Facebook Pixel Fallback

V Jornada de Pedagogia - 100 anos de Paulo Freire




O evento

Neste ano celebramos o centenário de nascimento de Paulo Reglus Neves Freire, patrono da educação brasileira. A biografia e as obras desse educador mostram o percurso de um intelectual envolvido com a transformação do mundo a partir da educação de pessoas. Em contraposição a uma educação bancária, desprovida de significados para o educando, Paulo Freire defendeu que o diálogo é o caminho para a construção conjunta da autonomia. Seu legado ultrapassa fronteiras nacionais e em reconhecimento às suas contribuições, este evento tem como objetivo fazer com que os estudantes conheçam sua biografia, os princípios e os saberes que fundamentam suas obras. De forma específica, busca-se debater as ideias freireanas a respeito da educação, da práxis, da dialogicidade e da autonomia.

Período

14 e 15 / Outubro / 2021

* Data limite para inscrições: 13/10/2021


Programação

Palestra de Abertura "Paulo Freire e a prática educativa: algumas reflexões"
Palestrante: Elisabete Cardieri - Possui Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade de São Paulo (1996) e Licenciatura Plena em Filosofia (1983), Licenciatura Plena em Pedagogia (1987) e Bacharelado em Teologia (1987). Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (2016). Professora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Instituto de Biociências de Botucatu, onde atuou como pesquisadora e responsável pelas disciplinas de Didática, Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação e Prática de Ensino: Educação, Escola e Professor. Atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas instituições: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2007-2010), Universidade São Marcos (1997-2010) e na Universidade Gama Filho (2004-2010), com ênfase aos cursos de formação de educadores. Atuou como gestora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras da Universidade de Mogi das Cruzes, campus Villa Lobos (2007-2008). Atuou também como docente e gestora na Educação Básica (1982-2004). Desenvolve pesquisa com ênfase em Formação de Professores, Didática e Prática de Ensino em Ciências e Biologia, Fundamentos da Educação e também em Metodologia da Pesquisa em Educação, em especial, com os seguintes temas: formação docente, práticas educativas inovadoras e aprendizagem, e relação professor-aluno.

Horário: 19h às 21h30
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO

Palestra: Sessões de comunicações
Palestrantes:
Prof.ª Dra. Angélica Pall Oriani - Pós-Doutoranda em Educação pela UNESP-Marília (início em 2019). Pós-Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018). Doutora em Educação (Bolsa CNPq) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da UNESP, Campus de Marília. Mestre em Educação (Bolsa Fapesp - mar. 2010- mar. 2011) (Bolsa CNPq - abr. 2009-fev. 2010) pela FFC Unesp-Marília. Formada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil (2007) e em Administração Escolar para a Educação Básica (2008) pela mesma faculdade. Foi professora substituta junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) da UNESP, Campus de Marília entre agosto de 2017 e dezembro de 2018. Atualmente é professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) em Bauru. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Niephe), na FEUSP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores (Gepaefe).
Prof.ª Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto - Doutora em Educação para a Ciência pela UNESP - Campus de Bauru (2016) e em Química pela UNESP - Campus de Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, Área de concentração: Farmacologia pela UNESP - Campus de Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP - Campus de Bauru (1997) e em Pedagogia pela UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO em Bauru/SP. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração em Bauru/SP de 2014 a 2016. Atualmente coordena a Residência Pedagógica e o PIBIC Ensino Médio. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Inclusão e Tecnologia (GEPEIT) e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.

Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro 

Horário: 16h às 17h30
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO


Palestra de encerramento
Palestrante: Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Realizou pós-doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAMIztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. É vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED desde dezembro de 2019. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. É editora da Revista Cocar. Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Coordena a Rede de Educação Inclusiva da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq Nível 2. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos e da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais – Rede Mover. Exerceu a coordenação do Forpred Norte de 2016 a 2018. Exerceu a vice-coordenação do Forpred Norte de outubro de 2015 a outubro de 2016. Exerceu a coordenação do FEPAE no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Exerceu a coordenação do Fórum de Editores de Periódicos em Educação do Norte e Nordeste no período de 2012 a 2013. Exerceu a vice coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a vice coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, envolvendo ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Horário: 19h às 21h30
Local: Transmissão Youtube Canal UNISAGRADO

Apresentação de Trabalhos

Mesas e Trabalhos aprovados para apresentação na V Jornada de pedagogia - 15/10/2021 - período da tarde
- Clique Aqui

I. Informações do trabalho

1. Data limite para submissão: 10/10/2021
2. Título
3. Área (áreas que se designa o trabalho):
• Formação e professores, políticas, gestão e currículo
• Prática pedagógica na educação básica, ensino superior e modalidades de ensino;
• Ensino remoto, inovação educacional, tecnologias digitais e metodologias ativas

4. Nome do autor: Não há limite de trabalhos por autor
5. Coautores: Não há limite de coautores para o trabalho
6. Resumo
7. Palavras-Chave
8. Modalidades: Apresentação Oral

Normas de apresentação de trabalhos - Clique aqui.


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Transmitido pelo canal do UNISAGRADO, no Youtube - Clique Aqui.

Contato

Prof. Dra. Angélica Pall Oriani
E-mail: angelica.oriani@unisagrado.edu.br

Mais informações

E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/5-jornada-de-pedagogia



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro