VIII Jornada de História: Fernand Braudel e Temporalidades

O evento

Tempo e Temporalidades são temas que constantemente geram intensos debates entre os historiadores. Matéria-prima de seu ofício, a discussão sobre tempo torna-se fundamental quando as crises se abatem em nossa realidade. Na VIII Jornada de História, abre-se a possibilidade para discutir as contribuições deixadas pelo historiador Fernand Braudel e verificar como suas ideias sobre curta, média e longa duração são referências nas mais diversas pesquisas do campo historiográfico. Teremos a oportunidade de entender as propostas de Fernand Braudel como um legado historiográfico para uma análise sistêmica, assim como, avaliar a roupa e a moda na longa duração e, a partir de, cronônimos e da variação de escalas, identificar as experiências humanas no tempo. As atividades da VIII Jornada serão enriquecidas com o minicurso sobre o ensino de História em ambientes não formais.

29 e 30 / Abril / 2021

* Data limite para inscrições: 26/04/2021

Programação

Minicurso - Para além dos muros da escola: o ensino de História em ambientes não-formais de educação.
Ministrante: M.e Fábio Genésio dos Santos Maria - Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Básica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Bauru (2019). Possui pós graduação (Latu Sensu) em História , Cultura e Poder (2017) pela Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru) e graduação (Licenciatura) em História (2015) e Pedagogia (2018) pela mesma instituição. É docente da Secretaria da Educação do estado de São Paulo e membro do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE). Foi aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2015) e monitor do Núcleo de Pesquisa e História Gabriel Ruiz Pelegrina (2015-2016). Realizou iniciação cientifica durante os anos de 2016-2017 investigando as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino de História no Ensino médio e entre os anos de 2017-2018 analisando a relação entre educação, deficiência e pobreza.

Local: Transmissão Youtube Canal Unisagrado

Palestra - Fernand Braudel: um legado historiográfico para a análise sistêmica.
Palestrante: Dra. Rosângela de Lima Vieira - Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989), mestrado em Projeto, Arte e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e pós-doutorado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). É professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica. Atuando também nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ProfSocio da Faculdade de Filosofia e Ciências / UNESP - campus de Marília.

Horário: Das 19h15 às 22h15
Local: Transmissão Youtube Canal Unisagrado

Palestra - Trajar o tempo: a moda e as experiências humanas na "longa duração".
Palestrante: M.e Everton Vieira Barbosa - Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (2017) com bolsa de pesquisa CAPES-PRINT realizada no Centre dHistoire du XIXe siècle, na Université Panthéon Sorbonne - Paris 1 (2019), e CAPES-COFECUB no Centre de Recherche et de Documentation sur les Amériques, na Université Sorbonne Nouvelle -Paris 3 (2019/2020). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis (2016) com bolsa de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e da Associação Nacional de Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História do Brasil Império e Republicano, com ênfase na cultura impressa e da moda. Atua nos seguintes temas: Imprensa Brasileira; Sociabilidade feminina; Cultura e Moda.

Horário: Das 19h15 às 22h15

EVENTO GRATUITO!

Transmissão pelo Canal do UNISAGRADO, no Youtube.

Dr.Roger Marcelo Martins Gomes
E-mail: roger.gomes@unisagrado.edu.br