Facebook Pixel Fallback

8º Encontro de Pesquisa em História:
Memória e História na Era Digital




O evento

O objetivo deste evento é discutir as mídias digitais no trabalho do historiador. Compõem o evento uma Mesa Redonda que discutirá a influências das mídias digitais no ofício do historiador e o papel da televisão na América Latina e palestras que abordarão temas como: movimento estudantil no interior paulista, pandemia, eugenia e reflexões sobre o racismo. Os simpósios temáticos apresentarão temas relacionados às pesquisas e estudos dos alunos da graduação de História do Unisagrado. O evento se encerrará com a entrega do prêmio "Jovem Historiador" e a apresentação de uma live sobre fundos e coleções no NUPHIs destacando a importância de Irmã Arminda Sbríssia, fundadora da instituição, que neste ano de 2020 completaria 100 anos.

Período

07, 08 e 09 / Dezembro /2020

* Data limite para inscrições: 04/12/2020


Programação

Palestra: A Igreja Católica e o Movimento Estudantil de Botucatu (1968)
Palestrantes:
M.e Edmilson José Zanin - Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Botucatu(1989), graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração(2013), graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração(2014), graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração(1995), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção(1993), mestrado em Teologia pelo Centro Universitário Assunção(2007), mestrado em Mestre em Teologia pelo Centro Universitário Assunção(2007), ensino-fundamental-primeiro- graupela Dom Lucio Antunes de Souza(1982) e ensino-medio-segundo-graupela Dr. Cardoso de Almeida(1985). Atualmente é professor da Faculdade João Paulo II. Tem experiência na área de Teologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:História.

Início: 18h - término: 19h
Local: Plataforma TEAMS


Mesa-Redonda: Memória e História na Era Digital
Palestrantes:
M.ª Cláudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira - Doutoranda do curso Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/1992) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação (ECA/2002). É também especialista em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2012 trabalhou junto ao Museu da Pessoa, onde coordenou diversos projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores . É sócio-fundadora do Instituto Museu da Pessoa.Net e faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Também participa do Núcleo de Estudos de Comunicação, Inovação e Gestão CIG (Faac/Unesp). Foi consultora da ONU para o Projeto Memória Social nas Escolas, pela Fundação Joaquim Nabuco e Museu do Homem do Nordeste entre os anos de 2014 e 2015. Atualmente faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia.

Início: 19h30 - término: 20h30
Local: Transmissão Youtube Canal TV Acadêmica


Mesa-Redonda: Televisão e Mídias Digitais: acervos para estudos sobre a Ditadura Militar
Palestrantes:
Dr. Eduardo Amando de Barros Filho - Doutor em História e Sociedade (FCL-UNESP/Assis). Possui graduação em História e mestrado em História e Sociedade pela mesma instituição. Docente da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE - Campus Jaú) e professor efetivo do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (IMES-SM). Atuou como professor substituto, junto ao Departamento de Ciências Humana da FAAC-UNESP/Bauru, e atua como docente na Pós- Graduação em História da Universidade do Sagrado Coração (USC). Membro do Grupo de Pesquisa História e Mídias Eletrônicas (GPHME), da Unesp/Assis, e líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Saúde (GPMS), da UNOESTE, ambos credenciados junto ao CNPq. Autor, entre outras publicações, do livro: Por uma televisão cultural-educativa e pública: a TV Cultura de São Paulo, 1960-1974. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

Início: 20h30 - término: 21h30
Local: Transmissão Youtube Canal TV Acadêmica

Palestra: A relação entre Pandemia e eugenia: limites de análise e conceito
Palestrantes:
Dr. Leonardo Dallacqua de Carvalho - Doutor em História pela Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ (2019) e bolsista FIOCRUZ. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2014) e bolsista FAPESP. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2010) e bolsista FAPESP. É professor no Programa de Pós- Graduação em História (lato sensu) na UNISAGRADO (USC-Bauru) na disciplina "Raça, Ciências e Intelectuais no Brasil" . Foi professor substituto no Instituto Federal do Piauí, campus de Teresina, Zona Sul (2019-2020). Atuou como professor substituto, conferencista e convidado pela Universidade Estadual Paulista, Assis-SP (2017, 2015 e 2013). Coordenador do Laboratório de Estudos em História da Saúde e das Doenças - LHSD, na Universidade Estadual do Piauí - Campo Maior. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e da Saúde e História Intelectual. Trabalha com temas relacionados à saúde pública, saneamento, eugenia, história intelectual, pensamento social brasileiro, integralismo, questões relacionadas à raça e interpretação da Nação. Contato e-mail: leo.historiafiocruz@gmail.com 

Início: 17h - término: 18h
Local: Transmissão Youtube Canal TV Acadêmica

Palestra: Reflexões sobre o racismo como epidemia social
Palestrantes:
Dra. Carla Lisboa Porto - Doutora em História Social (bolsista FAPESP, processo 2013/16028-1) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Assis (2017); licenciada em História, pela Universidade do Sagrado Coração*(2012) (*atualmente UNISAGRADO); Mestre em História Social (bolsista CAPES), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis (2008) e graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo), pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2002). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Cultura, Política e Sociabilidade, com certificação do CNPq desde março de 2005, cujos membros são pesquisadores credenciados pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da UNESP, Campus de Assis. □Desenvolve pesquisas em História do Brasil, no período Republicano, sobre os seguintes temas: Narrativas orais e representações sociais (por meio da metodologia de História Oral) além de outras modalidades de escritas de si; Identidade e Questões de Gênero; Locais e redes de Sociabilidade; Memória; Museologia e Patrimônio Museológico. □Atualmente, desenvolve pesquisa para estágio de pós doutoramento na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), no Departamento de Política, Gestão e Saúde, também é professora convidada do programa de pós- graduação (latu sensu) História, Cultura e Poder, onde ministra a disciplina África e História afro-brasileira na UniSagrado, na cidade de Bauru (SP).

Início: 18h30 - término: 19h30
Local: Transmissão Youtube Canal TV Acadêmica


Apresentações Orais Tema: Contemporânea I
Palestrantes:
Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Início: 19h30 - término: 22h
Local: Plataforma TEAMS


Apresentações Orais Tema: Contemporânea II
Palestrantes:
Dra. Flávia Santos Arielo - Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.

Início: 19h30 - término: 22h
Local: Plataforma TEAMS


Apresentações Orais Tema: Brasil I
Palestrantes:
Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa - Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Cultura Popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, grafites, literatura e educação.

Início: 19h30 - término: 22h
Local: Plataforma TEAMS


Apresentações Orais Tema: Brasil II
Palestrantes:
M.e Fabio Paride Pallotta - Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989) e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1982). □É especialista em Educação Escolar pela FAAP-INTEGRALE(maio de 2003-abril de 2005) e mestre em História Cultural na UNESP/Assis (2005-2008). □Foi presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru que atualmente se encontra desativada. □Foi membro do CODEPAC-Bauru (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru), órgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo.□É professor do curso de História do Centro Universitário Sagrado Coração - UINSAGRADO - Bauru-SP. Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru - Estado de São Paulo.□É membro Federação Internacional de História Pública ( IFPH-FIHP – The International Federation for Public History ) e da Associação Italiana de História Pública ( AIPH – Associazione Italiana di Public History ).

Início: 19h30 - término: 22h
Local: Plataforma TEAMS


Apresentações Orais: Tecnologias e Midias digitais
Palestrantes:
Dra. Ketilin Mayra Pedro - Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru.□Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE).□Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília.□Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru.□Atualmente é Diretora e Docente da Área de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração - Bauru e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru.□Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação, Ensino Superior e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Início: 19h30 - término: 22h
Local: Plataforma TEAMS


Live: Irmã Arminda Sbríssia: acervo, projetos e perspectivas

Início: 19h30 - término: 21h
Local:
Plataforma TEAMS + Transmissão Youtube Canal TV Acadêmica
Palestrantes:
Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Dra. Flávia Santos Arielo - Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.

Solenidade: Prêmio Jovem Historiador
Palestrantes:
Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Início: 21h - término: 22h
Local: Plataforma TEAMS + Transmissão Youtube Canal TV Acadêmica

Apresentação de Trabalhos

I. Informações do trabalho

1. Data limite para submissão: 01/12/2020
2. Título
3. Área (áreas que se designa o trabalho):
• Contemporânea I
• Contemporânea II
• Brasil I
• Brasil II
• História, Mídias digitais e Tecnologia
4. Nome do autor: Limite de 1 trabalho(s) por autor
5. Coautores: Limite de 2 coautor(es) por trabalho
6. Resumo
7. Palavras Chave
8. Categorias:
• Apresentação Oral e Caderno de Resumos
9. Anexo(opcional): Orientações para Apresentação Oral e Resumo
Formatos aceitos: .doc
10. E-mail que receberá os aviso de submissão de trabalhos: roger.gomes@unisagrado.edu.br 

Investimento

EVENTO GRATUITO! EXCLUSIVO PARA O PÚBLICO INTERNO DO UNISAGRADO.
Realizado na Plataforma TEAMS e pelo Canal do Youtube da TV Acadêmica.

Contato

Dr. Roger Marcelo Martins Gomes
E-mail: roger.gomes@unisagrado.edu.br

Mais informações:

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7030 / 7148
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/8-encontro-pesquisa-em-historia



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro