IV Jornada de Educação Física

O evento

A cultura corporal de movimento: avanços e modificações das práticas motoras no ambiente escolar. A jornada do curso de Educação Física sobre "A cultura corporal de movimento: avanços e modificações das práticas motoras no ambiente escolar" aborda as transformações das atividades físicas e práticas motoras no contexto educacional. O evento tem objetivo de apresentar práticas como artes circenses, beach tênis e polo aquático no ambiente escolar, com ênfase na inclusão e aprendizagem significativa. Além disso, serão apresentadas metodologias de ensino mais participativas, lúdicas e criativas para envolver os estudantes na construção do conhecimento sobre a cultura corporal de movimento. Outro ponto importante é a valorização da diversidade cultural nas práticas motoras, demonstrando como incluir jogos e danças de diferentes origens para proporcionar uma educação física mais inclusiva e abrangente. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre a relevância social e cultural das atividades físicas e sua influência na vida dos indivíduos e comunidades.

30 / Agosto / 2023 a 01 / Setembro / 2023

* Data limite para inscrições: 25/08/2023

Apresentação do Grupo de Dança Equilíbrio Dança e Fitness
Apresentação: Livia Silva Pereira

Horário: das 19h às 19h30
Local: K Dança - Sala de Expressão Corporal e Dança (Bloco K - Térreo)

Oficina: Peripécias e Piruetas
Palestrante: João Lucas Folcato - Ator, Palhaço, Malabarista e Produtor Cultural. DRT: 46.254.002640/2012-15. Graduado em Letras pela Faculdade Orígenes Lessa (FACOLLençois Paulista), atua como artista circense desde 2007 na cidade de Bauru. Participou da 9ª e 10ª edições das Convenções Brasileiras de Malabares e Circo, InterCircus e demais encontros circenses do estado de São Paulo. No ano de 2011 ingressou no grupo Protótipo Tópico, como ator, iniciando uma pesquisa de diálogos e intersecções contemporâneas entre drama e cômico no circo e teatro, e suas inúmeras relações. Com este grupo atua no espetáculo A Guerra de Pietrovit, circulou 6 cidades do interior paulista pelo Circuito Cultural Paulista, Sesc Bauru, Sesi Bauru entre outros. Idealizador e integrante da produção do FACE (Festival de Artes Cênicas de Bauru) desde o início em 2011 atualmente em sua décima segunda edição mantendo viva a cena cultural no interior paulista. Participou da produção de outros festivais no município como FELELI e CIRKORAMA. No ano de 2014 é convidado como ator, pelo grupo Giralua Companhia de Artes, neste participou do projeto De Quem é Essa História? no Sesc de Araraquara, realizando um acolhimento performático das crianças em 8 edições; integrou o projeto “Memórias da Ferrovia em Bauru” como ator nas Intervenções Artísticas, no Museu Ferroviário. Ainda com a Giralua circulou com a Intervenção cênico-literária “Cabeças de Livro” com apresentações realizadas no FELELI - Festival de Leitura e Literatura de Bauru, Sesc Bauru, Campinas, Araraquara, BiblioSesc Osasco. Coordena oficinas arte-educativas para crianças e jovens, destaque para Super Férias do Sesc Araraquara e Sesc Bauru. Em 2014 ingressou no CIPS Bauru – Consórcio Intermunicipal de Promoção Social onde trabalhou como educador social atuando na área circense como ferramenta para a educação. No ano de 2018 ministrou a oficina "O clown nosso de cada dia", no Sesc Bauru com duração de quatro meses, em parceria com o grupo Protótipo Tópico e Casa do Circo. Atualmente finaliza o trabalho como educador na exposição: ENTREMEADAS no Sesc Bauru, ministra aulas de circo no município de Macatuba. É parceiro da Casa do Circo de Bauru, espaço privado da cidade de Bauru que oferece cursos e vivências das práticas circenses. Professor do colégio Anglo Bauru onde ministra aulas de teatro para o infantil. É ator contratado pelo Museu do Café de Piratininga, faz narração de histórias integrando o itinerário das visitas mediadas com o personagem Tião que relembra a cultura cafeicultura da nossa região.

Horário: Das 19h30 às 22h
Local: K Dança - Sala de Expressão Corporal e Dança (Bloco K - Térreo)

Minicurso: Introdução ao Polo Aquático: uma abordagem teórica
Palestrante: Vinicius Garcia Gomes - Graduação em Educação Física Bacharel e Licenciatura (ANHANGUERA). Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIMAR). Formação Esportiva e Desenviolvimento de Atletas (UNICAMP). Bioquímica e Fisiologia Aplicadas ao Treinamento Físico (UNICAMP). Preparador Físico de Polo Aquático (ABDA - Associação Bauruense de Desportos Aquáticos). Preparador Físico da Equipe de Natação Paralímpica (ABDA - Associação Bauruense de Desportos Aquáticos). Preparador Físico da Seleção Brasileira de Polo Aquático Sub17. Trabalho em Consultoria Esportiva, Fitness e Personal Trainer.

Horário: Das 19h30 às 22h
Local: Anfiteatro E-002

Minicurso: A importância do profissional de educação física no Beach Tennis.
Palestrantes: Paula Salva Moreale - Formada em educação física licenciatura e bacharelado desde 2012, no Centro Universitário Moura Lacerda. Atua no Liceu Yvone Varesche desde 2008, inicialmente com recreação e depois de fornada como professora. Passou por escolinhas de vários esportes, em especial futebol e futsal. Atua como professora de Beach Tennis desde 2021.

Horário: das 19h30 às 22h
Local: Anfiteatro E-002

Inscrições Valor R$
Alunos UNISAGRADO até 30/08/2023 R$ 20,00
Alunos EaD UNISAGRADO até 30/08/2023 R$ 20,00
Público Externo até 30/08/2023 R$ 25,00
Professores até 30/08/2023 R$ 25,00
Egressos até 30/08/2023 R$ 20,00

Aberto para todos os públicos.

Prof.ª M.ª Lígia Estronioli de Castro
E-mail: ligia.castro@unisagrado.edu.br