Facebook Pixel Fallback

2º fórum educabauru




O evento

Uma Cidade Educadora CONECTA agentes de todo o território, tendo a EDUCAÇÃO como ferramenta de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL e DESENVOLVIMENTO COLETIVO.

O presente evento busca ampliar o debate sobre ações, necessidades e projetos desenvolvidos em Bauru, coerentes com os princípios e práticas das Cidades Educadoras e da Cidade das Crianças.

Toda a organização, programação e realização do II Fórum EducaBauru é realizado por membros da Rede EducaBauru, que busca de forma colaborativa e comprometida fortalecer os princípios e práticas das Cidade Educadoras.

As oficinas planejadas têm uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, incluindo públicos diversos em suas idades e necessidades, e serão ministradas pelos membros da nossa Rede e entidades parceiras, oferecendo experiências enriquecedoras e sensíveis para o tema.

Objetivos do II Fórum EducaBauru:

 Divulgar e fortalecer os princípios e práticas das Cidades Educadoras e Cidades das Crianças;
 Ampliar as discussões sobre a importância de ter a educação como centro da organização das cidades, transformando-a em um espaço de respeito pela vida e pela diversidade
 Fortalecer a rede para a ampliação de um núcleo de trabalho comprometido com a implementação dessa proposta.
 Promover discussões entre diversos setores da sociedade e estabelecer um diálogo com os candidatos à prefeitura de Bauru no intuito de implementar políticas públicas na próxima gestão.

Período

31 / Agosto / 2024

* Data limite para inscrições: 24/08/2024


Mais detalhes

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

A Rede EducaBauru, é uma iniciativa da sociedade civil que articula, junto a instituições locais, a transformação de nossa cidade em uma Cidade Educadora e Cidade das Crianças. Com esse objetivo em vista, tem realizado encontros desde 2023, está em diálogo com o poder o público e promoveu o I Fórum EducaBauru com a presença de 250 participantes, representando 50 instituições do setor público, privado, conselhos municipais, terceiro setor e universidades.


Programação

Credenciamento
Local: UNISAGRADO / Auditório João Paulo II


Abertura
Local: UNISAGRADO / Auditório João Paulo II


Palestra - Novas Construções Sociais de Aprendizagem
Palestrante: José Pacheco - Com base em fundamentos legais e científicos, o professor José Pacheco apresenta agudos questionamentos à educação majoritariamente praticada no Brasil, marcada pelo instrucionismo, pela padronização e pela exclusão, e que redunda muitas vezes no descumprimento do direito à educação. A partir desse quadro, apresenta as formas pelas quais gestores podem sensibilizar professores e aumentar seus vínculos com as unidades e com respectivas comunidades, pela formação de valores, incentivando a autonomia de todos, rumo a novas construções sociais de aprendizagem.José Pachecho é Designer educacional e aprendiz de utopias. Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. Atualmente lidera um grupo de educadores que apoia Secretarias Municipais de Educação no Brasil e Agrupamentos em Portugal pela inovação pedagógica e transformação na educação.

Local: UNISAGRADO / Auditório João Paulo II

As inscrições para as oficinas serão realizadas no dia do evento, no período da tarde. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e estão sujeitas à disponibilidade.

Oficina 1: Vivências de Danças de Rua
Programa Juventudes e Clube do Marciano
A oficina de Danças de Rua propõe aos participantes conhecer e explorar um repertório de movimentos por meio da dança em nível iniciante.
Jhonatas Marciano, mediador da oficina, é bailarino, professor de dança e profissional da educação física. Atua na própria escola de dança em Bauru, o Clube do Marciano.

Local: Sala de Práticas Corporais
Vagas: 20 participantes


Oficina 2: Exibição de documentários locais e roda de conversa
Exibição dos documentários locais ”Eu quero ser Cerrado com C” e “Batalha/nascentes” com roda de conversa
Convidados:
Luiz Carlos de Almeida Neto, diretor do Jardim Botânico de Bauru
Kahena Bizotto, coletivo Formando Mentes Coletivas
Paulo Tonon, coletivo Formando Mentes Coletivas
Miguel e Khalil Axcar, Fruto Urbano.
Mediador: Vinícius Pereira, professor de sociologia e produtor cultural

Local: Auditório
Vagas: 160 participantes


Oficina 3: “Pião Maker”
Fab Lab CITeBauru
A oficina pretende ensinar os participantes a fazerem seu próprio pião, brinquedo que transcende gerações. Para isso, os participantes irão botar a mão na massa utilizando-se de peças pré feitas com tecnologia high-tech e de diferentes peças encontradas no cotidiano para construírem seu pião personalizado.
Local: Sala 4
Vagas: 20 participantes


Oficina 4: “Vivência Teatral - Poética do Oprimido”
SENAC
A oficina propõe uma vivência a partir da abordagem de jogos teatrais idealizados por Augusto Boal. Autor de "200 jogos para atores e não atores", Boal é o criador do Teatro do Oprimido, a partir do qual propõe através de jogos e cenas um olhar para as questões sociais e necessidades emergentes de uma comunidade e seu entorno.
Local: Salas 2 e 3
Vagas: 25 participantes


Oficina 5: “Brincando de cordel”
Cordelteca Gonçalo Ferreira
Pedro do Cordel
A vivência propõe uma imersão na cultura nordestina, com declamações de cordéis, prática em conjunto para ensinar os ritmos nordestino (xaxado, baião, xote), história do Cordel, da xilogravura e de Luiz Gonzaga e produção de isogravura com isopor.

Local: Espaço de Leitura
Vagas: 15 participantes


Oficina 6: Brincando de Criar Máscaras
OSC Portas Abertas
A oficina Brincando de Criar Máscaras tem como principal objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e criativo para crianças de 4 a 7 anos, onde elas podem explorar e desenvolver suas habilidades artísticas e sociais por meio de criação e decoração de máscaras.

Local: Hall do Espaço de Brincar
Vagas: 20 participantes


Oficina 7: “Oficina de Percussão”, Wise Madness
A oficina de percussão é uma oportunidade para explorar e aprender sobre diversos instrumentos de percussão, como tambores, pandeiros, chocalhos, entre outros. Os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes instrumentos, praticar em grupo e desenvolver habilidades rítmicas.
Local: Praça de Convivência
Vagas: 14


Oficina 8: “Oficina lúdica para primeira infância” - Psicologia Unesp
A oficina é direcionada para crianças de 0 a 5 anos com atividades lúdicas, visando garantir um espaço de protagonismo dos pequeninos.
Local: Laterais do Campus Soçaite
Vagas: 30

Realização

Veja quem são as instituições que fazem parte do movimento Cidade Educadora e Cidade das Crianças


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Aberto para todos os públicos.

Contato

Mais informações:
Instagram: @rede_educabauru
redeeducabauru@gmail.com 

Central de Eventos
Fone: (14) 2107-7148
Email: centraldeeventos@unisagrado.edu.br 
Horário de funcionamento: 10h as 21h



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/2-forum-educa-bauru?p=6429



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro