25ª Festa Junina da USC resgatou a tradição caipira

Confira como foi!

A Universidade Sagrado Coração (USC) realizou na última sexta-feira (6), a 25ª edição de sua Festa Junina. Animação não faltou entre as quase 4 mil pessoas presentes, que puderam apreciar barracas de bebidas e comidas típicas, além da tradicional bênção do mastro, concurso de barracas e quadrilhas e shows com as bandas Manos Country e Velho Jack e o cantor Marcelo Mota.

Tido como o maior da região, o festejo junino da USC tem o intuito de resgatar a tradição caipira do interior do Estado de São Paulo.  As comissões de formatura dos cursos da Instituição, envolvidas na festa, recebem consultoria de professores para desenvolver a decoração das barracas. O objetivo é que os estudantes percebam a importância da valorização da herança cultural do homem do interior do Estado de São Paulo. Neste ano, a festa teve como tema “Arraiá da Copa”, para comemorar o grande evento mundial que começa nesta semana no Brasil.

Além disso, a Festa Junina da USC também é um momento de encontro e confraternização entre as Irmãs Apóstolas, professores, funcionários, estudantes e comunidade de Bauru e região. “A comunidade tem a possibilidade de se reunir, contar histórias, prestigiar as danças e as comidas típicas. Os estudantes e colaboradores participaram ativamente da festa com o compromisso de enfeitar e atender nas diferentes barracas preparadas especialmente para a ocasião, com entusiasmo e criatividade”, comenta a Reitora, Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel.

Pela primeira vez participando da Festa Junina da USC, o estudante Vinícius Balaminut do curso de Piscologia, elogiou a Universidade. “Foi uma das melhores que já participei muito bem organizada, com boa comida, quadrilha, shows e tudo feito com alegria e muita segurança, tanto para a equipe organizadora como para os convidados", parabeniza.

Presente na festa e auxiliando na barraca do pastel, administrada pela Pastoral da Universidade, a Irmã Carina Cássia de Souza sentiu como se tivesse voltado no período de sua infância e juventude. “Eventos como esses me fazem voltar no tempo e recordar-me de momentos eternos de minha terra natal, no período da infância e juventude, vividos em meio a um povo simples e confiantes na ação de Deus sobre o Universo. Foi bonito reconhecer em meio as barracas, enfeites e adereços o entusiasmo e dedicação dos estudantes que abrilhantaram a festa”, conta.

Os estudantes da USC, envolvidos na organização do “arraiá”, também deram show de criatividade e originalidade. A barraca do cachorro-quente do curso de Relações Públicas, por exemplo, contou com estudantes fantasiados de catchup e cachorro-quente. “A correria na barraca foi grande, mas tudo valeu muito a pena. A festa estava bem bacana, com gente bonita, clima agradável e propício para famílias que buscavam lazer”, diz a estudante Kelli Pires que vestiu a fantasia de cachorro-quente.

Concurso

Depois de acirrada disputa, as barracas e as quadrilhas dos estudantes formandos ficaram com a seguinte premiação:

Concurso de Quadrilhas

1º lugar – curso de Psicologia

2º lugar – curso de Odontologia

3º lugar – curso de Fisioterapia

Concurso de Barracas

1º lugar – Barraca do vinho quente – curso de Ciências Biológicas

2º lugar – Barraca do chocolate quente – GOU (Grupo de Oração Universitária)

3º lugar – Barraca do churrasco de frango  - curso de Nutrição

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/25a-festa-junina-da-usc-resgatou-a-tradicao-caipira