Facebook Pixel Fallback

II Jornada das Engenharias




O evento

A II Jornada das Engenharias UNISAGRADO (Civil, Química, Produção, Elétrica, Mecânica, Agronômica) é um evento que tem por objetivo explorar o tema "As Engenharias Pós Pandemia - Cenários do mercado de trabalho", trazendo mesa redonda, palestras, atividades e minicursos para estudantes de engenharias e áreas afins, bem como para profissionais que se interessam pelo que existe de mais novo no mundo corporativo, empresarial e industrial e nas atualizações para a carreira profissional.

Debateremos como o pós pandemia afeta as Engenharias e as novas necessidades da sociedade e do mercado de trabalho que precisarão ser atendidas pelo profissionais da área. Falaremos de competências técnicas, tecnológicas e emocionais, abordaremos soft skills e hard skills e trataremos de tecnologia e inovação. Abordaremos estratégias e como aliar com as competências. E ofertaremos possibilidades para que desenvolvam tantas outras competências.

Período

19 a 21 / Outubro / 2021

* Data limite para inscrições: 10/10/2021


Programação

Palestra: Rede 5G na Indústria 4.0: Muito mais além que uma velocidade
Palestrante: Dr. David César Ardiles Saravia

Horário: 18h30 às 20h30
Local: Canal no Youtube - Exclusivo ao Público do UNISAGRADO

Minicurso: AutoCAD para Engenharias
Palestrante: Guilherme Manrique Alves - Instrutor dos Softwares da Autodesk desde 1995, executor de projetos utilizando as tecnologias da Autodesk, utilizando os seguintes softwares: AutoCAD, Revit, SolidWorks, 3DMax, Inventor, Cinema 4D, Blender, SketchUP, Luminion e Photoshop.

Horário: 16h30 às 19h
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Minicurso: Decisões baseadas em dados: uma introdução ao software R
Palestrante: Lucas Martins Ikeziri - Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (2014) e Pós-graduação em Engenharia de Produção com especialização em Logística Empresarial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2015). Possui título de Mestre em Engenharia de Produção na Linha de Pesquisa Gestão de Operações na UNESP (2018) e, no presente, é aluno regular do curso de Doutorado em Engenharia de Produção na mesma instituição. Tem experiência profissional como Analista Técnico de Produção e Coordenador de Desenvolvimento de Processos e Inovação. Sua linha de pesquisa envolve Teoria das Restrições (Theory of Constraints - TOC), simulação computacional, gestão de operações e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Horário: 16h30 às 18h30
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Instrumentação Eletrônica Aplicada na Área Agrícola
Palestrante: Dr. João Eduardo Machado Perea Martins - Professor no Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Campus de Bauru-SP. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP (1988); mestrado e doutorado em Física Aplicada na Área Computacional pela Universidade de São Paulo (IFSC-USP), em 1993 e 1998, respectivamente, e livre docência pela UNESP em 2017. Tem pós-doutorado pela Universidade do Arizona e pela Universidade de Illinois, nos EUA, em 2005, e pela Universidade de Aveiro, em Portugal, em 2008. O interesse científico inclui Simulação Computacional, Ensino de física, e Instrumentação Eletrônica (sensoriamento, aquisição de dados e automação) na área agrícola e ambiental. A atuação didática é concentrada no ensino de Arquitetura de Computadores, Simulação Computacional e Microcontroladores Programáveis.


Horário: 18h30 às 19h30
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Agilidade, Scrum e Edu Scrum
Palestrante: Fernanda Pereira Sartori Falguera - Mestre em Visão Computacional e Biometria pela Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UNESP, graduada em Sistemas de Informação pela UNESP, com MBA em Gestão Estratégica pela USP e especialização em Estatística e Análises de Negócios pela Rice University. Já foi bolsista FAPESP de treinamento técnico modalidade 1, nível IV e tem vinte anos de experiência profissional. Com mais de quinze anos de experiência liderando projetos, produtos, operações e equipes. Já atuou como Diretora de Operações da MSTECH, como Gerente do Portfólio de Projetos e responsável pela Coordenação do Escritório de Projetos (PMO), liderou projetos de tecnologia da informação e tecnologia aplicada à educação (governo, multinacionais), alguns desses projetos tendo relevância nacional e equipes de diferentes países. Atualmente é Executiva da Área de Negócios da MSTECH e ministra aulas no Curso de Gerenciamento de Projetos na Pós-graduação do Senac-Bauru desde 2009.

Horário: 19h às 21h
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Minicurso: Montagem e Homologação de Painéis Solares
Palestrante: Geovane Oliveira - Proprietário da empresa Solways - Soluções em Energia Solar. Empresa do setor elétrico com objetivos de implantação de Central Geradora de Energia Elétrica e mini Usinas Solares.

Horário: 19h às 20h30
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Extrato Vegetais (IFAVs) - cenário regulatório no Brasil e possibilidades de mercado
Palestrante: Eliana Martino Bufaino - Farmacêutica Industrial e Especialista em Fitoterapia. Experiência de mais de 20 anos na indústria de insumos fitoterápicos (extratos vegetais), com vivência em áreas como controle de qualidade, desenvolvimento e escalonamento de processos, regulatório, inovação e comercial (suporte técnico). Atuante em diversas frentes técnicas relacionadas aos produtos fitoterápicos, vivência internacional na área de produtos naturais, interagindo com equipes multidisciplinares. Diretora de Serviços Técnicos na Martin Bauer Insumos Botânicos e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Fitoterápicos da ABIFISA.

Horário: 19h30 às 22h
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Mesa Redonda: Engenharia Civil Pós Pandemia: Qual o cenário atual?
Palestrantes:
Esp. Alfredo Neme Neto - Engenheiro Civil formado pela UNESP - Bauru, especialista em Estruturas de Concreto Armado (Poli-USP), proprietário da Conclusa Engenharia, Presidente da ASSENAG - Bauru.
Esp. Almir Oliva Ferreira Garcia - Formado em Engenharia Civil pela UNESP-Bauru, com pós-graduação em Geoprocessamento pela UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Proprietário da empresa Geoplan Topografia e Construções, há 24 anos.
Ma. Andrea de Oliveira Bonini - Engenheira Civil formada pela UNESP-Bauru. Mestra em Engenharia Civil pela USP-São Carlos, Sócia Proprietária da Construtora Bonini e Elefante, docente das Faculdades Integradas de Bauru e Diretora Cultural da ASSENAG - Bauru.
Luís Augusto Franzolin - Formado em Engenharia Civil pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, com MBA em Gestão de Projetos e MBA em Economia e Gestão Empresarial. É presidente da Franzolin Engenharia e é Diretor de Tecnologia e Inovação da Assenag

Horário: 19h30 às 21h
Local: Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO

Minicurso: Revit - Software de modelagem para engenharias e arquitetura
Palestrante: Guilherme Manrique Alves - Instrutor dos Softwares da Autodesk desde 1995, executor de projetos utilizando as tecnologias da Autodesk, utilizando os seguintes softwares: AutoCAD, Revit, SolidWorks, 3DMax, Inventor, Cinema 4D, Blender, SketchUP, Luminion e Photoshop.

Horário: 16h30 às 19h
Local:  Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Agricultura Digital: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas Cadeias Produtivas
Palestrante: Dr. Plinio Saulo Simões - Sócio-Diretor e Pesquisador da Renove AgroPesquisa. Possui Graduação em Agronomia (2012), Mestrado e Doutorado em Agronomia na área de Agricultura (2018/ 2015) pela Universidade Estadual Paulista (FCA-UNESP). Pesquisador visitante no Everglades Research & Education Center (EREC) pertencente a Universidade da Florida, Belle Glade/FL, Estados Unidos - o interesse científico inclui controle químico de plantas daninhas, seletividade de herbicidas, comportamento de herbicidas no ambiente, desenvolvimentos de produtos e desenvolvimento de tecnologias alternativas para controle de plantas aquáticas.

Horário: 18h30 às 19h30
Local:  Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Robótica Industrial
Palestrante: Wallace Alves Carloni dos Santos - Supervisor de Robótica da empresa Mectrol do Brasil e Comercial Ltda, localizada na cidade de Bauru/SP. Trabalhando com Gerenciamento de projetos e equipe; Comissionamento de projetos customizados de Automação e Robótica para clientes, dentro das Normas vigentes: IEC, NR10 e NR12; Programação de robôs industriais e colaborativos, Articulado, Scara e Delta: Hiwin, Comau, Yaskawa e Kuka. Desenvolvimento de programas em CLP (Ladder e SCL): Siemens S7 1200/1500, Omron NJ (controlador de eixos), Delta série DVP e Panasonic FP0R; Desenvolvimento de programas em IHM: Siemens, Weintek, Omron e Delta. Operação de redes de comunicação industrial nos protocolos: EtherCAT, Ethernet/IP, TCP/IP, Profinet, Modbus TCP e Modbus RTU; Operação de câmeras inteligentes, sensores, sistema de visão, CLP de segurança, relés de segurança, cortina de luz de segurança e scanner de segurança: Cognex, Keyence, Sick, Omron, Schmersal, Banner, Turck e Teledyne Dalsa; Desenvolvimento de programas em C++ (PDL) para operação de servo motores Hiwin. Participação como expositor em feiras de Automação Industrial e Robótica no stand da Mectrol. Condução de treinamentos interno para equipe e externo para distribuidores/integradores. Realização de palestras de Automação e Robótica em escolas técnicas e faculdades. Suporte técnico remoto e presencial em clientes na América do Sul. Gravação de tutoriais para suporte técnico ao cliente. Aquisição de materiais e montagem de painéis elétricos. Parametrização e operação de servo motores: Hiwin e SEW. Instrutor de Formação Profissional II da instituição Senai João Martins Coube, localizada na cidade de Bauru/SP.  Graduação em Engenharia de Controle e Automação, pela Faculdade Anhanguera Educacional. Pós-graduação em Engenharia de Software, pelo UNISAGRADO (em andamento).

Horário: 19h às 21h
Local:  Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Perícia Técnica em Alimentos e Bebidas
Palestrante: Renata Faraco Fantaccini - Formada em Engenharia de Alimentos pela UNIFEB. MBA em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias UNESP/ CREA-SP/UNIVESP. Vice Presidente da ABEA-SP. Perita Técnica em Alimentos e Bebidas. Mediadora e Conciliadora. Inspetora CREA-SP pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul. Membro GT Segurança Alimentar CREA.

Horário: 19h30 às 22h
Local:  Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Palestra: Perícia Judicial - Como as Engenharias ajudam a fazer Justiça no Brasil
Palestrante: Fernando Mendes de Faria - Perito Judicial em Engenharia nos Tribunais de Justiça de São Paulo e de Minas Gerais, também no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Diretor Técnico da Perithia®, escritório especializado que realiza Projetos, Consultoria, Treinamentos, Perícias e Avaliações de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e de Segurança do Trabalho. Atuou em mais de 800 perícias. Membro Titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP) e colaborador da Norma de Perícias Grafoscópicas e Digitais do IBAPE-SP.

Horário: 19h30 às 21h
Local:  Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Mesa Redonda: Gestão de Pessoas e cumprimento de metas no Pós Pandemia: um desafio à Engenharia de Produção

Horário: 19h30 às 21h
Local:  Plataforma Teams – Exclusivo UNISAGRADO


Investimento

Inscrições Valor
Alunos UNISAGRADO até 20/10/2021 R$ 10,00

Transmitido pela Plataforma TEAMS. Exclusivo para o público do UNISAGRADO

Contato

Prof. M.e Thiago Pignatti de Freitas
E-mail: thiago.freitas@unisagrado.edu.br
Prof. M.e Alexander da Silva Maranho
E-mail: alexander.maranho@unisagrado.edu.br

Mais informações:

Central de Eventos

E-mail: centraldeeventos@unisagrado.edu.br



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/2-jornada-das-engenharias



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro