Facebook Pixel Fallback

IV Seminário Institucional dos Programas Institucionais de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP)




O evento

As Coordenações Institucionais do PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA do UNISAGRADO, em conjunto com os docentes e estudantes envolvidos nos Programas Institucionais de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica, organizam o IV Seminário Institucional do PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UNISAGRADO, a ser realizado nos dias 30/11 e 01/12 de 2023, de forma presencial, nas dependências da própria instituição. O evento tem definidos os seguintes objetivos:

• Refletir sobre a formação e a prática pedagógica dos cursos de licenciatura envolvidos nos programas por meio de palestra e roda de conversa;
• Proporcionar divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vinculadas ao PIBID;
• Proporcionar divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica;
• Possibilitar o exercício de experiências didáticas e aperfeiçoar a habilitação de docentes para a Educação Básica;
• Socializar as experiências vivenciadas nos programas institucionais por meio de comunicações orais e exposição de pôsteres;
• Realizar exposição de produtos desenvolvidos ao longo dos 18 meses dos programas (Mostra de Trabalhos).

Período

30/11 a 01/12 / 2023

* Data limite para inscrições: 29/11/2023


Programação

Apresentações Orais: Comunicações Orais

Horário: das 16h às 18h30
Local: Será informado após a aprovação dos trabalhos
Vagas: 200


Mostra de trabalhos realizados nas escolas parceiras dos Programas: PIBID e RP.

Horário: Das 16h às 19h
Local: Hall do teatro Véritas (Bloco C)
Vagas: 200


Palestra: Formação de professores para uma educação diferenciada
Palestrantes:
Sonia Maria Coelho - possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília (1971), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É aposentada como professora doutora assistente efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura e literatura infantil, educação de jovens e adultos, formação de professores, psicologia histórico cultural, prática pedagógica.Atuou como professora Orientadora de Turma do Polo de Bauru de março de 2010 a dezembro de 2013, no curso de Pedagogia Semi Presencial do Convênio Unesp/Univesp, e membro do Conselho de Curso. Atuou como Coordenadora Adjunta do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Ministério da Educação, pela Universidade Estadual Paulista de março 2013 a janeiro de 2015.É Orientadora de Turma no curso de Pedagogia semi presencial da UNESP em convênio com Universidade Aberta do Brasil e Prefeitura Municipal de São Paulo.

Horário: Das 19h às 22h
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 198

Apresentações Orais: Comunicações Orais

Horário: das 16h às 18h30
Local: Será informado após a aprovação dos trabalhos
Vagas: 200


Mostra de trabalhos realizados nas escolas parceiras dos Programas: PIBID e RP.

Horário: Das 16h às 19h
Local: Hall do teatro Véritas (Bloco C)
Vagas: 200


Roda de Conversa com Coordenadores de Área e Professores supervisores/preceptores das Escolas Parceiras do PIBID e RP
Palestrantes:
Aline Chaves - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos(2021) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2013). Atualmente é Professor de Educação Básica Infantil da Prefeitura Municipal de Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Profa. Supervisora do Programa PIBID da EMEII Valéria Dalva de Agostinho, Bauru/SP.
Daniel Vieira Santanna - Doutorando em Educação pela Unesp - Campus de Marília, Mestre em Educação pela Unesp - Campus de Bauru, possui Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação ATENEU - ISEAT, Especialização em Informática na Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Marechal Rondon - FMR, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Graduação em Matemática com Ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP. Foi Professor de cursos de Bacharelado e Licenciatura da Faculdade Orígenes Lessa - FACOL em Lençóis Paulista/SP e Professor Orientador de Informática Educacional pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP. Atualmente é Professor do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Coordenador Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP e é Proprietário/Instalador da empresa DVS Instalações Elétricas e Sistemas de Segurança. Tem experiência de sala de aula nas áreas de Tecnologia da Informação, Matemática e Educação/Pedagogia e experiência nas áreas de Gamificação, Sistemas de Aquaponia e Realidades Virtual e Aumentada.
Daniele Cristine Oliveira dos Reis - Profa. Supervisora do PIBID na EMEF Profa. Lourdes de Oliveira Colnaghi.
Danielly Aline Dionizio - Profa. Supervisora do Programa PIBID da EMEII Valéria Dalva de Agostinho, Bauru/SP.
Ilda Roberta dos Santos - Profa. Supervisora do Programa PIBID da EMEII Valéria Dalva de Agostinho, Bauru/SP.
Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa - Graduada e Mestre em História pela UNESP/Assis, Doutora em História Cultural pela UNICAMP, com estágio doutoral na Espanha e Itália, e Pós-Doutora em História e Cinema pela UNESP/ Bauru. É pesquisadora associada da UNIFESP (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da UNICAMP (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo).
Professora/pesquisadora Adjunto II do UNISAGRADO/Bauru e do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UNESP/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9594242383002685), em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da UNIFESP, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Sexualidade, Cultura Popular, leituras contemporâneas sobre a Antiguidade e Educação.
Maria Teresa Gomes - Professora Preceptora do Programa Residência Pedagógica na EMEF Waldomiro Fantini, Bauru/SP.
Patricia Fasseira Andrade - Desde 2019 como docente dos cursos de Exatas e Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO (Bauru - SP), lecionando as disciplinas de Álgebra, Cálculo, Geometria Analítica, Fundamentos de Matemática, Estatística Educacional, entre outras disciplinas. Desde 2018 é professora de Educação Tecnológica - Robótica no colégio São Francisco de Assis - Rede Sagrado de Educação. Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Formada em Licenciatura em Matemática pela Unesp de Bauru e Pedagogia pelo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática e Tecnologias Digitais.
Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP (2001), mestrado em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciência - UNESP (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/ Marília (2013). Atualmente é Coordenadora Pedagógica Institucional e Professora no Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado nas modalidades presencial e Educação a Distância. Ministra as disciplinas pedagógicas aos cursos de Pedagogia e demais cursos de licenciatura. É docente orientadora do Programa Residência Pedagógica (CAPES). Foi produtora de conteúdo acadêmico para plataformas de Educação a Distância nos cursos de graduação e pós-graduação. Foi professora substituta na Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Marília), Diretora e coordenadora pedagógica na Faculdade de Marília. Foi professora por 8 anos na Educação Básica, anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação inicial e continuada de professores, gestão educacional, educação básica, educação de jovens e adultos. Possui domínio de plataformas e sistemas digitais: Canva, Moodle, Lyceum, Teams, Plataforma A, Google Meet, Zoom.
Vinicius Gustavo Pinheiro Guimarães - Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, BR (2018). Pós-graduação em "Educação Com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio" pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR (2017); Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Sagrado Coração, USC, BR (2011); Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, BR (2007). Prof. Preceptor do Programa Residência Pedagógica na EMEF Nacilda de Campos, Bauru/SP.

Horário: das 19h às 22h
Local: Anfiteatro E-002

Apresentação de Trabalhos

Informações do trabalho

1. Data limite para submissão: 24/11/2023

2. Título

3. Área (áreas que se designa o trabalho):

Educação

4. Nome do autor: Limite de 5 trabalho(s) por autor

5. Coautores: Limite de 11 coautor(es) por trabalho

6. Resumo

7. Palavras Chave

8. Modalidades:

Apresentação Oral

Resumo nos anais do Evento

9. Anexos:

1. Anexo(opcional): Normas para o Envio do Resumo Expandido

Formatos aceitos:

doc

10. E-mails que receberão o aviso de submissão de trabalhos:

rosilene.bombini@unisagrado.edu.br  eliane.pinto@unisagrado.edu.br


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Aberto para todos os públicos.

Contato

Rosilene Frederico Rocha Bombini
E-mail: rosilene.bombini@unisagrado.edu.br
Eliane Aparecida Toledo Pinto
E-mail: eliane.pinto@unisagrado.edu.br 

Mais informações:

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/4-seminario-institucional-pibid-residencia-pedagogica



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro