Saúde - Interprofissionalidade como tutora bolsista (2019-2021). Coordena o Laboratório de Corporeidade, Cultura e Arte (LACCA), o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas da Cultura Popular "Pavio de Candieiro" e o Grupo de Trabalho do Núcleo Negro Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE) no campus de Bauru. Co-fundadora do Coletivo Rodamundo de danças circulares e integrante do grupo "Batuque das Maria". É participante da Associação Brasileira dos/das Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Na data de 31/08/2018, em um parto natural domiciliar, se tornou mãe do Acauã Ugaya Pedro, por quem tem se dedicado com amor e cuidado.
Ma. Sebastiana de Fátima Gomes - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (UNESP - Bauru) onde participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Ideologia na Zona Básica da Educação Urbana e Rural (GEPERU) - Unesp/. Participa também do Núcleo Negro de Pesquisa e extensão (NUPE) da UNESP de Bauru. Possui especialização em Gestão ambiental pela Faculdade de Agudos (FAAG)Possui graduação em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração (1990) e Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, geografia, educação e educação étnico-racial. Atualmente é professora efetiva de Geografia da Secretaria Estadual de Educação de SP. Atua também como professora da FAAG - Faculdade de Agudos onde leciona a disciplina de Metodologia do Ensino em História e Geografia no curso de Pedagogia. É autora da disciplina de Geografia do material Inovar do projeto Brasil- Angola. Pesquisa, elabora e desenvolve projetos didáticos para implementação da Lei 10.639/03. Desenvolve palestras e cursos para educação antirracista.
Mediadora: Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa - Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Cultura Popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, grafites, literatura e educação.

Horário: 19h30 às 22h
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO - Clique aqui!

Apresentações Orais: Saberes e Resistências
Palestrantes:
Prof.ª Dra. Angélica Pall Oriani - Pós-Doutora em Educação pela FFC-UNESP-Marília (2020). Pós-Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018). Doutora e Mestre em Educação pela FFC-Unesp-Marília. Formada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil (2007) e em Administração Escolar para a Educação Básica (2008) pela mesma faculdade. Atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração de Jesus em Bauru, professora em cursos de licenciatura nessa instituição e coordenadora do subprojeto do Pibid de Pedagogia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e Formação de Professores: Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores (GEPAEFE).
Prof. Dr. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli - Professor de Relações Internacionais no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, e coordenador da disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social. Pós-Doutorando no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015, com doutorado-saunduíche na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2011. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2008, e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), no ano de 2017. Membro do Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford em 2014. Desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e política externa no Brasil e no Chile, além de temáticas vinculadas às relações internacionais, ao Direito, à cidadania, à responsabilidade social e à educação.
Prof. Me. Fábio Paride Pallotta - Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989) e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1982). É especialista em Educação Escolar pela FAAP-INTEGRALE(maio de 2003-abril de 2005) e mestre em História Cultural na UNESP/Assis (2005-2008). Foi presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru que atualmente se encontra desativada. Foi membro do CODEPAC-Bauru (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru), órgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo. É professor do curso de História do Centro Universitário Sagrado Coração - UINSAGRADO - Bauru-SP. Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru - Estado de São Paulo. É membro Federação Internacional de História Pública ( IFPH-FIHP - The International Federation for Public History ), do Comite Internacional para a preservação do Patrimônio Industrial - TICCIH e do Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial - TICCIH-Brasil.
Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa - Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Cultura Popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, grafites, literatura e educação.

Horário: 17h às 22h
Local: Plataforma TEAMS - Exclusivo Público UNISAGRADO


Concurso: Prêmio Jovem Historiador
Palestrantes: Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no UNISAGRADO em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Horário: 19h às 19h45
Local: Plataforma TEAMS - Exclusivo Público UNISAGRADO

Palestra: A voz positivista: relações entre o apostolado brasileiro e o governo getulista (1930-1945)
Palestrantes:
João Otávio Tomazini Fardin - Atualmente é representante discente do curso de história da Universidade do Sagrado Coração - USC/Bauru, membro do grupo de pesquisa "Estudo, Desenvolvimento e Aplicação de novas tecnologias na educação - EDANTE". Desenvolve um projeto de iniciação cientifica, fomentado pelo CNPq, com objetivo de articular o ensino de história às novas tecnologias digitais. Atua como colaborador do projeto de iniciação científica do ensino médio, relacionado a história da psicanálise no Brasil, com fomento do CNPq. Participou do projeto de iniciação a docência - PIBID - por uma ano e meio, atuando na escola estadual Edson Gasparini, na cidade de Bauru.
Mediadora: Prof.ª Dra. Flávia Santos Arielo -Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.


Horário: 17h às 18h
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO - Clique aqui!


Conferência: Diálogo e ação em Arendt: resistência e transformação do espaço público
Palestrantes:
Prof. Dr. Ricardo Gião Bortolotti - Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de História da Filosofia, Filosofia e Semiótica, com ênfase em epistemologia, metafísica e linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: signo, hábito, cognição, evolução e categorias.
Mediador: Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no UNISAGRADO em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Horário: 19h30 às 22h
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO - Clique aqui!

Apresentação de Trabalhos

Instruções para a Apresentação de Trabalhos - Clique Aqui!

1. Informações do trabalho

Data limite para submissão: 26/11/2021
          2. Título
          3. Área (áreas que se designa o trabalho):
                     História, Imprensa e Saberes Contemporâneos
                     História, Cinema e Política
                     Histórias da Educação e da Escola
                     Relações Internacionais e Política Contemporânea
                     Patrimônio, Cultura e Memória
                     História, Cultura e Resistências
                     Pibic, Saberes e Resistências
                     Residência Pedagógica e Pibid: Saberes e Resistências
          4. Nome do autor: Limite de 2 trabalho(s) por autor
          5. Coautores: Limite de 4 coautor(es) por trabalho
          6. Resumo
          7. Palavras Chave
          8. Modalidades:
                     Apresentação Oral
                    Caderno de Resumos


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Contato

Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes
E-mail: roger.gomes@unisagrado.edu.br

Mais informações

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/9-encontro-historia



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro