Facebook Pixel Fallback

7ª Jornada de Arquitetura e Urbanismo




O evento

A VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo inova ao oferecer um evento online para que todos participem com segurança, serão dois dias de muito aprendizado, reflexões e discussões!

O primeiro dia terá início com a escolha do discente que representará todos os estudantes de Arquitetura nas reuniões de Conselho do Curso. Na sequência, haverá uma palestra de abertura abordando o tema de Cidades inteligentes, a fim de, expandir horizontes e conduzir os participantes a reflexões sobre o futuro das nossas cidades. No mesmo dia, ainda será realizado um cine fórum que ampliará a discussão sobre a Arquitetura e o Urbanismo em diversos aspectos.

Como já é de tradição, no segundo dia, o evento traz alguns dos egressos de sucesso para compartilharem seus conhecimentos nas mais diversas áreas de atuação. Esse momento tem inspirado, motivado e promovido o networking entre calouros, veteranos e egressos e sempre tem produzido muitos frutos!

Período

19 e 20 / Abril / 2021

* Data limite para inscrições: 18/04/2021


Programação

Apresentação - Órgão Colegiado: Conselho Curso - Votação Representante Discente.
Apresentadora: M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho

Horário: Das 19h às 19h30
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 350


Palestra: Cidades Inteligentes
Palestrante: Dra. Stella Marina Yurí Hiroki - Doutora pelo departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) na PUC-SP. Bolsista PSDE/CAPES de Março a Junho de 2017 no The Programmable City Lab, Maynooth University, Irlanda. Em 2015, realizou o curso Innovations for Asias Smart Cities, na Singapore Management University (SMU) em Singapura. Mestre pelo pelo departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) na PUC-SP -2012 - 2014. Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Midialogia - UNICAMP (2007 a 2011) com intercâmbio na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, Paris - França. Fundadora da plataforma Smart City Talks produz conteúdo sobre Cidades, Inovação e Tecnologia para interessados desenvolverem projetos relacionados aos temas. Áreas de interesse de pesquisa: transformação da experiência urbana pela intensa utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação, aplicação de dados para o planejamento urbano, Mídias e Cidades, Mobilidade e Inovação Urbana.

Horário: Das 19h30 às 20h30
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 350


Cinefórum 2021
Palestrantes: M.e Vitor Locilento Sanches - Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Sagrado Coração em Bauru-SP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2015 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo (2011 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Graduação Sanduíche na Leuphana Universität Lüneburg (2009), Alemanha, com financiamento UNIBRAL (CAPES/DAAD). Pesquisa de mestrado vinculada ao grupo Nomads.usp com o título: "ACORDOS E ACORDES: espaços híbridos, música e meios digitais", orientada pelo Prof. Assoc. Dr. Marcelo Tramontano (coordenador do grupo). Editor-convidado da 8ª edição da revista V!RUS, do Nomads.usp, e colaborador nas demais edições (revisão, tradução e parecer). Atua como Arquiteto na Prefeitura do Campus USP de Bauru desde junho de 2013. No escritório participa da elaboração de projetos, análise e aprovação de projetos contratados e acompanhamento de obras. Atualmente coordena a equipe de Manutenção e Operação. Interessado na área de projetos arquitetônicos e de design, com a integração de meios digitais no processo e no produto por meio de tecnologias como: BIM, fabricação digital (CAD-CAM), design paramétrico, realidade aumentada, entre outras possibilidade contemporâneas
M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2002) e mestrado em Buit Environment - London South Bank University ( 2010), validado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG). Possui Especialização em Pós Graduação em Iluminação, Ergonomia e Paisagismo ( 2021). É coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Sagrado Coração -UNISAGRADO - e docente na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, no UNISAGRADO. Atua principalmente nos seguintes temas: equipamento urbano, área histórica e Planejamento Urbano e Regional.
M.ª Lilian Masumie Nakashima - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e Doutorado no curso de "Dottorato di Ricerca in Storia dellArchitettura e dellUrbanistica" - Università IUAV di Venezia, Italia (2005). Ensinou, como professor substituto, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru - SP (1999-2000). Operou sobretudo nas áreas de Historia da Arquitetura, Historia do Urbanismo, Historia Renascimental e Barroca em Roma, princípios de estética, teoria da arquitetura e do urbanismo. Colaborou por oito anos com Carmassi Studio di Architettura, (2006 - 2013), atuando principalmente nos seguintes campos: - pesquisa sobre restauro de edifícios antigos e de estruturas museais, - colaboração didática à atividade universitária do Prof. Arq. Massimo Carmassi, - projeto arquitetônico, projeto em escala urbana, projeto de museus, - curadoria de publicações atinentes à produção arquitetônica do escritório, e à atividade didática do Prof. Carmassi, -catalogação e arquivamento de grande parte do acervo de slides e fotografias (cerca 300.000 unidades) de arquitetura do prof. Carmassi, sobretudo nos temas do Restauro de Museus (cerca 12.000 unidades) e das viagens de estudo. - organização e catalogação de volumes da biblioteca de arquitetura privada do escritório (cerca 10.000 volumes). - organização e gestão completa (desde 2009) do material iconográfico relativo aos projetos arquitetónicos, urbanísticos e de restauro do escritório (desenhos e fotografias) no que concerne publicações de diversos tipos, bem como do vasto arquivo digitalizado (fotos pessoais e acervo de imagens reproduzidas) utilizado pelo prof. Carmassi na sua atividade didática (aulas, seminários, conferências). - gestão de diversos aspectos burocráticos e técnicos referentes ao trabalho presente e transcurso do escritório de arquitetura, sobretudo em ocasião de concursos de arquitetura. Participou, em 2010, como colaboradora externa ao projeto arquitetónico no concurso a convites para o M9 - Museo del Novecento, em Veneza Mestre, patrocinado pela Fondazione di Venezia, cujos cinco projetos concorrentes foram exibidos no Padiglione M9 da Biennale di Architettura di Venezia 2010. O projeto foi publicado em diversas revistas italianas e internacionais, como Casabella, Bauwelt e no próprio Catalogo da Biennale 2010. Em 2012 participou como colaboradora ao projeto no concurso a convites para o Padiglione Italia da Biennale di Architettura di Venezia 2012. Desde agosto de 2014 ensina no curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração, Bauru - SP.
M.ª Fabiana Padilha Montanheiro - Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Ambiente Construído pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2016). Foi bolsista pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Estado de São Paulo, com o projeto: Percepção Térmica de Idosos. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda - Ribeirão Preto (1996). Atualmente é docente da graduação e pós graduação no Centro de Ciências Exatas Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, atuando principalmente nos temas de Planejamento Urbano e Regional, Drenagem Urbana, Avaliação pós ocupação, Arquitetura de interiores, Edificações, Eficiência Energética e Sustentabilidade, Conforto Ambiental com ênfase em conforto térmico e Acústico, sensação térmica e PMV (Predicted Mean Vote). Possui experiência profissional em Arquitetura e Urbanismo, com projetos na área de mobilidade, acessibilidade, execução e fiscalização de edificações de alta densidade. Além de membro do Núcleo de Pesquisa em Conforto Ambiental: NUCAM.
M.e Renan Amauri Guaranha Rinaldi - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Trabalha como profissional autônomo e em escritórios de arquitetura e construtoras desde 2007, e neste momento colabora no escritório LF Estúdio em Bauru. Atuou como coordenador auxiliar do curso de Arquitetura e Urbanismo da USC, e atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, materiais para construção, projeto urbano e história urbana.
M.e Roberval Braz Padovan - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP - Bauru, (1992); Mestrado em Desenho Industrial com ênfase em Projeto do Produto - UNESP - Bauru, (2010); Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho (2012) e curso de Nível Técnico em Edificações - CTI - UNESP - Bauru, (1983). Tem experiência e atua no desenvolvimento de trabalhos na área de projetos de arquitetura, planejamento, acompanhamento e execução de obras públicas e particulares. Na área acadêmica atua como docente nos cursos de Arquitetura Urbanismo e Engenharia Civil no UNISAGRADO - Centro Universitário Sagrado Coração.
M.e Eraldo Francisco da Rocha - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração e arquiteto - Escritório de Arquitetura Eraldo Rocha. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, deficientes físicos e barreiras arquitetônicas.

Horário: Das 20h45 às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 350

Concursos de Arquitetura para estudantes
Palestrante: Ryller Chrystian de Andrade Verissimo - Aluno regular no Curso Internacional de Especialização em Planejamento Urbano e Políticas Públicas: Urbanismo, Paisagem e Território, da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Bauru (2019/2020). Aluno especial no Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado, Universidade de São Paulo- IAU/ USP (2020). Premiado em primeiro lugar no III Prêmio Rosa Kliass, concedido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas- ABAP (2019). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sagrado Coração-USC, premiado com Certificado de Mérito Acadêmico pela Reitora Profa. Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel (2018, Bauru, Brasil). Participou de concursos nacionais e internacionais de arquitetura, urbanismo e fotografia, sendo finalista em duas edições do maior workshop de arquitetura e design das Américas: Archathon (2019, São Paulo, Brasil). Teve uma fotografia selecionada para a exposição internacional: Património Habitado no Mundo Lusófono, organizada pelo Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (2019, Macau, China) e também foi admitido na exposição internacional do 55 th Jauense Salon of photographic art (2019, Jaú, Brasil). Apresentou/ publicou/ expôs trabalhos em instituições do Brasil e exterior, como a Universidade do Minho (2019, Braga, Portugal); Universidade Federal de Minas Gerais e Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (2017, Belo Horizonte, Brasil). Estudou Língua Estrangeira Moderna-Espanhol no Centro de Estudos de Línguas (2012/2014, Ibitinga, Brasil) e realizou um curso intensivo do mesmo idioma na COINED International, alcançando o nível B2 segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para línguas (2013, Córdoba, Argentina).

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 200


Curso: Mobilidade
Palestrante: Paulo Henrique de Souza - Formação: Arquitetura e Urbanismo (Universidade do Sagrado Coração, junho 2017). Cursos: Aperfeiçoamento em Mobilidade Sustentável (ITDP), Planejamento e Avaliação da Mobilidade Urbana (PPGARQ-UNESP), Planejamento e Avaliação Bioclimática do Espaço Urbano (PPGARQ-UNESP), Patrimônio Arquitetônico e Ambiente Urbano (PPGARQ-UNESP), Capacitação sobre a Norma de Desempenho NBR 15575 (ANDES BRASIL), Capacitação sobre Acessibilidade - Normatização (ANDES BRASIL), Iniciação às Práticas do BIM -Modelagem da Informação da Construção (IDEA), Formação Adobe CC / Core X7 Editoração: Corel, Photoshop e Indesign (SENAC), 3DS MAX e V-Ray - Maquete Eletrônica (SENAC). Idioma: inglês intermediário. Softwares: Photoshop, InDesing, AutoCad, Sketchup, Lumion, 3Ds Max. Estágio: Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB). Período janeiro de 2016 - junho de 2017. Membro do Grupo de Trabalho Plano de Mobilidade Urbana de Bauru. Período de julho de 2017- junho de 2019. Conselheiro e Secretário geral no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Bauru. Período de outubro de 2019- atual. Delegado Revisão Plano Diretor Participativo de Bauru. Período de fevereiro de 2020- atual.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 200


Curso: Ilustração digital de projetos arquitetônicos
Palestrante:
Lucas Rafael Bortolotto Henrique -
Formação: Arquitetura e Urbanismo - Unisagrado Cursando MBA Gestão de escritórios de arquitetura e design de interiores - IPOG Cursos complementares: AutoCad, SketchUp, V-Ray, Photoshop. Idiomas: Inglês fluente. Espanhol intermediário. Francês básico. Softwares: AutoCad, SketchUp, Lumion, V-Ray, Photoshop, Illustrator. Consultor de Projetos - Portobello Shop Bauru. Período novembro 2017 - dezembro 2018. Arquiteto Jr. - Márcia Martin Arquitetura. Período agosto 2020 - presente.
Lucas Fernando Moretti - Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru, São Paulo.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 40


Curso: Arquitetura nas mídias
Palestrante: Yves William Saraiva - Arquiteto e Urbanista formado em 2014 no Unisagrado, trabalhando na área de projetos de Arquitetura e Arquitetura de Interiores atualmente e digital influenciar com com 101 mil seguidores.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 50


Curso: Adobe Photoshop
Palestrante: Luiz Gustavo Souza da Silva - Formação: arquitetura e urbanismo Cursos: revit, lumion avançado. Idioma: inglês avançado. Softwares: revit, cad, Sketchup, lumion, photoshop. Estágio: escritório Joice pretel. Período dezembro de 2019 - dezembro de 2020.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 40


Palestra: Casa Steel Frame
Palestrante: M.e Eraldo Francisco da Rocha - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração e arquiteto - Escritório de Arquitetura Eraldo Rocha. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, deficientes físicos e barreiras arquitetônicas.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 80


Palestra: Projeto Bambu
Palestrante: M.e João Victor Gomes dos Santos - Designer de Produtos formado pela UNESP - Campus Bauru e Mestre em Projeto de Produto pela mesma instituição. Estagiou no setor de desenvolvimento de produtos e gerenciamento de produção na Paus + Grün Woodwork Design Inc. em Toronto - Canadá e atualmente é Doutorando em Ergonomia no Programa de Pós Graduação em Design da Unesp de Bauru. Integra também o grupo de pesquisa do CNPq Tecnologia e Manufatura de Materiais Avançados e do Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Bauru nos quais desenvolve pesquisas na área de projeto de novos produtos e tecnologia assistiva com aplicação de biocompósitos e prototipagem virtual (CAD, CAE e CAM) e física.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS - Exclusivo para o público do UNISAGRADO
Vagas: 80


Investimento

EVENTO GRATUITO!


Transmitido pela Plataforma Teams, exclusivo para os estudantes do UNISAGRADO.

Contato

M.ª Tatiana Ribeiro De Carvalho
E-mail: tatiana.carvalho@unisagrado.edu.br

Mais informações:

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7030 / 7148
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/7-jornada-de-arquitetura-e-urbanismo



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro